Mascote da FATEC-RL ganha versão gamificada

Gato Branco retorna à identidade visual da faculdade

por Equipe Web, em 29/02/2020

O aluno Leandro Charleaux, do segundo ciclo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FATEC-RL, foi convidado pela Equipe Web a participar de uma importante missão para este semestre: trazer a memória afetiva do nosso querido gato Branco, mascote da faculdade por vários anos e nosso ex-vizinho de bairro, para a identidade visual da nossa faculdade, agora em novo prédio.

O Branco já não nos faz mais companhia diariamente, devido à mudança de endereço, mas está na lembrança de muitos alunos veteranos e pode agora preencher a imaginação dos novos alunos que não o conheceram pessoalmente. Ele faz parte da nossa história e queremos manter sua imagem em nossas mídias, mas já com um ar renovado e atual.

Esse projeto de digitalização e gamificação do mascote começou no ano passado, com a preciosa contribuição de dois alunos do curso de Sistemas para Internet, João Henrique Rodrigues, responsável pelos primeiros desenhos à mão, e Karoline Teodoro, que esboçou a primeira versão digital. À época se pensava em criar um mascote inteiramente novo, ideia logo abandonada porque pareceria injusto com nosso mascote original.

Neste semestre, graças a mais encontros felizes com alunos dispostos a ajudar, nossa proposta do Branco tornou-se concreta, em razão, principalmente, das habilidades técnicas e estéticas do autor Leandro, Bacharel em Administração e docente há alguns na disciplina de Educação Tecnológica em escolas particulares, bem como nos cursos de Criação de Games e Robótica, para crianças e jovens. Suas experiências profissionais anteriores na educação pública, na gestão administrativa e de contas, nas áreas de back office, vendas e manutenção de máquinas de grande porte certamente alimentaram sua sensibilidade, mas são nos seus trabalhos como Designer Gráfico, realizados em conciliação com a docência, que ela mais transparece.

"Essa é uma paixão desde pequeno que, apesar de não ter virado profissão, já rendeu logotipos para diversos fins e até tatuagens. Me sinto honrado com esse desafio de recriar o mascote Branco e demonstrar o sentimento que o Fatecano tem por ele. Espero poder representar a todos com minhas ideias".

Está feito! O projeto de gamificação se inicia e ainda renderá ótimos frutos para toda a comunidade. Aguardem!

Nestes links é possível conhecer mais do trabalho de Leandro como designer:

Nossa gratidão ao seu voluntarismo e ao seu profissionalismo!