Educação à distância, o papel do tutor e o perfil do aluno do curso de Processos Gerenciais da Uniasselvi de Palhoça/SC
Palavras-chave:
Ensino a distância, Perfil do aluno, Tutor de EaD, MotivaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo conhecer e avaliar o perfil do aluno de Ensino a Distância (EAD) do curso de Processos Gerenciais EMD0049, da Uniasselvi, do município de Palhoça/SC, levantando as características e motivações que os conduziram ao curso. Por meio deste estudo, pode-se conhecer melhor este aluno, como componente imperativo nesta modalidade de ensino e as principais semelhanças do grupo para se chegar a um perfil. Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando comoinstrumentos de coleta e análise de dados os resultados dos questionários enviados por meio de e-mail institucional a uma amostra de 22 estudantes dos cursos de EAD na área de Processos Gerenciais. Realizou-se uma reflexão sobre o professor-tutor no contexto de educação à distância, destacando as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor convencional. Além de discutir os obstáculos enfrentados neste meio e as estratégias adequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor-aluno.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. Educação a Distância: Uma Nova Concepção de Aprendizagem e Interatividade. São Paulo, Futura, 2003.
ARETIO, Lorenzo García. “Perspectivas teóricas de la educación a distancia y virtual”.
Revista Española de Pedagogía, v. 69, n. 249, p. 255-272, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro.
LISBOA/Portugal: Edições 70. 2004.
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. São Paulo: Autores Associados, 2003.
BLÁZQUEZ, F; ALONSO, L. ¿ Formación específica para el docente virtual? Edutec.
Barcelona, España, 2004.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.
COOKSON, Peter S. “Acceso y equidad en la educación a distância: investigación, desarrollo y criterios de calidad”. Revista electrónica de investigación educativa, v. 4, n.2. Nueva Delhi, India, 2012.
DICIONÁRIO BRASILEIRO DA LÍNGUA PORTUGUESA (Mirador Internacional) 8.ed.
São Paulo, Cia. Melhoramentos, 2002.
ESCONTRELA MAO, Ramón. “Bases para reconstruir el Diseño Instruccional en los Sistemas de Educación a Distância”. Docência Universitária, v. 4, n. 1. Universidad Central de Venezuela,2013
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo (Brasil), Paz e Terra, 23ª edição. 2002.
GOUVEIA, Carla. BAPTISTA, M. Teorías sobre a motivação. Teorias e Conteúdo. Instituto Politécnico de Coimbra. Portugal, 2007.
MACHADO, Liliana D., MACHADO, Elian de C. O papel da tutoria em ambientes de EAD Universidade Federal do Ceará, 2004.
MCKENSIE N. POSTGATE R y SCHUPHAN J. (1979), Enseñanza abierta. Sistemas de enseñanza postsecundaria a distÂncia. Madrid, UNESCO.
MASLOW, A. H. "A theory of human motivation". Psychological Review, v.50, p. 370-396, 1943.
MENDONÇA, Alzino Furtado de et al. Metodologia Científica: guia para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Goiânia: Faculdades Alves Faria, 2003.
PALLOFF, Rena M; PRATT, Keith. O Aluno Virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line.Porto Alegre: Artmed, 2004.
PRETI, Orestes. Avaliação da aprendizagem em cursos a distância: delegando responsabilidade aos tutores? Núcleo de Educação Aberta e a Distância (NEAD) – Instituto de Educação – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Brasil, 2008.
PIRES, Fernanda. ACCORSSI, Aline. Tutoria em educação a distância. PUCRS. Porto Alegre, RS. 2002.
GARCÍA, María Fe Sánchez, et al. Evaluación de un modelo de orientación tutorial y mentoría en la Educación Superior a distancia. Revista de educación, n. 356, p. 719 732. Madrid- España, 2011.
GONZÁLEZ, Víctor. “gestión del ocio en los campus virtuales para a educación a distancia. 2011. Proyecto FDE0906 Financiado por los Fondos de Desarrollo Educativo de la Facultad de Ingeniería, Ciencias y Administración Universidad de la Frontera. Temuco. Chile.
SILVIO, J. Hacia una educación virtual de calidad, pero con equidad y pertinencia.
Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, RUSC, v.3, n.1, p. 5, 2006.
SINGLE P. B. &. MULLER C. B. El ectronic mentoring: issues to advance research and practice. Paper presented at the International Mentoring Association Conference, Atlanta, GA, EUA,1999.
SOUZA, Matias G. A Arte da sedução pedagógica na tutoria em educação a distancia.
Ministério da Educação e Cultura- SEED- Proinfo. 2004.
TRIVIÑUS, Augusto Nivaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UNESCO .Conferencia Mundial Sobre La Educación Superior En el Siglo XXI: Visión y Acción. En Conferencia Mundial sobre la Educación Superior. París .1999.
VÁSQUEZ, Maribel P. de. El rol y el perfil del docente en la educación a distancia. Universidad Centroccidental “Lisandro Alvarado”, Barquisimeto, Venezuela, 2008. www.icergua.org/latam/pdf/09-segsem/01-04-ph4/doc06.pdf acesso em 15/02/2013. El perfil del alumno y del tutor en los sistemas abiertos y a distancia Escribe: Guillermo Covarrubias Guerrero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Conecta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Conecta e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.