A Importância do Marketing de Relacionamentos no varejo têxtil: um estudo de caso exploratório
Palabras clave:
marketing de relacionamento; varejo têxtil; consumidor; pós-venda.Resumen
O presente trabalho aborda uma discussão sobre a influência do marketing de relacionamento em estabelecer relações sólidas com clientes contribuindo para o sucesso das empresas, com foco no ramo têxtil. Discorre também a relevância do marketing de relacionamento nas estratégias de negócios contemporâneas por meio de um estudo de caso exploratório qualitativo, onde apresenta os impactos positivos e negativos do atendimento pós-venda. A observação dos resultados apanhados indicou que a preferência dos consumidores ao realizar compras tanto em lojas físicas como pelo e-commerce, é influenciada pela avaliação que a empresa recebe de outros clientes e pela divulgação em plataformas e redes sociais. Destaca ainda que o investimento no atendimento pós-venda é essencial para reter esses consumidores, transformando-os em clientes fidelizados.
Descargas
Citas
ABVTEX: Sobre nós. Associação Brasileira do Varejo Têxtil, 1999. www.abvtex.org.br/. Acesso em: 29 mai. 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO, G. B. PESQUISA DE HÁBITOS DE CONSUMO., dez. 2022. Disponível em: <https://www.gs1br.org/educacao-/Documents/Pesquisa%20Habitos%20de%20Consumo%20Dezembro%202022.pdf>
CHURCHILL Jr., Gilbert A.; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo. Saraiva 2003.
CRUZ, W. L. de M. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19. GeoTextos, [S. l.], v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.9771/geo.v17i1.44572. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/44572. Acesso em: 27 mai. de 2023.
DIAS, Sérgio. R. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva 2003.
DINIZ, Bruna Aparecida; VALDISSER, Cassio Raimundo. Os 4p’s de marketing com foco na comunicação: um estudo de caso na academia alpha, Uberlândia, 2018.
GUMMESSON, E. Total Relationship Marketing. 4ª ed. London: Routledge, 2017.
HAIR, JR., J. F. et. al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
KOTLER, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 16ª ed. São Paulo: Pearson Pren-tice Hall, 2017.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.
LAS CASAS, A. L. Marketing de varejo. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.
DIAS, Sérgio. R. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva 2003.
MEIO; MENSAGEM. Redes sociais representam a principal estratégia de marketing das empresas. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/midia/redes-sociais-representam-a-principal-estrategia-de-marketing-das-empresas>. Acesso em: 7 nov. 2023.
MESQUITA, Renato. O que é marketing: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Rock Content, 2015. Disponível em: Acesso em: 20 de Set de 2023.
REDAÇÃO, Mercado do Consumo. Programas de fidelidade crescem entre pequenos va-rejistas. Disponível em: https://mercadoeconsumo.com.br/25/01/2023/noticias- vare-jo/programas-de-fidelidade-crescem-entre-pequenos-varejistas/?cn-reloaded=1. Acesso em: 24 abr. 2023.
RICCIOPPO, Contranio Junior. Estratégias de vendas para o sucesso do lojista. São Paulo: Nobel, 2000.
ROSA, S. G. M. O poder do pós-venda. 2.ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2004.
SAMPAIO, Juliana Paradinha. Marketing no Varejo de Moda: proposta de Método de Identificação de Tecnologias Aplicadas ao Visual Merchandising. 2017. Dis-sertação de Mestrado em Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Conecta
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Conecta e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.