Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify

Dica Cultural da Semana: Análise crítica de 'De Volta para o Futuro'

McLuhan e as Camadas de Significado em 'De Volta para o Futuro'

por Equipe Web, em 17/11/2023

Confira a dica cultural da semana, resenha crítica da aluna Bianca Rodrigues, do curso de SI:

"Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem", de Marshall McLuhan, justificada com a franquia de filmes “De Volta Para O Futuro”

 

O livro de Marshall McLuhan, "Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem", oferece uma perspectiva intrigante sobre como os meios de comunicação moldam nossa compreensão do mundo. Essa tese central é particularmente relevante ao analisarmos os filmes de "De Volta para o Futuro".

McLuhan argumenta que os meios de comunicação ampliam nossas capacidades humanas. Isso é vividamente ilustrado nos filmes, onde o DeLorean, um carro transformado em máquina do tempo, funciona como uma extensão da capacidade humana de viajar no tempo. O veículo simboliza a ideia de que a tecnologia pode nos permitir transcender limites temporais, transformando o conceito de viagem no tempo em uma extensão de nossa própria habilidade.

Em segundo lugar, McLuhan explora como os meios de comunicação alteram nossa percepção de tempo e espaço. Em "De Volta para o Futuro", a viagem no tempo desafia as noções tradicionais de linearidade temporal. O filme nos lembra que, de fato, o tempo é maleável, moldado pela tecnologia, e que podemos alterar eventos passados e influenciar o futuro, destacando a influência dos meios de comunicação na nossa relação com o tempo.

Além disso, McLuhan destaca como os meios de comunicação afetam nossas relações interpessoais. "De Volta para o Futuro" aborda isso quando personagens interagem com diferentes versões de si mesmos ao longo do tempo, levantando questões sobre identidade e relacionamentos que se desdobram ao longo da trama. A tecnologia de cada época do enredo, nesse contexto, se torna uma extensão das dinâmicas sociais e individuais.

Por fim, McLuhan nos faz perceber que os meios de comunicação não apenas nos mostram histórias, mas também são parte delas, como vemos claramente em "De Volta para o Futuro" com a máquina do tempo desempenhando um papel central na trama. Isso nos faz entender que o meio (a máquina do tempo) não pode ser separado da mensagem (a história do filme). O texto de McLuhan nos convida a olhar para "De Volta para o Futuro" sob uma nova perspectiva, revelando como a tecnologia molda nossa visão das habilidades humanas, do tempo, do espaço e das relações interpessoais, enquanto nos lembra que o meio é uma parte essencial da mensagem.