Depoimento dos alunos de SI - Projeto Antaq.
Estudantes de SI desenvolveram um aplicativo para o concurso da Antaq.
por 10/09/2021 , emKaroline Teodoro, Pedro Luiz Salvino e Wesley Nascimento, estudantes do curso de Sistemas para Internet, não se intimidaram e desenvolveram um aplicativo para reduzir o tempo perdido nos engarrafamentos. Os alunos se dispuseram a dar-nos um depoimento falando sobre o desafio de inovação e criatividade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o aplicativo, que se encontra em fase de testes, mas está previsto para ser lançado em outubro no sistema multiplataforma. Confira!
De onde veio a ideia?
A ideia surgiu após um desafio proposto pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que apresentou o problema dos engarrafamentos de veículos que se concentram na margem esquerda do Porto de Santos.
Após recebermos a proposta, tivemos que fazer várias pesquisas (e ainda continuamos a fazer) sobre o fluxo de veículos portuários, pois nem todos tinham familiaridade com a área portuária, junto a isso identificamos algumas nuances com relação ao recebimento e retiradas de carga e contêineres, que , em alguns processos, não possuem controles quando a saída de destino ou a informação do tipo de produto em trânsito e a partir disso começamos a desenvolver o aplicativo.
O que é o projeto?
O aplicativo tem o objetivo de conectar os registros de entrada e saída dos veículos, desde os pátios reguladores, depots e afins até os terminais, e com essas informações o app irá somatizar as informações recebidas dos terminais da margem esquerda apresentando um gráfico que irá mostrar o fluxo de acesso de caminhões a caminho, de hora em hora, sendo computado o dado de 48 horas do processo de chegada de caminhões e mostrando seus indicativos, quando houver uma paralisação de vias ocorrido pelo alto fluxo de recebimento ou saída do porto este dado será armazenado e fará parte do gráfico de paralisações para análises futuras.
Quais os benefícios que o aplicativo vai trazer?
Com o projeto ativo, a Autoridade Portuária de Santos, as empresas e os terminais portuários poderão se preparar e tomar ações preventivas para melhorar o acesso ao porto , e assim, evitar os congestionamentos que atingem não apenas a área do porto, mas também o fluxo da cidade de Guarujá.
Próximos passos do projeto
A solução que o aplicativo traz, futuramente, poderá ajudar outros portos do Brasil que apresentam a mesma problemática de tráfego intenso. Atualmente o projeto está sendo desenvolvido como trabalho de conclusão de curso, com o nosso professor Jorge Luiz Chiara como orientador.