Rodrigo Peixoto desenvolve sistema para o projeto Nova Era – Terceira Idade

Aluno relata os desafios e motivações que o levaram à construção do sistema

por Equipe Web, em 01/07/2020

Motivado a trazer uma nova identidade e desenvolver novos recursos, nosso aluno de ADS, Rodrigo Araújo Peixoto, criou um sistema com o intuito de aprimorar a organização e o funcionamento do projeto Nova Era, que tem como objetivo principal a aplicação de uma metodologia voltada à terceira idade.

Rodrigo conta que o primeiro contato com o projeto foi através da professora, Nadia Cristina Balduino Andrade dos Santos, que apresentou os diversos benefícios que os idosos adquirem e de que forma é possível auxiliá-los na obtenção de uma vida social mais ativa. “Eu gostei muito do projeto e como tinha perdido meus avós fazia pouco tempo, me comoveu bastante”. Após sua familiarização com os recursos utilizados na organização das informações dos alunos, foi observada a necessidade de um sistema, que se tornaria, futuramente, imprescindível para o andamento do projeto. “Eu já tinha algum conhecimento em criação de sites, sabia um pouco de banco de dados e tinha uma boa noção de php, então me propus a fazer o sistema para ajudar nessa causa tão nobre”.

O sistema foi desenvolvido, primariamente, em php, sem a utilização de Frameworks, contendo apenas o cadastro dos alunos e um simples mecanismo de busca. Após um processo de reconstrução, foram adicionadas novas funcionalidades e recursos, tornando-o mais robusto e seguro. “Resolvi refazer o sistema todo com uma infraestrutura mais profissional, acrescentando novas funcionalidade e mais segurança ao sistema, reformulando o banco de dados e desenvolvendo esse novo sistema com o Laravel, que é um Framework php que o mercado usa para construir sistemas mais robustos”.

Atualmente, o sistema conta com diversos mecanismos de cadastramento de alunos e professores, de acordo com os seus respectivos cursos e turmas, matrículas, área de estatísticas e emissões de certificados ao final do curso. O próximo passo atingido será a reformulação e a integração do sistema com o site, possibilitando cadastros através da internet e facilidade de acesso pelos alunos, que poderão conferir informações e novidades do projeto.

Sobre os desafios, o aluno relata que houve dificuldades em relação à conciliação do tempo para a construção e manutenção do site e das tarefas acadêmicas. Porém, com dedicação, comprometimento e estudo, foi possível entregar um produto de qualidade capaz de aprimorar o funcionamento e organização do projeto. “Isso me deu uma ótima base para saber como é a criação de um projeto desde o banco de dados até a entrega final do produto. Foi gratificante quando a professora começou a usar o sistema e disse que estava ótimo e estava ajudando, fiquei muito feliz”.

Com orgulho do trabalho realizado, Rodrigo expressa imensa gratidão e emoção ao presenciar, durante sua participação em aulas do projeto, todos os idosos alcançando seus objetivos. “A felicidade dos idosos ao conseguirem realizar as atividades era muito emocionante, esse é um projeto de muito valor. A professora Nádia é uma ótima professora que me ajudou bastante nessa caminhada com dicas e sugestões, além da oportunidade de ter me deixado executá-lo”.