Dica Cultural da Semana: A Rede Social

Explorando a Fascinante História por Trás do Facebook

por Equipe Web, em 07/11/2023

Confira a dica cultural da semana, uma recomendação de filme dos alunos Carlos Sá, Felipe Souza, Marcus Costa e Raynara Gondin, do curso de SI:

A Rede Social

O filme "A Rede Social" é uma verdadeira montanha-russa de emoções e intrigas que nos leva aos bastidores da criação do Facebook. Dirigido por David Fincher e lançado em 2010, se trata de um relato fictício, mas inspirado na história real da plataforma de mídia social mais popular do mundo. Assistir a essa obra cinematográfica foi uma experiência cativante que me mergulhou na mente brilhante e complicada de Mark Zuckerberg, o criador do Facemash (Facebook).

Logo no início, tem uma cena impactante em um bar da Universidade de Harvard, onde Zuckerberg, interpretado brilhantemente por Jesse Eisenberg, tem uma discussão com sua então namorada, Erica, interpretada por Rooney Mara. Esse momento tenso e emocional é o ponto de partida para a narrativa, que segue Zuckerberg em sua jornada para criar a rede social que se tornaria um fenômeno global.

A história é narrada de forma não linear, alternando entre cenas do processo de criação do Facebook e os litígios legais que se seguiram. É incrível como, no meio de tanta loucura, essa rede social deu tão certo. Inicialmente, parecia ser apenas algo para a faculdade se comunicar, mas terminou sendo algo globalmente conhecido no mundo todo. A trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross contribui para a atmosfera envolvente do filme, criando uma sensação de urgência e tensão.

Um dos aspectos mais fascinantes é a exploração das relações pessoais de Zuckerberg, em especial sua amizade conturbada com Eduardo Saverin (Andrew Garfield), seu parceiro inicial no projeto. A dinâmica entre os personagens é intensa e recheada de traições e disputas, o que adiciona camadas de drama humano à narrativa. Além disso, a obra também aborda questões éticas e morais relacionadas à privacidade do cliente e à manipulação de dados dos usuários, temas que se tornaram ainda mais relevantes com o tempo. O roteiro é afiado e cheio de diálogos inteligentes, enquanto a direção cria uma atmosfera sombria e inquietante.

No final, "A Rede Social" é um retrato envolvente da ascensão global do Facebook e do preço pessoal que Zuckerberg e outros pagaram por essa conquista. Ele nos faz refletir sobre as consequências da tecnologia em nossas vidas e as relações humanas no mundo digital. Com atuações impressionantes e uma narrativa envolvente, recomendo a todos que desejam entender mais sobre o Facebook e a revolução das redes sociais e suas ramificações na sociedade moderna.