Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify

Dica da Semana: "Queda Livre"

Episódio da série "Black Mirror" debate nossa relação com as redes sociais

por Equipe Web, em 11/10/2023

Confira a dica cultural da semana, uma recomendação de episódio da série "Black Mirror" das alunas Larissa Pedruzzi Spadine, Letícia de Jesus Andrade e Victoria Fernandes de Lima:

Queda Livre – A obsessão pelo digital

No episódio intitulado "Queda Livre", da terceira temporada da série Black Mirror, da Netflix, acompanhamos a jornada da personagem Lacie para crescer em um mundo onde as pessoas vivem através de seu status nas redes sociais, prezando somente por curtidas e avaliações positivas. A série, que é conhecida por trazer cenários fictícios e futuristas - embora bastante atuais -, focados em abordar os possíveis impactos negativos de diferentes tecnologias em nosso cotidiano, ilustra de modo preciso a influência que os novos meios de comunicação têm na vida dos seres humanos.

A trama se inicia ao mostrar que Laice mora com um irmão que, diferente dela, não se preocupa com a avaliação do aplicativo. Os status dos moradores daquela cidade, assim como os benefícios que recebem em situações do cotidiano, dependem da sua classificação na rede social. Assim, para aumentar sua classificação para 4,5 e ganhar determinado desconto na compra do apartamento dos seus sonhos, a personagem tenta ser uma mulher perfeita para agradar a todos e ganhar mais pontos, pois quanto maior seu índice, mais bem aceita ela é. Por conseguir manter uma classificação alta, Laice é convidada para ser dama de honra do casamento de sua “melhor amiga” de infância, uma mulher fútil que se importa apenas com status e, por isso, em seu casamento há apenas convidados com classificações altas.

Interessada em aumentar seu status através das avaliações dos convidados, ela aceita o convite e planeja que tudo saia perfeito, buscando o tão sonhado 4,5. A partir do momento em que sai de casa a caminho do casamento, as coisas começam a desandar para Laice e sua pontuação começa a cair. Desse modo, o episódio apresenta o seguinte questionamento: vale a pena manter um certo grau de status nas redes sociais, mesmo que isso signifique viver uma vida extremamente superficial e completamente subordinada à aprovação alheia?

Nesse sentido, o episódio apresenta de modo caricato a dependência que temos dos meios de comunicação atuais, nos fazendo refletir sobre as influências que eles têm em nossos comportamentos, hábitos e relacionamentos. A forma como a narrativa é construída, unindo características presentes em nossa realidade, com o exagero de uma história de ficção científica no estilo que a série costuma trazer, é bastante inteligente e perspicaz, sendo o suficiente para nós fazer pensar sobre como nós lidamos com as dinâmicas atuais do mundo virtual, sempre buscando por aceitação e validação de terceiros, que muitas vezes nem conhecemos.