#FatecEntrevista 15: Profa Açucena Ortega

Vamos conhecer mais dessa mestre em Língua Espanhola?

por Equipe Web, em 24/12/2019

A edição do #FatecEntrevista de hoje é com a professora Açucena Ortega Rabadán, de 60 anos, Mestra em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Latino Americana. Aproveitem a leitura!

FATEC: Seja bem-vinda, professora, obrigado por ter aceitado nosso convite para essa entrevista. Primeiro queremos saber, a senhora leciona em outra instiuição?

Profª Açucena Ortega: Sim, Fatec Praia Grande.

FATEC: Quais disciplinas a senhora ministra?

Profª Açucena Ortega: Espanhol para fins específicos em Logística na Fatec Baixada Santista e em Comércio Exterior e Processos Químicos na Fatec Praia Grande.

FATEC: A senhora atualmente orienta TCCs aqui na unidade?

Profª Açucena Ortega: Sim, quando possível na Fatec Praia Grande também.

FATEC: Pode nos explicar quais suas linhas de pesquisa?

Profª Açucena Ortega: Objetos indiretos sem a presença do clítico dativo no espanhol. A incorporação da tecnologia e o lúdico nas aulas de língua espanhola.

FATEC: Pode nos contar um pouco sobre sua relação com a docência e a pesquisa?

Profª Açucena Ortega: Leciono desde o ano 2000 e tem sido sempre um imenso prazer ver meus alunos crescendo em conhecimento de um idioma que me é tão caro por estar diretamente relacionado às minhas raízes. Principalmente quando recebo o retorno de meus alunos dizendo o quanto o idioma espanhol está sendo importante em suas carreiras, em sua ascendência profissional.

A pesquisa, por outro lado, tem sido um instrumento valioso para expandir meus conhecimentos e acrescentar mais conteúdo à minha vida acadêmica. Na verdade, me tem proporcionado um domínio maior na matéria que leciono, assim como aberto um leque de ideias e ferramentas que tenho tido o privilegio de usar em sala de aula.

FATEC: Professora, o que gosta de fazer em seu tempo livre?

Profª Açucena Ortega: Passeio com minha família, leio e sempre que possível gosto de assistir a um bom filme.

FATEC: Qual o seu filme favorito?

Profª Açucena Ortega: Meu filme favorito é Orgulho e Preconceito dirigido por Joe Wright.

FATEC: E qual seu livro favorito?

Profª Açucena Ortega: A Bíblia e um livro que ganhei ainda adolescente: Médico de Homens e Almas de Taylor Caldwell.

FATEC: A senhora tem uma música favorita?

Profª Açucena Ortega: Não tenho uma favorita.

FATEC: Professora, gostaria de compartilhar algum bom momento com os leitores?

Profª Açucena Ortega: Tive a oportunidade ímpar e inesquecível de estudar em Lausanne, na Suíça, em Bournemouth na Inglaterra e estive em 2014 aprimorando meus estudos em Língua Espanhola na Universidad de Nebrija em Madri.

FATEC: Agradecemos por sua presença, professora, obrigado por participar dessa edição do Fatec Entrevista.