Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube

Quais as diferenças entre Gestão Portuária e Logística?

Entenda cada curso e faça sua escolha!

por Equipe web , em 13/05/2019 LOG

Os cursos de Gestão Portuária e Logística possuem turmas de manhã e à noite, capacitam seus alunos em língua inglesa e formam um profissional muito desejado no mercado de trabalho, que, por sinal, está bastante promissor. Mas, apesar dessas afinidades, eles têm diferenças que vale a pena conhecer para que você faça a escolha certa! Vamos lá?

Gestão Portuária

A Fatec Baixada Santista é a única faculdade pública que oferece esse curso no Brasil. A matriz curricular está bem atualizada em relação às demandas tecnológicas do mercado portuário, principalmente do setor produtivo que utiliza o Porto de Santos. Um exemplo é a simulação de operações com utilização do software Arena, acessível aos alunos.

O gestor portuário pode atuar nas áreas de logística empresarial e internacional, comércio exterior e setor portuário, no desenvolvimento do conhecimento de operações marítimas; granel sólido, carga geral e granel líquido; economia; gestão de pessoas; custos e tributos em portos e comércio exterior; saúde e segurança; e outras mais.

Logística

O cenário econômico atual exige que a logística esteja integrada às outras áreas produtivas, não devendo mais ser vista como um setor que fica em segundo plano. Por isso, o curso prepara o aluno para atender a vagas nos mais diversos segmentos (industrial, alimentício, hospitalar, humanitário, de transportes, de varejo, entre outros), por meio do estudo de processos personalizados e tecnologias aplicadas, como customer service, big data, transporte autônomo e compartilhado, inovação nos armazéns logísticos, RFID, sustentabilidade e e-commerce.

O tecnólogo em Logística pode atuar como Gerente ou Supervisor de Cadeia de Suprimento, Gerente de Operações, Analista de Resultados das Operações Logísticas, Analista de Rotas e Meios de Transporte, entre outras possibilidades, que incluem habilidades de negociação com fornecedores e clientes, de organização dos custos, tempo e armazenagem de mercadorias.

Já decidiu?

E aí? Decidiu qual curso tem mais a sua cara? Lembre-se também de que é possível fazer os dois! Você pode complementar sua formação, validando algumas matérias já feitas, e terminar o segundo curso em menos tempo!
O que está esperando? Compartilhe também essa informação com seus amigos!
Bom vestibular!