Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify

#FatecEntrevista 14 com nova roupagem

Nova entrevistada é a Profa Miriam Vidal

por Equipe Web, em 19/12/2019

O #FatecEntrevista de hoje é com a professora Míriam Vidal Correia Franzese, 58 anos, Mestre em Administração de Empresas. Aproveitem a leitura!

 

FATEC: Olá, professora, obrigado por aceitar nosso convite para mais um #FatecEntrevista. Vamos começar? Pode nos contar um pouco sobre sua carreira?

 

Profª Míriam Vidal: Durante o período de 1986 a 1991/2 trabalhei e ministrei Administração nas áreas de Gestão dos Cursos de Administração, Comércio Exterior, Logística, Gestão Portuária e Sistemas de Informação da Universidade Católica de Santos, não só como docente, mas como coordenadora desses cursos (exceto Gestão Portuária e Sistemas de Informação), além de ter sido Membro dos Conselho Universitário - CONSUL e NDEs de Administração e Logística. Também pela UniSantos, participei do Grupo de Consultoria Externa da universidade (no primeiro ano como coordenadora) e posteriormente como Consultora e Ministrando Treinamentos em Empresas, como o Projeto Novos Horizontes e Cursos de Extensão Universitária com Supervisores e Gerentes da COSIPA pós Privatização, nos anos de 1997 a 2003/4. Em 2000 ingressei no CPS, na Fatec Santos, nos Cursos de Logística e Informática para Gestão de Negócios e Processamento de Dados, ministrando as disciplinas de Administração, Administração IV, Liderança e Empreendedorismo e Gestão de Recursos Humanos. Em 2002, já concursada e com contrato por tempo indeterminado, além da Fatec Santos, ingressei também na Fatec Praia Grande no Curso de Informática para Gestão de Negócios, disciplina de Administração e, posteriormente, nos novos cursos criados pela unidade de Praia Grande: Comércio Exterior, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (que substituiu o Informática) e Gestão Empresarial. Desde 2015, atuei como docente e coordenadora substituta no Curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica de Negócios da Fatec Praia Grande, idealizado e coordenado pelo Professor Dr. João Carlos Gomes, ministrando disciplinas de Cultura Corporativa, Liderança Organizacional, Estratégia e Desempenho e Desenvolvimento Estratégico Pessoal, além de orientar diversos trabalhos de conclusão do curso. Além da minha carreira acadêmica (que se iniciou em 1986), também trabalhei como Assistente de Diretoria, Assessoria de Imprensa e Consultoria Sindical dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Santos e dos Petroleiros da Baixada Santista, de 1980 a 1997. Uma experiência que me permitiu, como administradora, conhecer e viver de perto os "bastidores" da relação capital e trabalho. A minha tese de mestrado (2000) foi uma pesquisa de história oral sobre os 40 primeiros anos de Gestão do Sindicato da Petrobrás, especialmente sobre a bandeira do turno de 6 horas, oportunidade em que entrevistei mais de 23 trabalhadores entre membros da direção do sindicato, profissionais da área e da administração da empresa RPBC. O meu maior interesse em pesquisa é sempre em torno da gestão e relação entre capital e trabalho e também da gestão das áreas estratégicas da economia brasileira frente à globalização do mundo atual. Nos últimos 4/5 anos cursei, como aluna especial, o curso de Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da UFABC em disciplinas sobre estes temas (economia política).

 

FATEC: Professora, quantas experiências e histórias. Quais suas linhas de pesquisa atualmente?

Profª Míriam Vidal: Modelos Organizacionais, Comportamento Organizacional; Relações do Trabalho e Sindicalismo e Cultura e Clima Organizacional.

 

FATEC: Em quais cursos a senhora leciona aqui na unidade?

Profª Míriam Vidal: Curso Gestão Empresarial, nas disciplinas Administração Geral e Gestão de Pessoas.

 

FATEC: Atualmente leciona em outra unidade?

Profª Míriam Vidal: Fatec Praia Grande nos cursos de GE, Comércio Exterior e ADS (na disciplina de Administração Geral).

 

FATEC: A senhora orienta TCCs aqui na Fatec?

Profª Míriam Vidal: Sim.

 

FATEC: Já ocupou, ou ainda ocupa, um cargo de gestão na Fatec?

Profª Míriam Vidal: Membro do NDE de Gestão Empresarial da Fatec Santos; Membro da Congregação da Fatec Praia Grande; e Membro do NDE dos Cursos de Comércio Exterior e GE.

 

FATEC: O que a senhora gosta de fazer no seu tempo livre?

Profª Míriam Vidal: Gosto de estar com meu filho e minha cachorrinha, ver programas inteligentes e imparciais de entrevistas nas áreas de economia e política, documentários, programas sobre artes, literatura, culturas e países, algumas séries e filmes na TV, além de ler teses e artigos científicos publicados na mídia sob o olhar de especialistas brasileiros e estrangeiros sérios.

 

FATEC: Tem um livro favorito?

Profª Míriam Vidal: O Poder das Organizações de Máx Pagés e outros (Atlas) e um livro de Antropologia "Guerra dos Orixás", de Ivonne Maggi Velho. Não sei se são os meus livros favoritos, mas com certeza os que mais marcaram a minha vida acadêmica e pessoal. 

 

FATEC: Qual sua música favorita?

Profª Míriam Vidal: Flor de Lis, de Djavan, e todo o seu repertório.

 

FATEC: Quais seus filmes favoritos?

Profª Míriam Vidal: Tempos Modernos e Sociedade dos Poetas Mortos.

 

FATEC: Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores?

Profª Míriam Vidal: Administrar é fazer coisas simples, até porque a simplicidade é o último degrau da sabedoria.

 

FATEC: Muito obrigado, professora, por ter aceitado fazer essa entrevista conosco e participar desse projeto.