Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify

Nota de Apoio e Solidarização.

por Priscilla Oliveira, em 03/09/2018

A Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista Rubens Lara, vem por meio desta nota, em nome da direção do Professor Dr. Jorge Monteiro Júnior, equipe técnica, docentes e alunos, prestar solidariedade aos acontecimentos inenarráveis ao Museu Nacional, que pegou fogo na cidade do Rio de Janeiro e ficou completamente destruído.

Um incêndio de grandes proporções, atingiu o maior museu de história natural da América Latina, e continha itens únicos em seu acervo. Foram mais de 20 milhões de peças, entre elas, Luzia, o esqueleto mais antigo das Américas, peças de etnologia indígena brasileira, vindas do povo Tikuna, o trono de Daomé, dado a Dom Pedro II em uma visita ao Egito, sarcófagos com múmias em estado conservado, esqueletos do maior bicho preguiça, assim como, da maior baleia jubarte e fósseis de dinossauros. O documento original da Lei Áurea e o decreto da Independência do Brasil, foram extintos no fogo.

A partir das primeiras veiculações da notícia, a instituição se viu na obrigação de refletir sobre o caso, assim como o museu, somos uma organização pública e procuramos com muito trabalho manter uma educação de qualidade e estrutura sólida, seguindo confiantes num futuro onde, a história e seus elementos nos dê embasamento para novas descobertas.

Nós, brasileiros, perdemos 200 anos de história em poucas horas. O futuro foi às cinzas...