TechU 2018 – Fatec prestigia evento realizado pela IBM Brasil.

por Fonte: Fatec Rubens Lara - Priscilla Oliveira , em 26/08/2018

Convidada pela gerente de projetos da IBM, Sra. Ludmila Salimena, a Fatec Rubens Lara prestigiou no dia 21 de agosto de 2018, no hotel Tauá em Atibaia/SP, um evento técnico, que reúne centenas de clientes e parceiros IBM para 3 dias de conferência, a TechU. Com mais de 750 inscritos, o congresso tecnológico procura trazer o DNA da IBM, introduzindo de maneira técnica, temas como: IBM Z (zOS, Linux on Z), Power Systems, Linux on Power e especialmente para os universitários: Mainframe. A TechU ofereceu mais de 200 sessões e Labs, espaço de certificação, espaço para expositores (Solution Center) e oportunidades de networking. As sessões foram apresentadas por IBM Distinguished Engineers, Desenvolvedores e Especialistas nos principais produtos do mercado, como: AI, Cloud, Data, Security e Systems.

Dado como iniciado os trabalhos, Martins entregou a palavra ao vice presidente de systems hardware, Joaquim Campos, que embasou sua fala na importância dos profissionais de diversas áreas ali presentes, “Vocês tem a capacidade de pegar essas tecnologias e transformar em algo de uso real, esse é um evento importante, fundamental e que tem a presença de profissionais de clientes, profissionais de parceiros de negócios, profissionais da área de ensino e estudantes de universidades. São as pessoas que fazem e continuarão fazer a diferença pra gente no mercado, hoje em dia.”, finaliza Campos.

Ainda em seu discurso, o vice-presidente citou a participação do fatecano Diego DeFranco, que foi selecionado, como um dos melhores da América Latina, no “Master of Mainframe” da IBM, ficando entre os 12 melhores competidores. Na época, DeFranco relata que entrou atrasado nas competições, superando mais de 70 mil alunos em 120 países.

Linhas temáticas para quem desejar inscrever seus projetos:

Master Of Mainframe - é um concurso patrocinado pela Iniciativa Acadêmica IBM Z, que fornece treinamento e recursos de mainframe para estudantes de ensino médio e superior, não exigindo conhecimento prévio no assunto.

A competição é composta de três fases baseada em desafios, com atribuições de programação cada vez mais difíceis, que passam do básico com o mainframe até implementar um programa que resolve um problema do mundo real. O Master the Mainframe ocorre todos os anos e outras informações podem ser adquiridas no site da IBM.

O dia dos universitários ainda rendeu palestras de Ulisses Melo, diretor dos laboratórios de pesquisa da IBM Brasil contando um pouco sobre desenvolvimento e inovação em parcerias com universidades, clientes e agências. Passando por Frank Miller Koja, vice-presidente de serviços e tecnologias com o tema “Seu cliente caiu na rede errada? – A transformação digital e o impacto na experiência do cliente”. Seguido pelo Dr. Carlos Cardonha, pesquisador da IBM Brasil que introduziu o tema “Computação Quântica”, discursando como os parâmetros quânticos não se resumem aos tradicionais e dentro do conceito tecnológico, o que poderia mudar futuramente. Ainda sobre mainframe, uma palestra dada por Lívio Sousa, que ensina como repensar comercialmente a tecnologia, construindo uma plataforma melhor para o futuro e por fim, um painel mediado por Ludmila Salimena, onde gestores de empresas como SUSE, Itaú Unibanco, SICOOB e IBM, abrindo uma roda de discussão sobre os futuros profissionais da área de T.I. e a real necessidade do mercado de trabalho nos dias de hoje.