Redes Sociais e a busca pelo emprego

por , em 15/05/2018 INSTITUCIONAL

Por Daniela Nascimento - Equipe Web

 

As Redes Sociais modificaram nosso dia a dia, as relações pessoais e inclusive as profissionais, você já pensou que dentro dessas redes, podem ser traçadas e julgadas seus gostos, hábitos e até seu jeito de viver, e que isto pode intervir na sua vida profissional negativamente.

Quase que esquecemos que o modo que nos comportamos dentro da internet pode aumentar a possibilidade daquele tão sonhado estágio ou emprego, e até mesmo nos desclassificar de um processo seletivo.  Muito provável a questão de liberdade de expressão veio a sua cabeça e que seu perfil é privado, porém seu perfil é um espaço público-privado, e suas postagens refletem parte do seu comportamento. E mesmo com o perfil profissional, como o Linkedin, a verdade é que a única pessoa que faz essa separação é você.

Muito provável, que antes da entrevista presencial, o recrutador tenha visto suas redes sociais, então é hora de alinhar todos seus perfis para que o reflexo delas seja algo positivo não só para sua futura entrevista, e sim para toda sua rede.  Primeiro configure suas postagens, o que pode ser de alcance publico e aquelas que estão limitas a apenas seus amigos. Quando for compartilhar qualquer informação, pesquise se ela é verídica, sabemos que boatos e noticias falsas tornam-se um uma bomba relógio na internet.

Cuidado com os comentários públicos, ser ofensivo nas postagens dos outros pode trazer uma imagem que às vezes não condiz com a realidade. Se sentir incomodado, chame a pessoa no privado e converse por lá, o respeito é a chave de tudo.

Para que os recrutadores não tenham uma imagem dúbia tente tornar seus perfis os mais homogêneos possíveis, coloque seus dados profissionais, conquistas, certificados, novo emprego, metas e metas, na sua rede pessoal do Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram entre outros. Fazendo isso as pessoas poderão ver que seu perfil pessoal também é profissional e isso poderá te abrir muitas portas.