LinkedIn e a procura do primeiro emprego

por , em 29/05/2018 INSTITUCIONAL

Por Daniela Nascimento - Equipe Web

Para quem está em busca do primeiro emprego, e até mesmo buscando uma recolocação profissional, o LinkedIn é uma boa ferramenta de chamar a atenção de recrutadores.  Por isso é importante manter um perfil atualizado e saber quais são as funcionalidades da rede.

Use uma foto adequada afinal é a primeira coisa que as pessoas verão do seu perfil. É importante escolher uma imagem de acordo com a sua profissão, evitando óculos escuros, ou aquelas fotos cortadas com outras pessoas em volta. Usar um fundo neutro, com boa iluminação é o ideal para tirar sua nova foto, caso você não tenha.

Não esqueça de personalizar a URL do seu perfil, colocando seu nome simplifica as buscas e fica melhor para colocar em seu currículo fora da rede.  Atualize todos seus dados, e deixe claro qual é seu objetivo profissional. O LinkedIn funciona por busca de palavras-chaves, então evite frases como “Em busca de ...”, e use termos como “Estudante de ...”. Caso você não tenha experiências profissionais, fale de suas realizações e projetos acadêmicos, das experiências como intercâmbio ou voluntariado e dos cursos relacionados à sua área.

Faça o resumo, não o preencha com pressa, faça uma apresentação para mostrar seus interesses profissionais, incluindo palavras chaves relacionadas à sua área e ao cargo pretendido. Se você tiver conhecimentos sólidos em outra língua, inclua uma apresentação no seu segundo idioma.

Agora é estabelecer uma boa rede de contatos para networking, faça conexões com colegas de sala e professores, e siga páginas de empresas do seu interesse. Evite fazer conexões aleatórias, priorize a qualidade da sua rede, e ao enviar um pedido, mande uma mensagem personalizada. Interaja no seu perfil, troque experiências, compartilhe conteúdo relevante, e faça comentários.

Ao usar o LinkedIn não esqueça que ele é uma ferramenta para obtenção de oportunidade profissional e de desenvolvimento, por isso muito bom senso ao interagir, evite assuntos polêmicos, e atenha ao máximo aos seus objetivos.

LinkedIné uma rede social de negócios fundada em dezembro de 2002 e lançou em 5 de maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões, de uma forma que outros profissionais da mesma empresa possam endossar, dando credibilidade ao conteúdo. (Fonte: Wikipédia)

LinkedIn e a procura do primeiro emprego

por , em 29/05/2018 INSTITUCIONAL