Combate contra o Suicídio de jovens por desempenho escolar

Pesquisas apontam um aumento considerável nos números de suicídio no Brasil

por Equipe Web, em 11/09/2020

As estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que os casos subiram 12% em cinco anos no Brasil. Entre os adolescentes de 10 a 19 anos, o aumento foi de 18%. Nessa idade, eles estão enfrentando as primeiras frustrações. Se o pior acontece, o ambiente escolar sofre. E com círculos familiares e sociais cada vez menores, a escola é praticamente o único lugar de socialização dos jovens. Por isso, entender esse fenômeno e como ele afeta os adolescentes pode prevenir mortes e provocar discussões saudáveis.

Portanto, não falar sobre o suicídio não minimiza o sofrimento. De acordo com um levantamento divulgado em 2016 pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que entrevistou 939,6 mil alunos brasileiros, três em cada dez estudantes de universidades federais brasileiras (o que corresponde a 30,45%) já tiveram atendimento psicológico pelo menos uma vez na vida.

No entanto, o suicídio entre os alunos universitários em todo o Brasil, segundo os relatos, a estrutura atual da vida acadêmica, repleta de pressões para a escolha do curso e para ter um diploma, ameaça do desemprego e fracasso profissional têm desencadeado a depressão, a ansiedade e o uso excessivo de medicamentos, de modo que a saúde fragilizada dos universitários se conecta com as causas de suicídios no meio acadêmico em todo o Brasil.

As universidades e movimentos estudantis têm criado núcleos de apoio, atendimento e conscientização com o objetivo de prevenir e oferecer orientação sobre a depressão, o suicídio e demais doenças relacionadas.

Texto produzido por: Caue Enrico, Daniel Costela, Diogo Souza, José Roberto, Rafael Medeiros, Roberto Tadeu e Vivian da Cunha.

Fontes: