Destaque: Fatec Rubens Lara formando profissionais de excelência.

Destaques do mês de outubro relatam histórias de s

por Priscilla Oliveira, em 09/10/2018

Você se pergunta se, o caminho que está traçando para o seu futuro é o mais acertado? Se lá no final, a recompensa será válida? Essa e tantas outras perguntas, permeiam a cabeça do estudante em tempos de recessão no país, e claro, não é diferente com os nossos alunos da Fatec Rubens Lara.

O nicho tecnológico se destaca pelo campo cada vez mais vasto, atraindo, hoje em dia, a maioria dos jovens e quem está disposto a se reinventar no mercado. O mesmo é seletivo e absorve pouco perto do que deveria, porém, existem os casos de sucesso, estrelas que brilham ainda na faculdade. Recém-formados ou ainda em curso que são capazes de projetar suas experiências e criar uma rede de ajuda ao próximo.

Diandra Leão e Jonathan dos Santos Araújo são exemplos disso. A fatecana de 23 anos, formada em Sistemas para Internet, no final de 2016, encontrou numa professora do ensino médio, o apoio para ingressar na Faculdade de Tecnologia. “(Ela) Havia me aconselhado que "a web é o futuro, investe nesse curso da Fatec pois eu mesma faria se tivesse a mesma oportunidade que você", e assim eu fui!”, diz a Desenvolvedora Analista de Front-End da empresa Accenture. Sua perspectiva sobre o curso era duvidosa. “Morria de medo antes da faculdade, achava que era coisa de gente louca. Durante o curso fui percebendo que programar é prática, tentativa e erro, respeitar seu progresso nas atividades de acordo com seu ritmo.”, completa. A realidade da ex estudante muda, quando passa a integrar a equipe web. “Fiz parte da Equipe Web por quase 2 anos. Participar dela, me ajudou desde o começo na área, pois, quando chegou a hora de estagiar, eu já possuía mais noção das coisas fora do contexto acadêmico, portfólio e outras hard & soft skills.”

Para o analista de Front-End Pleno, de 22 anos, a experiência continua. Araújo, que já cursou Etec, ainda cursa na Fatec o sexto ciclo de Sistemas para Internet, e vê no curso a oportunidade de ganhar a vida e seus sonhos. “Após ingressar no curso tive certeza da carreira que queria seguir na vida, eu já havia tido contato com programação, porém, a Fatec ressaltou o quanto eu gostava daquilo. No segundo semestre do curso, tive a oportunidade de ingressar na Equipe Web, onde continuo participando até hoje e continuarei até me formar. Lá tive meu primeiro contato de como seria realmente trabalhar na área de desenvolvimento e em equipe, sobre a coordenação da professora e orientadora Dora, a quem eu devo tudo que conquistei até hoje profissionalmente.”, ressalta.

A oportunidade para trabalhar na Accenture Brasil veio da mesma forma para ambos. A comunidade fatecana é ativa mesmo depois da sua jornada dentro da instituição, e portanto, sempre na busca de ajudar ao próximo. Para Diandra, a indicação veio pelo também ex-aluno Felipe Lage, ao passo que Jonathan resolveu se aplicar a uma posição dentro da empresa, por incentivo de Diandra. “(Ela) sugeriu que eu tentasse o processo seletivo na Accenture (onde ela também trabalha atualmente), então enviei meu currículo e logo marcamos uma entrevista. Eventualmente fui informado que a empresa se interessou no meu perfil e currículo e gostariam de me contratar”, relembra o aluno.

Eles contam que para conseguir oportunidades como essa, o mais importante é estudar as tecnologias mais relevantes do mercado, procurar aumentar o portfólio, fazer uma um networking vasto, atualizando sempre o LinkedIn, que é a ferramenta de maior visibilidade e oportunidades, onde os recrutadores analisam de forma justa o perfil interessado. “O importante é ser visto!”, dizem unânimes.

Sendo esse o caminho que se imaginava trilhar na vida, ou não, os nossos representantes da Fatec Rubens Lara prospectam grandes sonhos para suas jornadas. Para Diandra, o sonho de ser professora ainda está em stand by, enquanto isso, vai abraçando as oportunidades dentro da empresa, e para Jonathan o esforço de alcançar uma posição fora do país faz dele um profissional completo. “Estudar, aumentar meus conhecimentos e crescer profissionalmente para poder ajudar minha família e construir um futuro melhor para mim.”, finaliza.