Conclusão do Doutorado da Profa Eveline Cavalcante

Titulação obtida na Universidade de Coimbra

por Equipe Web, em 13/02/2020

A Profa. Eveline Cavalcante concluiu seu doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal, no mês passado. Ela gentilmente nos cedeu um depoimento sobre essa experiência tão marcante na vida de qualquer acadêmico, que substitui formas mais isentas de noticiar o acontecimento. Por isso, reproduzimos aqui suas palavras:

It was amazing! The best moment of my professional life, I’d say!!

“Competências dos Professores em EaD, Envolvimento e Sucesso Académico no Ensino Superior: Perceções dos Alunos”, este foi o título de minha investigação do Programa de Doutoramento Inter-Universitário – Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra.

No dia 10 de janeiro de 2020, precisamente às 15h00 (ou como dizem os portugueses “lá pelas 15 horas”, ao bater do sino do relógio da torre), entram os Membros do Júri na Sala dos Capelos, no Paço das Escolas, da Universidade de Coimbra. Logo após, sou convidada a entrar; o público que ali estava, entra em seguida.

Minha defesa começa logo após as palavras iniciais da Representante do Reitor da UC; por lá fiquei por 2h30...Primeiro, fiz minha defesa em 25 minutos, depois, fui arguida por cinco professores, o que complementou as 2h30 de defesa.

Toca o sino do relógio, na torre. São 18h00.

A deliberação do resultado durou mais 30 minutos e a espera termina: a secretária da Reitoria solicita que eu me encaminhe à sala, na qual os professores e a representante do Reitor estão reunidos para o resultado:

“- Aprovada com distinção e louvor! ”, anunciam.

Wow, I did it!! (I thought to myself!)

Logo depois, volto ao topo da escada do saguão, que antecede a Sala dos Capelos, na qual marido e amigos aguardavam para conhecer o resultado.

A secretária da Universidade proclama do alto da escada:

“- A candidata é agora Doutora pela Universidade de Coimbra, aprovada pelo júri, por unanimidade, com louvor e distinção”.

Entre marido, orientador e amigos, comemorei a conquista, afinal, foram anos de trabalho para alcançar este momento. Valeu muito a pena, tudo. Experiência adquirida, lição aprendida e muito a disseminar.

Parabéns à nossa docente. Mais uma Doutora na instituição. Muito orgulho!

Legenda da foto que ilustra a notícia:

Da esquerda para a direita: Profa. Dra. Maria Jorge Ferro, Universidade de Coimbra; Profa. Dra. Ana Paula Relvas (representante do Reitor da UC), Universidade de Coimbra; Profa. Dra. Margarida Pocinho, Universidade da Madeira; Prof. Dr. Joaquim Ferreira (orientador), Universidade de Coimbra; Profa. Dra. Eveline Cavalcante, FATEC Rubens Lara; Prof. Dr. Saul de Jesus, Universidade do Algarve; Profa. Dra. Maria João Martins, Universidade de Lisboa.