Alunos da Fatec-RL são aprovados no processo seletivo da Antaq

Entrevista traz informações sobre as etapas do processo seletivo

por Equipe Web, em 23/10/2020

Em recente processo seletivo de estágio realizado pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) foram aprovados dois alunos do curso de Gestão Portuária da FATEC. Para aprofundar o entendimento de como funcionam esses processos seletivos e as expectativas de estágios e do mercado de trabalho em si, conduzimos uma entrevista com os alunos aprovados e os examinadores responsáveis para conversar sobre o assunto.

Na foto selecionada, os novos estagiários, Vitória Mesquita do Nascimento (4º ciclo) e Gustavo Silva dos Santos (3º ciclo), realizam uma visita técnica no Terminal XXXIX, no Porto de Santos.

A Antaq é uma entidade administrativa federal, que tem a função de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e hidroviária, entre os valores esperados da empresa, estão a excelência técnica, espírito de equipe, comprometimento e a proatividade.

Entrevistamos os examinadores responsáveis pela seleção do estágio, Guilherme da Costa Silva (Chefe da Unidade Regional de São Paulo Uresp) e Daniel Alves dos Santos (SubChefe da Uresp e responsável pelo Posto Avançado de Santos) sobre o seguinte:

Como procedeu o processo seletivo?

O processo seletivo foi composto de três fases: sendo a primeira um vídeo de 60 segundos com apresentação pessoal e dos motivos do por quê querer estagiar na Antaq. A segunda, de uma reunião na plataforma Sisco Webex, onde foram apresentadas as atividades e missão da agência, além das atividades que devem ser compartilhadas com os estagiários. A terceira fase foi composta de duas tarefas: a primeira, elaborar tabela, gráfico e análise de relação de volumes armazenados no Microsoft Excel, e também, elaborar ata da reunião, com prazo para execução das tarefas de 2 horas.

O que era esperado dos candidatos durante a videoconferência em grupo?

Na videoconferência, o próposito era de visualizar nos candidatos as condições de compreensão do material apresentado e os meios para registrar e organizar as informações para produção de relatórios e atas.

Quais as habilidades que o mercado procura?

Ao nosso entendimento, o mercado procura profissionais conhecedores das plataformas e sistemas do Windows, videoconferência e armazenamento de dados, além da segunda língua.

A condição de estudante da FATEC inspira alguma confiança ou expectativa por parte da empresa?

Acreditamos que por se tratar de faculdade pública, que atende os interesses da sociedade e tem como componente curricular matérias de interesse ao setor portuário. Logo, relacionada as atividades da agência.

Aos alunos, perguntamos:

Quais são suas funções no estágio?

Gustavo: Visitas técnicas em terminais, pesquisas normativas, montagem de reuniões e atas.

Vitória: Visitas técnicas aos terminais, elaboração de relatórios e atas de reuniões e realização de pesquisas normativas.

Qual foi sua preparação para o processo seletivo?

Gustavo: Minha preparação foi normal, gravação de vídeo, participação de dinâmica.

Vitória: Minha preparação para o processo foi a realização de um vídeo onde precisei me apresentar e dizer o motivo de querer eu querer trabalhar na ANTAQ.

O que você consegue observar do mercado de trabalho da sua posição na empresa?

Gustavo: O mercado ultimamente exige muito das pessoas, na medida que vivemos um momento de sucateamento do mercado de trabalho, pandemia e essas coisas. Então o mercado espera uma pessoa qualificada, atualizada, e principalmente com o advento da indústria 4.0, gestão de problemas será um diferencial, e o inglês. Como diz o professor Júlio Mota, “a profissão de amanhã ainda não foi criada”.

Vitória: Eu acredito que além de me possibilitar uma gama de conhecimento enorme unindo a teoria com a prática, penso que terei grandes oportunidades devido a tudo que aprendo e exerço na empresa.

Esperamos que essa conversa seja útil aos alunos e formandos da FATEC que entrarão no mercado de trabalho em breve, e também parabenizamos Gustavo e Vitória por sua seleção no estágio!