Imagem: Destaque do Mês - Julho
Data da publicação: 01 / 07 / 2018

Por Priscila Sorensen

Um evento para ser um sucesso precisa de muitos componentes como organização, disposição, uma equipe competente, e principalmente pessoas que tenham comprometimento com o seu trabalho. E não foi por falta de empenho que as alunas Célia Gomes, Estela Morgado e Lyssa Cavalcanti, alunas de logística da Fatec Rubens Lara e braços direito no FatecLog do Prof. Me Júlio Cesar Mota M. de Almeida e do Prof. Me. Júlio César Raymundo, coordenadores dos cursos de Logística e Gestão Portuária respectivamente, alcançaram sua realização com êxito.

Célia, a mais experiente das três estudantes, aponta a excelente oportunidade de fazer parte de um grande evento como o FatecLog, e destaca o envolvimento dos alunos participantes, de todos os cursos, e professores que compartilharam seu conhecimento, a fim de algo muito maior. Ela ainda aponta que ampliou a visão em relação a importância da Logística no mercado atual, devido a sua inserção em todas as áreas, e que a tecnologia é a maior aliada para superar os desafios.

Atualmente se dedicando somente aos estudos, Célia ficou agradecida com o reconhecimento do seu trabalho por parte dos professores envolvidos, e ficou feliz pelos desafios superados, novos relacionamentos, perspectivas e planos profissionais que conquistou durante o congresso.

Para a estudante Estela Morgado, a mais nova das três alunas, conta que teve a oportunidade de vivenciar as duas vertentes do evento, pois, além de trabalhar na organização, foi uma das congressistas que apresentou e teve um artigo aprovado durante o FatecLog. Trabalhando atualmente com operações de apoio portuário (rebocadores de navio), já tinha experiência anterior com eventos, mas salientou que nunca tinha participado de um congresso com tamanha magnitude.

“Tínhamos o desafio de ter muitos palestrantes renomados, inúmeros profissionais importantes da atualidade convidados, vários congressistas eram esperados, e fomos aos poucos conseguindo os patrocínios a fim de deixar para a Fatec Rubens Lara um legado com o IX FatecLOG”, diz a aluna. A equipe de alunos selecionados por elas, com a supervisão do Prof. Me. Júlio César Raymundo, foi fundamental para a grandiosidade do evento, e segundo Estela, durante o evento este ponto foi apontado por vários palestrantes e convidados, que pareciam interessados e bem contentes ao verem alunos trabalhando na parte organizacional.

Estela contou que depois que começou a estudar na Fatec Rubens Lara, alimentou uma vontade de fazer mestrado, devido ao comprometimento dos professores na sala de aula, e este desejo ficou ainda mais latente. Ela ainda aponta o equilíbrio do Prof. Me Júlio Cesar Mota M. de Almeida, com quem já havia trabalhado anteriormente, e destaca a importância dos outros professores que também se comprometeram com o evento, como o Prof. Luis Fernando

Costa Compiani, que foi essencial para que muita coisa no evento funcionasse, e confessa que “sem ele provavelmente estaríamos perdidas”, e o Prof. Me. Renato Marcio dos Santos que “topou todas as nossas ideias por mais malucas que parecessem”.

Muito emocionada com a surpresa, Estela agradeceu a homenagem feita ao final do congresso pelos professores, e conta que nada disso teria sido possível sem seus mestres.

Lyssa Cavalcanti, estudante de logística, trabalha com certificação de carga para exportação, e conta a satisfação que foi colaborar com a propagação da educação logística da Fatec Rubens Lara. A aluna salienta que “trabalhar com uma equipe multidisciplinar e ter autonomia para criar soluções para demandas que emergiam possibilitaram um aprendizado intenso e imersivo”.

Recrutar voluntários para o FatecLog foi uma das principais atividades de Lyssa no começo dessa empreitada, e segundo ela, o evento possibilitou aperfeiçoamento em atividades relacionadas a gestão de pessoas, negociação, planejamento e, principalmente, resolução de problemas.

Surpresa pela homenagem recebida, a maior motivação da aluna foi de deixar um legado para faculdade, porque considera que são eventos como esse que acontecem a fusão entre o mundo teórico e o prático, e não pensou em nenhum momento que o do seu trabalho fosse ser enaltecido de tal forma pelos professores.

A estudante de Logística, possui um projeto pessoal sobre empreendedorismo para jovens, o Liga Jovem Empreendedor , e com o aval do Prof. Me. Júlio César Raymundo idealizou uma feirinha de produtos feitos pelos próprios alunos da FATEC que foram expostos durante o FatecLog.

O IX FatecLog foi promovido pelo Centro Paula Souza, e realizado de 6 a 9 de junho na Fatec Rubens Lara, com o tema “O Papel do Gestor na Logística Internacional”, contou com mais de 500 artigos inscritos, e visitado por mais de cinco mil pessoas. A décima edição do FatecLog acontecerá na Fatec Guarulhos, sob a direção da Profa. Dra. Mariluci Alves Martino, em 2019.

Confira as fotos do FatecLog no Facebook oficial da Fatec Rubens Lara.

Fonte: Fatec Rubens Lara