Davi dos Reis e Renato dos Santos se destacam como capacitadores do Teams

Professores são representantes locais do suporte da Microsoft na FATEC-RL

por Equipe Web, em 31/05/2020

No período de 22/04 a 30/04/2020, um plano de capacitação docente e discente foi realizado para que as aulas virtuais pudessem ser retomadas, após os 30 dias de recesso, em todas as Fatecs, no ambiente Microsoft Teams.

Muitas faculdades indicaram docentes que representassem suas unidades no treinamento virtual oferecido pela CESU - Unidade do Ensino Superior de Graduação durante o recesso, para que esses professores pudessem replicar todas as orientações recomendadas, encaminhar os materiais didático-pedagógicos disponibilizados e auxiliar todos os colegas e alunos na gestão dos recursos do Teams.

Esse plano foi estruturado no período de recesso num trabalho conjunto entre a coordenação e a direção da FATEC-RL, a partir das recomendações do CPS - Centro Paula Souza.

Os professores Davi Moreira Silvestre dos Reis e Renato Márcio dos Santos são os nossos facilitadores e atuam como suporte da ferramenta e, durante todo o período de capacitação, cumpriram uma agenda de reuniões e disponibilizaram seu tempo para tirar todas as dúvidas que os colegas apresentavam conforme montavam suas equipes de trabalho na plataforma.

Ambos se mostraram muito solícitos e foram essenciais à adaptação do trabalho pedagógico, bem como à apresentação do ambiente Teams e seus recursos a todos os nossos alunos - que já têm se mostrado muito familiarizados com a nova rotina de aprendizado.

O professor Davi é, inclusive, focal point da nossa Unidade junto à CESU, e produz diversos guias e vídeos para reforçar a contínua capacitação docente.

"A percepção que estou tendo sobre a experiência e a adaptação de todos no uso da plafatorma MS-Teams tem sido muito enriquecedora e gratificante, seja com os professores, seja com os alunos. Em um primeiro momento, antes do processo de capacitação, alguns poucos colegas demonstraram insegurança com o formato das aulas online (pela novidade do tema). Porém, durante o treinamento, a receptividade foi imensa e o envolvimento foi completo: todos demonstraram bastante engajamento e um enorme interesse em aprender, evoluir e contribuir, o que proporcionou muitas trocas de conhecimento, rápida adaptação e uma sensação quase palpável de desafio superado".

Davi ainda destaca, em seu depoimento, que "Após o início das aulas, o alinhamento e as trocas de experiências têm se mantido constantes e positivos, tanto entre os docentes como também junto às coordenações, com poucos erros ou problemas sendo relatados. Muito bacana! Por parte dos alunos o retorno também tem sido animador. Uma primeira impressão favorável deu-se nos dias de ambientação com os discentes participantes. Em seguida, especificamente nas turmas em que leciono, as aulas têm ocorrido de modo bastante proveitoso, com muitos alunos se manifestando de forma favorável e positiva quanto à nova experiência - inclusive com alguns casos de feedbacks espontâneos e otimistas, como, por exemplo, relatos de alunos que tem conseguido prestar mais atenção à aula ou assistir mais de uma vez à gravação realizada (e, com isso, dirimir eventuais dúvidas)".

Já o professor Renato, em entrevista, ressalta que "Alguns professores chamaram atenção por seu incrível interesse, como Jason, Nádia, Thames, Djalma, Cybelle e Simone, enquanto outros apresentaram valiosas contribuições para uso do Google forms, de metodologias ativas e recursos do Teams, como Gerson, Denilson, Alexandre Machado e Ricardo Pupo".

E ainda acrescenta que "valeu a pena ter passado horas em frente ao computador e ter atendido incontáveis chamadas telefônicas e de WhatsApp", sentindo-se grato ao diretor e ao CPS pela missão confiada.