Imagem: 1º Meetup Agile Santos
Data da publicação: 18 / 09 / 2017

FATEC Rubens Lara apoia iniciativa voltada para a Cultura Ágil e Transformação Digital

Com aproximadamente três horas e meia de duração, o meetup gratuito agitou a manhã dos alunos da FATEC

No dia 12 de agosto, sábado, os alunos da área de Tecnologia da Informação da FATEC Rubens Lara foram brindados com um evento focado em Metodologias Ágeis. Batizado de 1º Meetup Agile Santos, o encontro contou com três facilitadores que dedicaram a manhã de sábado para ajudar a ampliar a percepção dos alunos em relação ao mercado. Com mais de 200 participantes, o evento ainda teve apoio da Red Hat, principal fornecedor mundial de soluções de software open source.

Apesar de estar em evidência nas grandes metrópoles, a Metodologia Ágil é pouco explorada em Santos. A principal intenção do evento foi mostrar aos alunos uma forma diferente de pensar sua carreira na área de Tecnologia da Informação. Com isso, o evento foi muito além da programação e abordou assuntos que são tendência do mercado, indo desde Transformação Digital até o papel de algumas profissões que não estão diretamente ligadas à área técnica.

O EVENTO

O credenciamento começou por volta das 9h30 e a agenda foi composta pelo discurso de abertura da Equipe de Coordenação da FATEC Rubens Lara, composta pelas docentes Rosana Cammarosano, Eliana Rodrigues e a Direção da FATEC, representada pelo docente Jorge Monteiro.

Em seguida, foram executadas três palestras em sequência e, ao fim da bateria de talks, houve um momento dedicado à perguntas, geralmente direcionadas aos três facilitadores. Por fim, foram sorteados brindes exclusivos da Red Hat e o evento foi finalizado com um espaço para networking dos participantes com a presença dos palestrantes e da Equipe Organizadora.

Agenda de Talks:

1. Transformação digital: Como pensar a minha carreira? - Marco Antonio Silva
  2. O papel do Agile Coach nas empresas de Tecnologia - Alexandre Ferraz
  3. O dia-a-dia do Product Owner - Thiago Vigliar

ORGANIZAÇÃO

A iniciativa partiu de um novo grupo chamado Caiçara Ágil, composto por quatro mulheres. São elas Ana Julia Bravo (Aluna de Sistemas para Internet da FATEC), Deysiane Sousa (Desenvolvedora e SCRUM Master certificada), Nathalia Martins (Jornalista e entusiasta de UX) e Paula Santana (desenvolvedora JAVA e Product Owner certificada).

Esse time entrou em contato com os profissionais, que imediatamente abraçaram a causa. A FATEC apoiou a causa e forneceu o espaço, além do aparato tecnológico para que o evento acontecesse.

PRÓXIMOS EVENTOS

Para continuar a movimentação dos eventos voltados a comunidade desenvolvedora da Baixada Santista, a equipe do Caiçara Ágil continua com uma programação de eventos incríveis.

O próximo evento será o #2 Meetup Agile Santos no dia 19/9 as 19h30 na ESAMC. Além de metodologias ágeis o evento também conta com o tema “Desenvolvendo Projetos com Cloud Computing”.Clique aqui para mais informações.

E no dia 23 de setembro vamos abordar o tema “Desenvolvimento Mobile” na FATEC Rubens Lara. Para mais informações acesse esse link.

Em outubro teremos o workshop “UX - Vamos Entender UX Na Prática”. Acesse aqui para mais informações sobre o evento.

Participe!

Fonte: Equipe de Coordenação da FATEC Rubens Lara