Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify

Professora cria canal no Youtube para ensinar alunos de modo interativo

Casa na Arte propõe vídeos sobre arte e tecnologia

por Equipe Web, em 25/03/2021

A Profa. Dra. Vanina Sigrist, incentivada por seus alunos e com o objetivo de adaptar seus métodos de ensino ao contexto das aulas remotas, decidiu abrir um canal na plataforma Youtube para publicar alguns dos conteúdos das suas disciplinas de Comunicação e Expressão e Métodos de Produção do Conhecimento, antes restritos às gravações feitas na plataforma de ensino remoto usada pela FatecRL.

Em novembro de 2020, a professora criou a Casa na Arte (acessível pelo link https://cutt.ly/uzGFtO7), um canal dedicado a conversas sobre arte, com vídeos em formato de resenhas culturais ou temáticas e de entrevistas com convidados. Dessa forma, os conteúdos das disciplinas ficam editados e acessíveis por mais tempo e garantem mais interação entre professora e alunos, que se sentem motivados a escrever seus comentários publicamente, como tarefa avaliativa. Eles podem postar no horário em que lhes for mais conveniente, flexibilizando a agenda pedagógica durante a pandemia.

Além disso, eles têm a oportunidade de ouvir outros especialistas que também participam dos vídeos, ampliando as possibilidades de aprendizagem e sendo levados a pensar a tecnologia dentro de um cenário sociocultural mais vasto, de que faz parte a própria arte.

O conhecimento e a escrita dos alunos são avaliados, portanto, em uma situação real de produção e de reflexão, facilitados pelos vários exemplos de obras de arte citados nos vídeos do canal, dentre livros, filmes, esculturas, performances e outros.

A professora Vanina Sigrist, que possui doutorado em Teoria e História Literária pela Unicamp, sentiu que não somente os alunos, como também seus colegas professores passaram a se interessar mais pela arte e têm acompanhado os demais conteúdos do canal, não obrigatórios nas aulas. Um deles, o Prof. Djalma Moraes, também docente na FatecRL, teve, inclusive, dois livros seus de ficção resenhados no canal, o que permite que a comunidade acadêmica conheça mais da atuação de seus membros. Também alguns alunos já foram convidados a participar como entrevistados, para que seus projetos tecnológicos e artísticos ganhem visibilidade.

"Minha expectativa é de que a Casa na Arte dê sua contribuição ao ensino público de qualidade em nosso país e à nossa cultura", declara a professora.

Pelas redes sociais do projeto (@canalcasanaarte), é possível saber quando os novos conteúdos são divulgados (todos os dias da semana) e quais os temas abordados. Vale a pena conferir.