Programa de Iniciação Científica da Fatec Rubens Lara

Edição 2024-2025

por Equipe Web, em 06/06/2024

A Comissão de Iniciação Científica da Fatec Rubens Lara divulga o edital do Programa de Iniciação Científica (PIC) para o ciclo 2024/2025. O programa é direcionado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos estudantes de graduação, oferecendo uma oportunidade de aprendizagem e de contribuição significativa para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Links de inscrição:
  Inscrição do Projeto no PIC-BS - EDITAL 01-2024-1

• Cadastro Docente no PIC-BS - Edital 01 - 2024-1

Requisitos e Compromissos

Do(a) estudante:

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Fatec Rubens Lara e ser indicados por um orientador;
  • Estar cursando do 2º ao 5º ciclo letivo no momento da submissão do projeto;
  • Ter bom desempenho acadêmico;
  • Disponibilizar tempo livre para as atividades de pesquisa, sendo no mínimo 10 horas semanais para pesquisadores voluntários;
  • Manter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;
  • Seguir rigorosamente o cronograma do projeto de pesquisa, respeitando a ética na produção do conhecimento;
  • Participar de apenas um projeto de pesquisa;
  • Coletar, organizar e sistematizar dados conforme o projeto;
  • Participar de visitas técnicas e eventos científicos relacionados ao projeto;
  • Apresentar produção científica em eventos da área;
  • Referenciar a Fatec Rubens Lara e a condição de bolsista nas publicações e trabalhos apresentados;
  • Apresentar relatórios semestrais da pesquisa em andamento;

Do(a) orientador(a):

• Ser pesquisador com, no mínimo, titulação de mestre e produção científica recente;
  • Ser professor por tempo indeterminado;
  • Escolher alunos com perfil e desempenho compatíveis com as atividades de pesquisa;
  • Elaborar e supervisionar o plano de atividades dos alunos;
  • Aferir a frequência e a carga horária semanal dos alunos;
  • Orientar todas as fases do projeto, incluindo a elaboração de relatórios e publicações científicas;
  • Publicar ou apresentar resultados junto aos alunos, mencionando a Fatec Rubens Lara;
  • Participar das reuniões convocadas pela Comissão do PIC e atender aos compromissos estabelecidos.

Submissão de Projetos

Os projetos devem ser submetidos online no formato PDF. Cada professor pode apresentar até dois projetos por edital. Os alunos podem se inscrever em apenas um projeto. O cronograma de inscrição e avaliação está descrito no edital.

Avaliação dos Projetos

Os projetos inscritos serão avaliados conforme critérios técnicos e científicos estabelecidos pela Comissão de Iniciação Científica. A avaliação considerará a coerência dos objetivos, metas, metodologias, atividades e resultados esperados, além da contribuição tecnológica e impacto socioeconômico.

Período da Pesquisa

Os projetos terão duração máxima de 12 meses, admitindo-se uma renovação por igual período.

Leia atentamente ao edital para mais detalhes:

Downloads: