A aprendizagem da língua inglesa para o mundo dos negócios como diferencial no processo de recrutamento e seleção.

Autores

  • Guilherme Fernandes Lopes Fatec Itaquaquecetuba
  • Ali Antonio Abrão Junior Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba
  • Ricardo Henrique Trovão Rêgo Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba

Palavras-chave:

Língua Inglesa; Aprendizado; Mundo dos Negócios.

Resumo

O presente trabalho acadêmico tem como objetivo geral analisar o requisito da língua inglesa no mercado de trabalho para o mundo dos negócios, abrangendo três cursos tecnólogos da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba. Desta forma, essa pesquisa acadêmica tem como objetivo específico e apurar o nível do inglês dos estudantes se estão aptos a utilizar o idioma no sistema mercadológico. Respondendo à problemática da pesquisa: O inglês é um requisito essencial para ocupar uma vaga no mercado de trabalho, incluindo os três cursos tecnólogos da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba? A metodologia de pesquisa tem por base a abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de uma pesquisa de campo realizada com perguntas pontuais aos discentes desta instituição com o intuito de se fazer uma análise, os procedimentos utilizados são bibliográficos respaldado em livros e artigos científicos. Contextualizando historicamente os motivos das dimensões do idioma na contemporaneidade, especificamente no Brasil.

Palavras-chave: Língua Inglesa; Aprendizado; Mundo dos Negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, F. A. O inglês como língua franca global da contemporaneidade: em defesa de uma pedagogia pela sua desestrangeirização e descolonização. Revista Letra Capital., v. 1, n. 2, p. 95-117, jul./dez. 2016. Disponível em: < https://periodicos.unb.br/index.php/lcapital/article/view/8590 >. Acesso em: 28 out. 2023.

BIANCHI. S. S.; GUALDA. L. C. O comércio exterior brasileiro r a importância do business english. Revista Perspectiva em Educação, Gestão & Tecnologia., Itapetininga – SP, v. 6, n. 12, jul./dez. 2017. Disponível em: < https://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/108 >. Acesso em: 4 nov. 2023.

BRASIL. Decreto de lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidação de lei do trabalho. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#:~:text=CONSOLIDA%C3%87%C3%83O%20DAS%20LEIS%20DO%20TRABALHO&text=Art.%202%C2%BA%20%2D%20Considera%2Dse,a%20presta%C3%A7%C3%A3o%20pessoal%20de%20servi%C3%A7o >. Acesso em: 5 out. 2023.

BOAS, A. A. V. ANDRADE, R.O. B. Gestão de Estratégia de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2009.

CAMBRIDGE. Disponível em: < https://www.cambridgeenglish.org/br/why-choose-us/english-at-work-/ >. Acesso em: 5 nov. 2023.

CATHO. Disponível em: < https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/como-aprender-ingles-pode-ajudar-na-sua-carreira/ >. Acesso em: 27 out. 2023.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2014.

ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA. Disponível em: < https://www.britannica.com/topic/English-language >. Acesso em: 08 mar. 2024

ETHNOLOGUE. Disponível em: < https://www.ethnologue.com/insights/most-spoken-language/ >. Acesso em: 1 nov. 2023.

FERREIRA, C. R.; MOZZILLO, I.; A língua inglesa no Brasil como o mercado quer: necessária mais inalcançável. Travessias Interativas., Sergipe. v. 10. n. 22, p. 138-150, jul./dez. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15322 >. Acesso em: 4 nov. 2023.

FLEURY, M. T. L. As pessoas na organização. São Paulo: Gentle, 2002.

FRATE. F.; LUCCA. A. F.; MARINHO. B. S. O aprendizado da língua inglesa no curso de secretariado executivo e as exigências do mercado de trabalho: uma análise da percepção discente da FATEC ITAQUAQUECETUBA., São Paulo, v. 5, n. 09, jul./dez. 2018. Disponível em: < https://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/108 >. Acesso em: 4 nov. 2023.

GOIS, S. A.; OLIVEIRA, C. F. I.; OLIVEIRA, S. R.; MATEUS, S. T. A língua inglesa e o mercado de trabalho sergipano. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais., Aracaju. v. 1. n. 16, p. 19-18, mar. 2013. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/500>. Acesso em: 27 out. 2023.

GOV.BR. Disponível em: < https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufjf/governanca/superintendencia/comissoes-obrigatorias/comissao-interna-de-prevencao-de-acidentes-cipa > . Acesso em: 13 out. 2023.

INSTITUTO DE PESQUISA DATA POPULAR. Demandas de aprendizagem de inglês no Brasil. British Council., São Paulo, v. 1, p. 7-15, 2014. Disponível em: < https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/demandas_de_aprendizagempesquisacompleta.pdf >. Acesso em: 19 set. 2023.

IVANCEVICH, JOHN M. Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: Mcgraw-Hill Brasil, 2008.

LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

MARCELINO, M. Bilinguismo no Brasil: significado e expectativas. Revista Intercâmbio., São Paulo. v. 19, p. 1-22, set./nov. 2009. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3487/2295>. Acesso em: 4 nov. 2023.

MARQUES. W.; COURTINE. J. J.; FOUCAULT. M. Aspectos histórico do ensino de língua inglesa no Brasil: uma análise discursiva do sujeito na publicidade audiovisual de curso de idioma. Revista Inova Ciência e Tecnologia., Uberaba – MG, v. 65, n. 8277 p. 1-17, dez./fev. 2021. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/alfa/a/B7c6pnSstkJJqDc68vRr8cF/?lang=pt&format=pdf >. Acesso em: 26 out. 2023.

MARRAS, JEAN. P. Gestão Estratégica de Pessoas: conceitos e tendências. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

MEGALE. Educação Bilíngue no Brasil., São Paulo: Fundação Santillana, 2019.

MÖLLER, A. N.; ZURAWSKI, M. P. Reflexão crítica sobre as escolas bilíngues (português/inglês) de imersão e internacionais na cidade de São Paulo., v. 7. N. 1. Veras., São Paulo. v. 7, n. 1, p. 109-130, janeiro. /junho. 2017. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/318313541> Acesso em: 30 out. 2023.

MUNHOZ, R. Inglês instrumental: estratégias de leitura. São Paulo: Texto Novo, 2003.

NEELEY. T. Global business speaks english. Disponível em: < https://hbr.org/2012/05/global-business-speaks-english >. Acesso em: 5 nov. 2023.

PORTAL DA INDÚSTRIA. Disponível em:< https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/o-que-e-legislacao-trabalhista/#:~:text=A%20CLT%20foi%20criada%20pelo,direitos%20trabalhistas%20na%20legisla%C3%A7%C3%A3o%20brasileira. > . Acesso em: 3 out. 2023.

PUDO, P. B. Inclusão social e digital: o uso da internet como complemento da aula presencial de língua estrangeira. 2003. Tese (Mestrado em Linguística Aplicada) – Departamento de Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2003.

SEBRAE. Disponível em:< https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-implementar-o-rh-digital-na-sua-empresa,b3e306cf4fc95810VgnVCM1000001b00320aRCRD > . Acesso em: 13 out. 2023.

SEBRAE. Disponível em:< https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/recrutamento-e-selecao-por-onde-comecar,2a50a2ce75f04810VgnVCM100000d701210aRCRD> . Acesso em: 6 out. 2023.

TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V. C. P.; FORTUNA, A. A. M. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

VALOR ECONOMICO. Disponível em: < https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/10/17/as-10-maiores-economias-do-mundo-em-2023-segundo-o-fmi.ghtml >. Acesso em: 4 nov. 2023.

VIAN JR. O. O ensino de inglês instrumental para negócios, a linguística sistêmico-funcional e a teoria de gênero/registro. The especialista (PUC-SP). v. 24, n. 1, São Paulo. 2002. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/download/9411/6981/23440>. Acesso em: 30 out. 2023.

WEST, R. CLT chega aos 80 anos com direitos do trabalhador sob disputa. Disponível em:< https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2023/04/clt-chega-aos-80-anos-com-direitos-do-trabalhador-sob-disputa#:~:text=A%20norma%20foi%20assinada%20por,1%C2%BA%20de%20maio%20de%201943>.Acesso em: 3 out. 2023

Downloads

Publicado

2024-05-17

Como Citar

FERNANDES LOPES, G.; ABRÃO JUNIOR, A. A. .; TROVÃO RÊGO, R. H. A aprendizagem da língua inglesa para o mundo dos negócios como diferencial no processo de recrutamento e seleção. Revista Conecta, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, p. 53–67, 2024. Disponível em: https://fatecrl.edu.br/revistaconecta/index.php/rc/article/view/225. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos