Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify

Campanha Diga Não!

Confira os apps e sites que irão auxiliar mulheres na luta contra a violência

por Equipe Web, em 10/09/2020

Apesar dos esforços coletivos para dar o devido suporte às mulheres que sofrem com a violência doméstica, os números dos casos de feminicídio cresceram durante a pandemia. Segundo um levantamento feito pela série quadrimestral de reportagens intitulado “Um vírus e 2 guerras” o Aumento desse tipo de crime no Brasil foi de 5% em um comparativo feito entre março de 2019 e março de 2020.

Em meio a toda essa crise, a tecnologia tem andado de mãos dadas com iniciativas nascidas da necessidade de dar fim a esse triste cenário.

 

Confira alguns aplicativos e sites que ajudam as mulheres nessa luta:

 

SOS Mulher

Chamado de SOS Mulher, a ferramenta, desenvolvida pela Polícia Militar, permite que as vítimas peçam ajuda apertando apenas um botão.

A medida visa agilizar e priorizar o atendimento destas pessoas, deslocando as equipes mais próximas ao local da ocorrência.

Os usuários devidamente cadastrados na ferramenta podem pedir ajuda sempre que estiverem em perigo. Para isso, é preciso apertar o botão disponível na ferramenta por cinco segundos. Depois, automaticamente é gerada uma ocorrência de risco à integridade física pelos Centros de Operações da Polícia Militar (Copom) em todo o Estado.

 

Baixar app para Android

Baixar app para IOS

 

 

PenhaS

PenhaS oferece apoio para mulheres em relacionamentos abusivos. Nele, mulheres (em situação de violência ou não) podem ter acesso a informação, diálogo sigiloso, apoio, rede de acolhimento e botão de pânico, tudo em um mesmo app.

 

Baixar app para Android

Baixar app para IOS

 

 

Eva Bot

Eva Bot é uma iniciativa social que busca apoiadores para a criação de um portal colaborativo de apoio às vítimas de violência doméstica, com o intuito de facilitar o acesso à informações sobre abusos para que as vítimas possam identificar os mesmos, orientações jurídicas e coletar denúncias de forma sigilosa.

 

Link para ajudar no projeto

 

 

METE A COLHER

A Mulher Século XXI - Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres é uma Organização Não Governamental dos Direitos das Mulheres, reconhecida como Instituição de Utilidade Pública, que intervém maioritariamente na promoção da Igualdade de Género, bem como na prevenção e combate à Violência de Género e à Violência Doméstica e apoio e proteção das vítimas. É a entidade responsável pelo Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria e pela Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica.

 

Baixar app para Android 

Baixar app para IOS

 

 

Texto produzido por: David Silva dos Santos, Dênis da Silva, Flávia Santos de Freitas, Isabela Baraldi Gandelman, Lucas dos Santos Santana e Vanessa Oliveira.