Mais um Professor Doutor na FATEC-RL

Thames Silva conclui doutorado em Engenharia de Produção

por Equipe Web, em 01/07/2019

Em 19 de junho de 2019, na presença dos colegas Júlio César Raimundo e Eveline Cavalcante, também docentes na FATEC Rubens Lara, o prof. Thames Richard Silva doutorou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (UNIP), com a tese: "Proposta de Procedimento para Avaliação da Sustentabilidade de Operações e Processos da Produção (ASUPRO): Transporte da soja no Brasil como estudo de caso".
Seu trabalho propõe um procedimento para avaliação da sustentabilidade de operações e processos da produção, considerando os três pilares da sustentabilidade (ambiental, econômico e social). O procedimento orienta o analista no planejamento da avaliação estabelecendo as fronteiras da pesquisa, na identificação e escolha dos indicadores ligados aos três pilares, na utilização de metas e objetivos a serem alcançados e nas possíveis melhorias a serem implantadas em cada sistema, visando o aumento da sustentabilidade. Tal procedimento, vale ressaltar, pode servir como importante instrumento para o setor público e privado na destinação de recursos.
Um dos frutos dessa pesquisa é o artigo "Sustainability assessment procedure for operations and production processes (SUAPRO)", publicado na revista internacional "Science of the Total Environment", com Qualis A1 pela CAPES.
Parabéns ao nosso mais recente doutor, que atua nos cursos de Logística e Gestão Portuária!