Fatec no ESG Challenge em Santos

Em prol do desenvolvimento tecnológico e ambiental no Porto de Santos.

por Equipe Web, em 04/07/2024

O evento ESG Challenge aconteceu nos dias 29 e 30 de junho de 2024, no parque tecnológico de Santos.  Nossos alunos e alunas da Fatec Baixada Santista Rubens Lara marcaram presença e trouxeram orgulho ao nosso corpo estudantil.

Uma iniciativa da Autoridade Portuária de Santos (APS), da Fundação Centro Nacional de Excelência Portuária (CENEP) e apoiado pelo Sebrae Santos e diversas empresas do setor portuário, o desafio trouxe como proposta três eixos:

• Soluções relacionadas a efluentes, resíduos, circularidade e crise climática;
  • Detecção e combate ao assédio no Porto de Santos;
  • Desenvolvimento de uma plataforma para disponibilidade de vagas inclusivas e capacitação.

E seu objetivo foi trazer soluções tecnológicas inovadoras para problemas reais enfrentados no Porto de Santos. De um total de 08 (oito) vagas para equipes, três equipes da Fatec se inscreveram e participaram do desafio.

Realizado no estilo hackathon, com palestras, desafios e com um curto período de duração. Os participantes precisaram criar um plano de negócios e desenvolver estratégias inteligentes para atender as demandas atuais do Porto de Santos conforme os eixos citados acima.

Em quarto lugar, três (03) alunos do quarto semestre de Gestão Portuária formaram a equipe GGL OPS, e apresentaram seu sistema Onshore Power Supply (OPS), basicamente é uma tecnologia que permite que navios atracados em portos desliguem seus motores e se conectem à rede elétrica para obter energia. O projeto trouxe como proposta de inovação a edificação de berços para os terminais e facilitar o uso de energia limpa, diminuindo a emissão de gases que causam o efeito estufa.

- Gabriel Oliveira de Almeida

- Gustavo Filemon Cavalcante Oliveira

- Luiz Felipe Almeida Nunes de Queiroz

Em terceiro lugar, cinco (05) alunos do curso de Ciência de Dados participaram com a equipe Épsilon e apresentaram um projeto sobre combate ao assédio.

- Adam Stader Nobre

- Igor Silva de Carvalho

- Guilherme Onório Pereira da Silva

- Nina Magalhães de Oliveira

- Lucas Gabriel de Oliveira Laus

E a equipe DataOverSeas composta por quatro alunos de Ciência de Dados e um professor de Gestão Portuária, com a proposta de trazer a gestão e monitoramento de resíduos com o uso de inteligência artificial e conquistou o primeiro lugar no desafio.

- Flavia do Valle

- Gabriel Luiz dos Santos Silva

- Renan Martins

- Thalita Routh

- Renato Marcio dos Santos

O evento foi exibido pela emissora Rede TV, mas também pode ser assistido na íntegra no canal Brasil Export neste link: https://www.youtube.com/watch?v=019714cyfOg

E a premiação, no mesmo canal, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=uq2AmYPN1OQ

Parabenizamos os participantes do evento e torcemos por todos os Fatecanos da baixada Santista Rubens Lara. Que o sucesso alcance todos vocês!