Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify
1° ciclo
  • Administração geral | AAG-001 +

    Objetivo:

    Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais. Identificar os processos gerenciais mais comuns das organizações.

    Ementa:

    Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo. Conceito de Administração e funções administrativas. Processos Gerenciais.

  • Algoritmos e lógica de programação | IAL-002 +

    Objetivo:

    Iniciar a formação em programação de computadores por meio de uma linguagem facilitadora do aprendizado de algoritmos, preferencialmente alguma uma linguagem de amplo emprego no mercado

    Ementa:

    Conceitos básicos sobre algoritmos e métodos para sua construção. Tipos de dados e variáveis. Álgebra booleana. Estruturas fundamentais de programas: sequencial, condicional e com repetição. Funções. Variáveis compostas homogêneas: vetores e matrizes.

  • Arquitetura e Organização de Computadores | IAC-001 +

    Objetivo:

    Compreender a Arquitetura e Organização de Computadores.

    Ementa:

    Bases numéricas e codificação de dados. Introdução à lógica digital. Conceitos Básicos de Arquitetura Computacional: primeira, segunda, terceira e quarta geração de computadores, processador, canais, periféricos, Modo de Endereçamento, Tipo de Dados, Conjunto de Instruções, interrupções. Sistemas paralelos. Sistemas Operacionais: conceitos e funções. Linguagens e ferramentas. Organização de arquivos. Bancos de Dados: Conceitos e tipos de organização. Teleprocessamento e Redes: Conceitos.

  • Inglês I | LIN-100 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos da Língua inglesa objetivando desenvolver as quatro habilidades, reading, listening, writing e speaking. Apoiar as atividades de construção de blogs e sítios Internet previstas para o semestre.

    Ementa:

    Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Laboratório de Hardware | IHW-100 +

    Objetivo:

    Conhecer e aplicar conhecimentos para diagnóstico e solução de problemas em computadores.

    Ementa:

    Componentes da placa mãe, alimentação, memória e processador. Instalação e configuração de HD, instalação e utilização de placas, periféricos e dispositivos de hardware. Instalação, configuração e otimização de sistema operacional. Manutenção preventiva e corretiva de hardware e software.

  • Matemática discreta | MMD-001 +

    Objetivo:

    Apresentar os fundamentos da matemática aplicada ao contexto do curso.

    Ementa:

    . Lógica formal. Teoria dos conjuntos. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Relações. Funções. Análise Combinatória

  • Programação em Microinformática | ILM-001 +

    Objetivo:

    Programação e personalização de aplicações em processador de texto, planilha eletrônica e Banco de dados. Criação e uso de variáveis, configuração de componentes: botões, caixas de texto, botões de opção, caixas de listagem e combinação. Tratamento a eventos.

    Ementa:

    Conhecer e aplicar recursos de programação orientada a eventos para personalizar aplicativos de escritório (editor de textos, planilhas e Banco de dados).

2° ciclo
  • Comunicação e Expressão | LPO-001 +

    Objetivo:

    Identificar os processos linguísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar coerência e coesão do texto.

    Ementa:

    Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.

  • Contabilidade | CCG-001 +

    Objetivo:

    Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras.

    Ementa:

    Fundamentos de Contabilidade. Demonstrações contábeis. Participações societárias e variações do patrimônio líquido. Análise econômico-financeira.

  • Cálculo | MCA-002 +

    Objetivo:

    Compreender e aplicar os conceitos fundamentais do cálculo em diversas áreas.

    Ementa:

    Função real de variável real. Limites e continuidade. Derivadas. Aproximação de funções. Integrais de Reimann. Métodos de integração. Aplicação de cálculo integral. Função real a mais de uma variável real. Derivadas parciais. Diferencial total. Elementos de equações diferenciais.

  • Engenharia de Software I | IES-100 +

    Objetivo:

    Solucionar problemas utilizando a lógica de programação e a implementação de programas por meio de uma linguagem de programação.

    Ementa:

    Objetivos, conceitos e evolução da Engenharia de Software. Paradigmas de desenvolvimento de software. Evolução das metodologias de sistemas e suas principais técnicas. Processo de desenvolvimento de software. Modelos de software. Ciclo de vida. Qualidade de software e seus modelos. Melhores práticas no desenvolvimento de software.

  • Inglês II | LIN-200 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as atividades de construção de blogs e sítios Internet previstas para o semestre

    Ementa:

    Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa

  • Linguagem de Programação | ILP-010 +

    Objetivo:

    Solucionar problemas utilizando a lógica de programação e a implementação de programas por meio de uma linguagem de programação.

    Ementa:

    Variáveis, constantes, operadores e expressões. Comando de desvio. Controle de malhas. Vetores e ponteiros. Funções de biblioteca. Estruturas, uniões e tipos definidos pelo usuário. Manipulação de arquivos.

  • Sistemas de Informação | ISI-002 +

    Objetivo:

    Conhecer os principais sistemas de informações da organização e identificar usuários e componentes. Correlacionar a importância dos sistemas de informações com a estratégia organizacional e a tomada de decisões.

    Ementa:

    Estudos de conceitos básicos de Sistemas de Informações. Estudo das aplicações dos Sistemas de Informações nas organizações. Potencial estratégico dos Sistemas de Informações para o negócio. Perspectivas do uso dos Sistemas de Informações no suporte a Processos Gerenciais nas organizações. A Tecnologia da Informação como infra-estrutura para os sistemas de informações.

3° ciclo
  • Economia e Finanças | CEF-100 +

    Objetivo:

    Compreender o ambiente econômico-financeiro das organizações.

    Ementa:

    O mercado e preços. Oferta e demanda. Equilíbrio de mercado. A unidade de produção, seu funcionamento e a integração no sistema econômico. Mercados financeiros. Cálculos financeiros básicos. Capitalização, amortização e métodos equivalentes para a seleção de alternativas. Valor presente, taxa interna de retorno. Depreciação. Análise de Investimentos. Análise sob condições de risco e incerteza.

  • Engenharia de Software II | IES-200 +

    Objetivo:

    Aplicar um processo de desenvolvimento de software, ênfase na definição e elicitação dos requisitos.

    Ementa:

    Contexto atual das empresas em relação aos projetos de tecnologia de informação. Modelagem de Negócio para o desenvolvimento de software. Conceitos, evolução e importância da Engenharia de Requisitos. Entendendo e analisando os problemas e as necessidades dos usuários, clientes e envolvidos no projeto. Técnicas de elicitação. Requisitos, seus tipos e matriz de rastreabilidade. Definição do sistema a partir dos requisitos. Gerenciamento de requisitos.

  • Estatística Aplicada | MET-100 +

    Objetivo:

    Conhecer e aplicar conhecimentos de Estatística e desenvolver aplicativos para essa área.

    Ementa:

    Distribuições de frequências. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Probabilidade. Distribuições: binomial, normal, Poisson. Amostragem. Testes de hipótese. Regressão e modelo de regressão. Desenvolvimento e implementação de algoritmos através de programas de computador para resolução de exercícios.

  • Estruturas de dados | IED-001 +

    Objetivo:

    Aprofundar conhecimentos sobre criação e manipulação de tipos abstratos de dados: listas, pilhas, filas e árvores.

    Ementa:

    . Revisão dos conceitos básicos de tipos abstratos de dados. Pilhas, filas, alocação dinâmica, recursividade, listas encadeadas, tabelas de espalhamento e árvores. Aplicações das estruturas de dados em problemas computacionais.

  • Inglês III | LIN-300 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as atividades de construção de blogs e sítios Internet previstas para o semestre.

    Ementa:

    Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmicoprofissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Interação Humano Computador | IHC-001 +

    Objetivo:

    Aplicar os conceitos de usabilidade de software.

    Ementa:

    Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Fundamentos Teóricos em Interação Humano-Computador, Usabilidade, Comunicabilidade, Acessibilidade, Design de Interação, Processo de Design de Interação, Projeto, Construção e avaliação de interfaces.

  • Sistemas Operacionais I | ISO-100 +

    Objetivo:

    Compreender os conceitos e funcionalidades dos Sistemas Operacionais.

    Ementa:

    Introdução a Sistemas Operacionais. Estrutura dos Sistemas Operacionais. Processos e Threads. Gerencia de Processos. Sincronização de Processos Concorrentes. Gerenciamento de Memória. Memória Virtual. Sistemas de Arquivos. Gerência de Dispositivos. Tópicos Complementares. Estudos de caso.

  • Sociedade e Tecnologia | HST-002 +

    Objetivo:

    Refletir sobre os impactos da Tecnologia da Informação na Sociedade Contemporânea.

    Ementa:

    Comunicação e Informação – conceitos e implicações no mundo contemporâneo; Da Cultura de Massa à Cultura Digital – novas formas de socialização da informação e novos desafios na comunicação. Tecnologia e Sociedade - Problemas humanos e sociais referentes à utilização da tecnologia da informação e da computação: aspectos humanos da segurança e privacidade das informações e aspectos econômicos e éticos da utilização dos computadores.

4° ciclo
  • Banco de Dados | IBD-002 +

    Objetivo:

    Entender fundamentos, arquitetura e técnicas de projeto e implementação de banco de dados.

    Ementa:

    Conceitos de Base de Dados. Modelos conceituais de informações. Modelos de Dados: Relacional, Redes e Hierárquicos. Modelagem de dados - conceitual, lógica e física. Teoria relacional: dependências funcionais e multivaloradas, formas normais. Restrições de integridade e de segurança em Banco de Dados Relacional. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados – objetivo e funções. Linguagens de declaração e de manipulação de dados.

  • Engenharia de Software III | IES-300 +

    Objetivo:

    Conhecer e aplicar padrões ao processo de software. Mapear modelos de representação.

    Ementa:

    Conceitos, evolução e importância de arquitetura de software. Padrões de Arquitetura. Padrões de Distribuição. Camadas no desenvolvimento de software. Tipos de Arquitetura de Software. Visões na arquitetura de software. Modelo de Análise e Projetos. Formas de representação. O processo de desenvolvimento. Mapeamento para implementação. Integração do sistema. Testes: planejamento e tipos. Manutenção. Documentação.

  • Inglês IV | LIN-400 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as atividades do semestre, inclusive na elaboração dos artigos técnicos.

    Ementa:

    Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica | TTG-001 +

    Objetivo:

    O aluno deverá ser capaz de participar de discussões e negociações em contextos sociais e empresariais, destacando vantagens, desvantagens e necessidades. Preparar-se para participar de entrevistas de emprego presenciais e por telefone. Compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área. Redigir cartas e e-mails comerciais, relatórios e currículos. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua.

    Ementa:

    Consolidação da compreensão e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e estruturas Básicas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio- culturais da língua inglesa.

  • Programação Orientada a Objetos | ILP-007 +

    Objetivo:

    Implementar de softwares com o uso de uma linguagem de programação orientada a objetos.

    Ementa:

    Conceitos e evolução da tecnologia de orientação a objetos. Limitações e diferenças entre o paradigma da programação estruturada em relação à orientação a objetos. Conceito de objeto, classe, métodos, atributos, herança, polimorfismo, agregação, associação, dependência, encapsulamento, mensagem e suas respectivas notações na linguagem padrão de representação da orientação a objetos. Implementação de algoritmos orientados a objetos utilizando linguagens de programação. Aplicação e uso das estruturas fundamentais da orientação a objetos.

  • Programação para Mainframe | ILP-507 +

    Objetivo:

    Criar aplicações em ambiente de grande porte.

    Ementa:

    Introdução e operação do ambiente computacional de grande porte (mainframe). Estrutura de um Programa COBOL. Variáveis. Operadores Aritméticos. Comandos. Tabelas em COBOL. Programa Estruturado. Arquivos. Sort Interno. Relatórios. Acesso ao Banco de Dados. Comandos para Programação On-line COBOL CICS. Desenho de Telas. Arquitetura de programação.

  • Sistemas Operacionais II | ISO-200 +

    Objetivo:

    Utilizar um sistema operacional (instalar, configurar e operar).

    Ementa:

    Apresentação de um sistema operacional específico utilizado em ambiente corporativo. Requisitos de hardware para instalação do sistema. Processo de instalação, personalização, operação, administração e segurança sobre o sistema operacional focado. Elaboração de projetos de seleção e implantação de um sistema operacional.

5° ciclo
  • Inglês V | LIN-500 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as demais atividades dos estudantes na criação de sítios Internet.

    Ementa:

    Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmicoprofissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Laboratório de Banco de Dados | IBD-100 +

    Objetivo:

    Implementar soluções de Banco de Dados por meio de tecnologias emergentes.

    Ementa:

    Tecnologias emergentes de mercado que serão aplicadas em laboratório.

  • Laboratório de Engenharia de Software | IES-301 +

    Objetivo:

    Implementar um software aplicando conhecimentos de engenharia de software, programação e gerência de projetos.

    Ementa:

    Desenvolvimento de um software utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A elaboração deve abordar as disciplinas de requisitos, análise e projeto, implementação, implantação e gerência de projetos. O processo de desenvolvimento, assim como a técnica fica a critério de acordo entre professor e aluno.

  • Linguagem de programação III | ILP-530 +

    Objetivo:

    Desenvolver aplicações em Java.

    Ementa:

    Revisão dos conceitos de orientação a objetos e seu mapeamento para uma linguagem de programação. Classe Abstrata. Persistência de classes. Interfaces. Threads. Desenvolvimento de Interface com o usuário – WEB e Cliente-Servidor. Entrada e Saída. Acesso a banco de dados. Internacionalização.

  • Programação Linear e Aplicações | MPL-001 +

    Objetivo:

    Reconhecer e aplicar os conhecimentos sobre programação linear. Desenvolver aplicativos.

    Ementa:

    Programação Linear. Matrizes. Sistemas Lineares. Método Gráfico e Método Simples. aplicações.

  • Redes de Computadores | IRC-008 +

    Objetivo:

    Identificar os tipos de redes, cabeamentos e protocolos.

    Ementa:

    Comunicação de Dados. Topologia e Características Físicas de Redes. Redes Locais de Longa Distância. Redes de Alta Velocidade. Protocolos e Serviços de Comunicação. Camadas de Sistemas Abertos. Sistemas Operacionais de Redes. Interconexão de redes. Avaliação de Desempenho. Estrutura e Funcionamento da Internet.

  • Segurança da Informação | ISG-003 +

    Objetivo:

    Compreender e aplicar as melhores práticas de Segurança da Informação de acordo com normas e padrões conhecidos no mercado de TI.

    Ementa:

    Requisitos de segurança de aplicações, de base de dados e de comunicações. Segurança de dispositivos móveis. Políticas de segurança. Criptografia. Firewalls. Vulnerabilidades e principais tecnologias de segurança.

6° ciclo
  • Empreendedorismo | CEE-002 +

    Objetivo:

    Desenvolver plano de negócio para empreendimento em Tecnologia da Informação.

    Ementa:

    Conceitos sobre empreendedorismo. Características e habilidades do empreendedor. O comportamento empreendedor: análise de oportunidades. O processo de geração de idéias e conceito de negócios. Meios para análise de oportunidades e idéias. Estratégia de negócios. Aspectos de planejamento, abertura, funcionamento e gerenciamento de um negócio. Instituições de apoio e financiamento. Desenvolvimento de planos de negócio.

  • Gestão de Equipes | AGR-101 +

    Objetivo:

    Entender os aspectos de gerência de pessoas em equipes de trabalho com foco em resultados

    Ementa:

    Clima e cultura organizacionais, a diversidade e a gestão socialmente responsável. Os principais sistemas voltados à gestão de pessoas e com pessoas. Análise de distúrbios que dificultam desempenho das pessoas em equipe. Avaliação das organizações com pessoal motivado. Melhores práticas de gestão de equipes

  • Gestão de Projetos | AGO-005 +

    Objetivo:

    Conhecer e aplicar técnicas, métodos e ferramentas para uma gestão eficaz de projetos.

    Ementa:

    Definição de projeto segundo concepção difundida pelas melhores práticas de gestão de projetos. Histórico do desenvolvimento do conjunto de conhecimentos de gestão de projetos. Comparação ente o gerenciamento por projetos com o gerenciamento tradicional. O ciclo de vida de um projeto. Os fatores de sucesso e insucesso de projetos e sua mensuração. As nove de conhecimento para a gestão de projetos e seus processos: Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.

  • Gestão e Governança de Tecnologia da Informação | ITI-003 +

    Objetivo:

    Conhecer as técnicas e ferramentas para desenvolvimento de Gestão de TI.

    Ementa:

    Planejamento estratégico e o alinhamento entre o negócio e o uso da TI. Balanced Scorecard do negócio e de TI. Planejamento de sistemas e da infra-estrutura de TI. Governança corporativa e governança de TI. Frameworks de melhores práticas em TI (COBIT, ITIL, NBR- ISO/IEC 17799 e 27001 etc.). Catálogo de serviços de TI e acordo de níveis de serviço (SLA). Custos de TI. Segurança em TI. Auditoria de Sistemas.

  • Inglês VI | LIN-600 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas.

    Ementa:

    Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmicoprofissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Inteligência Artificial | IIA-002 +

    Objetivo:

    Aplicar conceitos de IA.

    Ementa:

    Fundamentos e paradigmas da Inteligência Artificial (IA). Técnicas de IA aplicadas à solução de problemas. Sistemas baseados em conhecimento, planejamento e aprendizagem.

  • Tópicos Especiais em Informática | ITE-002 +

    Objetivo:

    Manter-se atualizado com o estado da arte em TI.

    Ementa:

    Discussão e apresentação de temas atuais da área de Tecnologia da Informação, de interesse à formação dos profissionais. Inovações e aplicações diferenciadas em informática.

  • Ética e Responsabilidade Profissional | HSE-001 +

    Objetivo:

    Discutir e resolver questões como: acesso não autorizado; direitos autorais do software; sistemas críticos com relação à segurança e a responsabilidade social; as doenças profissionais; liberdade de informação, privacidade e censura.

    Ementa:

    Ética; comportamento profissional ético. Moral e Direito. Conceitos, princípios e normas de direito público e privado aplicados à atividade empresarial e ao exercício profissional; legislação de informática.