Transformação Digital e o Novo Modelo do Profissional de TI

por , em 15/05/2018 INSTITUCIONAL

Por Daniela Nascimento - Equipe Web

Já ouviu falar de Transformação Digital? Essa revolução já está acontecendo, além influenciar nossa vida pessoal, a tecnologia afeta todos os setores empresariais. Esse é o processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

Com a combinação das redes, mídias sociais, a consolidação das aplicações mobile, e tecnologia em nuvem, as empresas precisam guiar suas áreas de negócios por este terreno, para alavancar seu desempenho e alcance. Hoje temos a disposição ferramentas de analise, que podem potencializar um negócio e criar novas oportunidades.

Essa revolução trouxe à tona a importância da experiência do cliente, onde as empresas procuram entender o comportamento do seu publico alvo, investindo em conhecê-los, potencializando suas ações de marketing, e oferecendo um produto mais assertivo.

Transformando o meio, os profissionais de tecnologia devem estar atentos à nova demanda do mercado. O profissional antigo apenas implementava requisitos, e que não precisava interagir com seu cliente já não existe mais.  Hoje essa atuação deve ser mais incisiva, e que o atendimento a esta demanda seja mais ágil e customizado.

O recomendado é que profissionais e estudantes busquem especialização de curta duração que abordem novas capacidades e tecnologias. Diferente da formação que estávamos acostumados, uma especialização de dois anos já corre o risco de se tornar desusada antes mesmo de sua conclusão, impedindo o profissional de testá-la no mercado de trabalho.

Um exemplo das metodologias de desenvolvimento atuais está o Agile, no qual o desenvolvimento é realizado por etapas e testado constantemente. Mas lembrando de que não é preciso esquecer seu conhecimento adquirido ao longo dos anos, mas somar a essa bagagem as necessidades do negócio atendido.

Você já está se atualizando para Transformação Digital? Conte para gente sua experiência ou dê uma sugestão para o próximo artigo

Transformação Digital e o Novo Modelo do Profissional de TI

por , em 15/05/2018 INSTITUCIONAL