Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify

Dica da Semana: "Matrix"

Trilogia de ficção discute questões filosóficas e nossa relação com a tecnologia

por Equipe Web, em 27/10/2023

Confira a dica cultural da semana, dada pelos alunos Jonas Silva, Aléxia Coelho e Lucas Silva: a trilogia de ficção científica, Matrix.

"Matrix Revelada: A desconstrução da realidade

 

A trilogia de Matrix foi dirigida e escrita por Lilly e Lana Wachowski contando a história de um programador e hacker chamado Thomas Anderson, que após buscar respostas para descobrir o que é a Matrix que ele tanto “tropeça” em suas buscas, acaba descobrindo informações demais, fazendo com que agentes disfarçados o sigam e coloquem um rastreador nele. O filme tem diversas cenas de ação e revolucionou o cinema na virada do século, consagrando o uso da técnica de gravação em câmera lenta aprimorada para então, a chamada bullet time, onde a gravação é feita em diversos ângulos sequencialmente para dar impressão de tempo parado. O filme recebeu diversos prêmios e indicações e a trilogia se manteve estável no gosto do público ao longo dos anos.

A interpretação filosófica da história de Matrix é discutida até o hoje e a palavra se tornou a referência mais adotada para podermos nos referir a algo que foge da realidade ou se sobrepõe a ela de alguma maneira. A jornada de Neo (apelido de Thomas Anderson) nos leva a entender o que significa acordar para a realidade, e de maneira dolorosa, perceber que somos usados por máquinas e interesses maiores que nós mesmos. O filme leva a reflexão de que o que vivemos pode não ser real, mas apenas real o suficiente para acreditarmos que seja. A temática e enredo do filme adotam posturas filosóficas que podem ser exploradas de diversos meios e essa é uma das razões da palavra ter caído em vocabulário popular nos dias de hoje.

O cenário em que Neo vive mostra a Matrix como a realidade falsa em que os seres humanos vivem e são enganados com a falsa mensagem de “vida livre”, sendo monitorados por dentro e por fora da realidade. O propósito dos seres humanos no filme revela ser muito mais dramático e distópico do que estávamos acostumados até então. A jornada do filme nos faz questionar se a mensagem que recebemos constantemente é a verdade ou não e como descobrir a verdade pode impactar nossas vidas. Em momentos da trilogia é possível até questionar se é uma luta sobre certo ou errado mostrando que estes construtos podem cair por terra. A tecnologia abordada no cenário dos filmes também retrata o quão dependente da máquina os seres humanos são e vice-versa. Um dos personagens mais misteriosos da série – o Oráculo, é outra filosofia interpretada, que para alguns ao considerar que os fins justificam os meios, leva em conta seus interesses ambíguos abrindo espaço para diversos diálogos filosóficos com os protagonistas.

Por fim, temos a figura do vilão representada em carne pelo Agente Smith, que depois de confrontar Neo e perder, de alguma maneira continua existindo dentro da Matrix e em diversos trechos da trilogia temos a entender que ele adotou a postura de um vírus apesar de sua narrativa mostrar que ele se tornou uma máquina livre da máquina, levantando outra miríade de questões sobre a mensagem passada".