Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify

Destaque: Alunos desenvolvem projeto sobre o mundo corporativo.

por Priscilla Oliveira, em 11/09/2018

Combater o mundo corporativo, que vive as custas da depressão e do esgotamento físico e mental, com pressões extremas, comumente vistos em grandes empresas, se faz necessário. Para difundir melhor a temática proposta pela professora Simone David, foi elaborado um projeto interdisciplinar com os alunos do atual 3º ciclo de gestão empresarial da Fatec Rubens Lara, afim de que os mesmos possam estabelecer métodos de abordagem e disseminação do conteúdo. “A idéia é provocar a reflexão nesses alunos. Fazê-los perceber os desafios”, diz a mestra.

O Projeto desenvolvido envolve as disciplinas ‘Comportamento Organizacional’, que visa compreender, explicar e, se necessário, mudar o modo de operar das pessoas dentro das organizações e a ‘Sociologia Organizacional’, que fala sobre a análise dos aspectos sociológicos de uma organização. Neste semestre os alunos desenvolveram leituras específicas e assistiram a um documentário alemão “From Business to Being”, acessado pelo canal de streaming Netflix. “É de suma importância que esses projetos sejam veiculados, são projetos muito bons e de relevância para nossa matéria dentro da Fatec e mundo a fora. Além de poder mostrar a essência desses alunos, o que eles pensam, como lidam com a pressão ou como vão lidar.”, continua a especialista em relações humanas no trabalho.

From Business to Being – O documentário dirigido por Julian Wildgruber e Hanna Henigin, conta com entrevistas feitas com médicos e profissionais de diversos países, que buscam novas formas de combate ao esgotamento e a depressão. Especialistas relatam suas atividades com profissionais que confessam ter dificuldades de viver em meio a tanta pressão e buscam em atividades mais simples, o equilíbrio que perderam.

Em um planejamento inovador, os alunos foram orientados a desenvolver um ‘Padlet’ sobre os artigos lidos e o documentário visto. Padlet - é um aplicativo de Internet, que permite que as pessoas expressem seus pensamentos sobre um tema comum de forma fácil e simples. “Ele funciona como uma folha de papel on-line, onde os estudantes podem colocar qualquer conteúdo (textos desenvolvidos, resenhas de artigos, filmes da Internet), em qualquer lugar da página, junto com qualquer colaborador, de qualquer dispositivo”, ressalta a professora.

Para demonstrar como o aplicativo pode dar certo, os alunos: Ângela Rossi, Bianca Marques, Daniel Vieira, Dayane Tavares, Flavio Marques, Geovanna Oliveira, Guilherme Neris, Isabelly Saron, Karla Freire, Kemele Lourenço, Lizandra Cesarin, Lyzza Menezes, Pedro Kraemer e Weiler Matias, disponibilizaram em suas páginas, uma breve apresentação e a linha de raciocínio na resenha efetuada pós discussão em sala de aula. Disponibilizados os links de suas páginas logo abaixo, eles convidam a quem se interessar pela troca de ideias que permeiam o meio corporativo em benefício de seus colaboradores.

https://padlet.com/weilermatias/ukib4w23wq3b

Fatec https://padlet.com/Isabelly_Saron/w1uz8rwsqimm

https://padlet.com/kemelekcl/p4t6bhqusso5/p>

https://padlet.com/BusinessCrew_GE