Destaque: Coral Fatec Santos é o destaque do mês de dezembro.

Objetivo é reforçar o trabalho em grupo através da arte.

por Priscilla Oliveira, em 15/12/2018

Trabalhar em grupo ou coletivamente realmente não parece tarefa fácil, afinal esse procedimento não faz parte da cultura em que vivemos, tampouco da nossa realidade político-social. Somos incentivados e obrigados a competir individualmente por nossos interesses, porém são ações como grupos corais que quebram o padrão. Imagine agora, um grupo eclético, cantando uma canção qualquer e cada pessoa emitindo uma voz diferente. O destaque desse mês na Fatec Rubens Lara é o coral “Fatec Santos”.

Formado há pouco menos de 2 meses, o coral Fatec Santos foi idealizado para difundir o canto coral e poder juntar a comunidade fatecana, bem como, quem os rodeia para participarem de um projeto único dentro da Fatec. “A ideia foi trazida por um aluno meu de G. E. (Gestão Empresarial), e juntos, procuramos a direção da Fatec para explicar ao professor Jorge a finalidade do coral, que é um barato”, conta Ramon Torres, coordenador do curso de Gestão Empresarial.

O aluno que teve a iniciativa de montar o grupo chama-se Emerson Souza, futuro tecnólogo de Gestão Empresarial e regente do coral Fatec Santos. Souza conta que é coralista fora da Fatec e já participou de algumas apresentações importantes. “Canto coral não é difícil. Não é preciso ter experiência, ensinamos tudo desde o comecinho”, diz o músico.

Desde meados de outubro, o grupo vem crescendo e já conta com a participação de 10 integrantes e logo de cara, veio com a responsabilidade de abrir um evento fatecano chamado CITEG – Congresso Internacional de Tecnologia e Gestão, que aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro na unidade. “Em poucos meses, sincronizar as vozes, fazer cada um ouvir seu próximo e lidar com a tensão da apresentação é um desafio”, conta o regente que se apresentou com o grupo e cantou canções como “Amigos para Sempre”, “Aleluia (Hallelujah)” e já embalando o clima natalino “Feliz Natal” e “Noite Feliz”.

O grupo ainda conta com a adição de novos participantes. “Qualquer pessoa pode participar e é aberto para alunos, professores e comunidade em geral os ensaio são as sextas das 11:00 ao 12:00 e sábados das 10:15 as 11:45. É feito um teste apenas para classificar o tipo de voz. E sim, podem participar instrumentistas e serão bem-vindos para agregar ao grupo.”, finaliza Emerson.

O regente ainda conta que as apresentações de final de ano não param por aí. “Vamos cantar no dia 18/12 as 15:00 no lar evangélico de Santos, local que abriga idosos e conta apenas com ajuda de doações. A intenção é de realizar a arrecadação de alimentos para levarmos no dia. Quem puder colaborar e for prestigiar, pode trazer algum alimento não perecível darmos. Aqueles que desejarem ir conosco no dia e só me procurar.”

Para se inscrever no coral, deve-se entrar em contato com o discente na plataforma de mensagens instantâneas ou via e-mail dispostos abaixo.

Whatsapp: (13) 98131-6169

E-mail: sou_zatos@hotmail.com