Aluna de GP vence desafios e se desdobra entre maternidade e faculdade
Conheça a história inspiradora de Monique Pereira
por 24/04/2025 , em
Quem hoje merece destaque é Monique Trueice de Lima Pereira, nossa aluna do curso de Gestão Portuária. Sua história de vida marcada por desafios e sua imensa força de vontade, percebida por muitos professores, podem servir de exemplo para tantas outras alunas e alunos que almejam melhorar, crescer e conquistar o mundo!
Confira essa linda história de superação da Monique:
O setor logístico portuário é a área onde eu sempre quis atuar, crescer e me desenvolver profissionalmente. Eu amo o Porto e a complexidade das operações, e para mim, que sou mulher e mãe de uma criança com necessidades especiais, barreiras e desafios não faltaram para que eu alcançasse meu objetivo.
Sou formada Profissional Técnica em Portos, Logística, Segurança do Trabalho e Administração, pela Etec Dona Escolástica Rosa - Extensão Zulmira Campos, e atualmente estou cursando o Ensino Superior de Tecnologia em Gestão Portuária, pela Fatec Rubens Lara.
Minha jornada de estudos começou em 2017, quando iniciei minha primeira formação técnica no curso de Portos. Era o começo de uma jornada de muitos sacrifícios por um objetivo que eu só iria alcançar 7 anos depois.
Eu sempre morei em Santos, mas minha renda como auxiliar de limpeza, junto à renda do meu esposo, não era o suficiente para conseguirmos suprir todas as despesas da casa, então, nos mudamos para a área continental de São Vicente, onde o valor do aluguel e o custo de vida eram mais baratos.
A maternidade veio logo no começo do curso. Desde o início da gestação até o primeiro ano de vida do meu filho, era muito difícil conciliar a rotina de trabalho, estudo, as demandas da gestação e pós-parto, já que todos os meus compromissos eram em Santos: eu acordava todos os dias às 4:20h da manhã e enfrentava o caos do transporte público para deixar meu filho na creche, trabalhava o dia inteiro, pegava meu filho e deixava com a avó, assistia às aulas até às 23hs, voltava para buscá-lo e só então ia para casa. Foi assim durante 2 anos!
Nesse período, houve muitas oportunidades de ingressar profissionalmente na área de Portos através de estágios, porém, minha responsabilidade como mãe não permitia que eu me aventurasse em um estágio, abrindo mão da estabilidade de um trabalho com carteira assinada, embora não houvesse nenhum benefício que o tornasse vantajoso.
Minha realidade começou a mudar em 2020, quando passei num processo seletivo para trabalhar como Auxiliar de Serviços Gerais no Moinho Paulista, uma indústria alimentícia do setor logístico portuário, voltada para o processo de transformação de granel sólido de trigo em farinhas de trigo e produtos Nita Alimentos. Foram 4 anos de muitos progressos e desenvolvimento pessoal e profissional. No âmbito pessoal, melhorei a minha renda e voltei a morar em Santos, otimizando tempo e custos com transporte na aquisição do meu primeiro veículo particular. No âmbito profissional, iniciei e concluí outras 3 formações técnicas; cursei 2 especializações em áreas correlatas da atividade portuária; e embora eu trabalhasse com limpeza industrial, tive a oportunidade de agregar conhecimento operacional, aplicando na prática o aprendizado adquirido em sala de aula - o que foi essencial para o meu desenvolvimento.
Durante este período, meu filho foi diagnosticado aos 2 anos com Transtorno do Espectro Autista 2ºgrau.
Daí, iniciou-se outro dilema: eu não podia cogitar a possibilidade de tentar uma vaga de trabalho em qualquer outra empresa que não me oferecesse, no mínimo, o mesmo plano de saúde integral que atendia às demandas de exames, terapias e intervenções neuro e psico pediátricas que meu filho precisava! Novamente, eu precisei abrir mão de diversas oportunidades de trabalho para que meu filho pudesse seguir com a rotina de tratamento.
Não bastando esse desafio, fui diagnosticada com endometriose profunda no início de 2024. Foram meses de tratamento e 2 cirurgias delicadas para remoção de parte do intestino, ovário e um tumor endometriótico no interior do abdômen, além de três implantes. Tenso! Mais uma vez, me vi presa a situações adversas que me impediram momentaneamente de seguir com meus objetivos profissionais.
Mas Deus é justo e recompensa aqueles que realmente querem ser instrumento de transformação! Em agosto de 2024, enquanto ainda fazia tratamento e me preparava para a intervenção cirúrgica, recebi um link de acesso para participar do processo seletivo de uma Multinacional do Agronegócio, que estava num acelerado processo de expansão e iria abrir dezenas de oportunidades no Porto de Santos. Mesmo sem saber quanto tempo eu iria precisar para me recuperar, eu me inscrevi. Operei em setembro, passei 2 meses em recuperação... cirurgia foi um sucesso! 2 semanas depois do término da minha licença, recebi a notícia de que tinha sido aprovada no processo seletivo.
Hoje eu trabalho na Recepção de Cargas do STS11 TEC - Terminal Exportador COFCO International, como Auxiliar Operadora I.
Alcancei o meu objetivo! Tenho muito orgulho da minha história de vida e superação. Passei por muitas dificuldades, pensei em desistir diversas vezes, mas Deus colocou no meu caminho minha família e meus professores que até hoje nunca soltaram minha mão e sempre me incentivaram a acreditar que tudo ia dar certo, quando eu duvidava.
Em especial, meus professores da Etec Zulmira Campos - Abelino, Denis, Tatiana, Roseli, Simone, Melissa e Thiago - atualmente diretor da sede Etec Dona Escolástica Rosa, e meus professores da Fatec Rubens Lara - Renato, Júlio e Álvaro.
Tenho por eles imensa gratidão e carinho por tudo que contribuíram para que eu pudesse me superar em todas as etapas da minha jornada pessoal, acadêmica e profissional.
E para o futuro, creio que Deus vai preparar uma jornada de conquistas e realizações! Engenharia de Produção e Especialização em Gestão de processos são meus próximo objetivos. Inglês e Programação de embarque são minhas metas para 2027 e, no presente, meu objetivo é crescer e me desenvolver, aproveitando todas as oportunidades que me forem lançadas!
Monique, como percebemos, é incansável, e já se prepara para as próximas aventuras... E você, está preparada(o) também?