Spotify

Implantação do Núcleo de Atenção ao Estudante na Fatec

Projeto oferece apoio emocional e orientação para saúde mental aos estudantes

por Equipe Web, em 26/03/2024

A saúde mental é um dos direitos básicos do ser humano e deve ser apoiada e estimulada em todos os contextos sociais, inclusive no ambiente universitário. O Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE) é um projeto de pesquisa em implantação na Fatec Rubens Lara, e tem como foco principal oferecer um canal de comunicação com os estudantes, para oportunizar orientação e apoio emocional com vista à saúde mental, ajustamento e adaptação no ambiente estudantil.

O Núcleo de Atenção ao Estudante vem atender a necessidade de conhecer melhor os estudantes que necessitem de um acompanhamento mais próximo pela instituição de ensino e assim oferecer o apoio necessário para que consigam concluir seus estudos, bem como superar problemas que causem dificuldades no desempenho acadêmico. A professora Simone David está à frente deste projeto, e disponibiliza seu contato através do Teams (Chat da professora) para atender aos alunos que queiram receber atendimento. Após o envio de mensagem pelo estudante, será feito o agendamento para atendimento no NAE, que poderá ser presencial ou através de reunião no próprio Teams. Com a participação de instituições parceiras de formação em Psicologia, poderá ser feito o encaminhamento dos estudantes que desejarem acompanhamento psicológico.

O atendimento ocorrerá às quartas-feiras, das 13h às 15h, e às sextas-feiras, das 9:45 às 11h, mediante o agendamento prévio.