IX Maratona de Programação da Fatec Rubens Lara

por , em 05/05/2018 INSTITUCIONAL

Por Priscila Sorensen - Equipe Web

Aconteceu neste sábado, dia 5 de maio, a IX Maratona de Programação da Fatec Rubens Lara. Com 13 equipes inscritas, a competição foi acirrada até a sua finalização, com três grupos empatados com quatro questões corretas. O tempo de realização das tarefas foi o fator de desempate, e consagrou a equipe Pied Piper como vencedora desta Maratona. Ficaram em segundo lugar Type Miss Match, compostas pelos fatecanos Andrew Ribeiro Fraga, Mateus Vilione Braz Lima e Tamires Tavares dos Anjos, e terceiro lugar Romefeller formada, por também fatecanos, Allan Alencar de Carvalho, Felipe Lourenço e Patrick Augusto.

A equipe Pied Piper, composta pelos alunos Leonardo Amorim, Luis Durante e Victor Moreno, todos alunos do primeiro semestre da Unisantos.  Sabendo da Maratona através de um aluno fatecano, resolveram participar e aproveitaram a oportunidade para conhecer melhor a nossa faculdade. Eles realizaram todas as tarefas em python, gostaram e elogiaram a estrutura do evento, a dificuldade das provas, além da descontração do ambiente.

Segundo o professor Ciro Cirne, responsável pelo evento, o evento supriu todas as expectativas, considerando que a atividade em equipe, e o tempo limitado para os desafios, levam os estudantes a se tornaram melhores profissionais, pois eles precisam de muita concentração para manter um raciocínio lógico coerente. As tarefas idealizadas por Ciro, e outro professor da instituição, têm intuito de pegar problemas cotidianos, e situações presentes no dia a dia, para ambienta-los e tentar tornar aquele exercício mais próximo da realidade do aluno. “A ideia é estimula-los a desenvolver o raciocínio lógico, aprofundar conhecimentos em programação. Eles estão em um curso de tecnologia e programar é fundamental”, explicou Cirne.

Ana Júlia Bravo, aluna do 5º ciclo de Sistemas para Internet, participou pela primeira vez da Maratona, e achou as tarefas muito difíceis, e bem diferentes das apresentadas na sala de aula, mas concluiu que a experiência foi muito boa. Ela gostou dos exercícios serem com cenários atuais, destacando a adrenalina que é participar de uma competição de programação. Já, Felipe Lourenço é um veterano, formado em Sistemas pra Internet, e agora aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ele só não participou de uma das edições, e não lembra exatamente quantas já ganhou.

Com toda sua experiência, Felipe acredita que esta edição foi a mais disputada por ter alunos de outras instituições, o que não é muito comum, mas que demonstra todo potencial da Maratona de Programação da Fatec. Observando que nível da dificuldade dos exercícios foi mais alto, que as edições anteriores, fazendo com que a disputa fosse mais acirrada. "Alguns exercícios exigem uma capacidade cognitiva muito maior, e um raciocínio amplo, e isso é que torna a maratona tão competitiva”, concluiu. Destacou ainda que é uma oportunidade para os alunos de tecnologia aplicar o que aprenderam no curso, de uma forma divertida e prática.

Agora o aluno do 6° ciclo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mateus Recouso Cardoso, chamou a atenção por participar da maratona sozinho. Mas não porque não gosta de trabalhar em equipe, seu companheiro não pode comparecer ao evento e mesmo assim Mateus disputou ficando em 4° lugar. Em sua segunda participação, desenvolvendo em haskell, lamentou estar só por que elevou ainda mais o nível das tarefas, salientando a importância de se trabalhar em equipe nesse tipo de competição.

Mesmo para aqueles que iriam ficar apenas na torcida, não resistiram e tentaram resolver as questões no caderno, esse foi o caso das alunas do 1º ciclo de Sistemas para Internet, Mayra Catharino e Irianne Sedkey. Elas contaram que não conhecem nenhuma das linguagens que poderiam ser utilizadas na maratona, mas já confirmaram presença na próxima edição.

Para conferir outras fotos do evento, visite o álbum de Fotos da IX Maratona de Programação no Facebook.

Vencedores:

1º Lugar: Pied Piper - Leonardo Amorim, Luis Durante e Victor Moreno

2º Lugar: Type Miss Match – Andrew Ribeiro Fraga, Mateus Vilione Braz Lima e Tamires Tavares dos Anjos

3º Lugar: Romefeller - Allan Alencar de Carvalho, Felipe Lourenço e Patrick Augusto