1° ciclo
  • Administração geral | AAG-001 +

    Objetivo:

    Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais. Identificar os processos gerenciais mais comuns das organizações.

    Ementa:

    Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo. Conceito de Administração e funções administrativas. Processos Gerenciais.

  • Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | TAA-100 +

    Objetivo:

    Enriquecer o processo formativo do estudante. Contribuir para desenvolver o interesse por atividades de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o estudante em atividades de natureza científica ou cultural.

    Ementa:

    Os estudantes deverão cumprir 40 (quarenta) aulas ao longo de todo o curso em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens, etc.), validadas pela Coordenação do Curso.

  • Comunicação e Expressão | LPO-001 +

    Objetivo:

    Identificar os processos linguísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar coerência e coesão do texto.

    Ementa:

    Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.

  • Contabilidade | CCG-001 +

    Objetivo:

    Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras.

    Ementa:

    Fundamentos de Contabilidade. Demonstrações contábeis. Participações societárias e variações do patrimônio líquido. Análise econômico-financeira.

  • Informática apilicada a gestão | INF-164 +

    Objetivo:

    Utilizar os recursos básicos de Informática como apoio às tarefas administrativas e desenvolver em laboratório exercícios para a Gestão empresarial.

    Ementa:

    Introdução à informática. Sistema operacional. Ambiente virtual de aprendizagem. Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Programa de Apresentação; Banco de Dados; Internet. Prática de laboratório: exercícios destinados à Gestão empresarial.

  • Inglês I | LIN-100 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos da Língua inglesa objetivando desenvolver as quatro habilidades, reading, listening, writing e speaking. Apoiar as atividades de construção de blogs e sítios Internet previstas para o semestre.

    Ementa:

    Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Matemática | MMB-002 +

    Objetivo:

    Compreender os fundamentos da matemática e aplicá-los em situações reais das decisões gerenciais

    Ementa:

    Teoria dos Conjuntos; Aritmética; Relações e Funções; Noções de Álgebra Linear e Noções de Lógica.

  • Sociedade, Tecnologia e Inovação | HST-001 +

    Objetivo:

    Refeltir sobre os impactos da Tecnologia na Sociedade Contemporânea.

    Ementa:

    O saber e o conhecimento humano. Surgimento e estruturação da ciência. A moral e a ética. O desafio da liberdade. Ideologia. Cidadania e política. A civilização tecnológica. Desafios Contemporâneos.

2° ciclo
  • Comportamento Organizacional | AAP-164 +

    Objetivo:

    Compreender o comportamento humano nas organizações. Desenvolver projeto de diagnóstico de situação comportamental de uma organização real.

    Ementa:

    O indivíduo e a organização, comportamento humano, mudanças comportamentais, aprendizagem e comportamentos organizacionais, processos motivacionais, grupos e equipes, liderança, negociação, administração de conflitos e mudança organizacional. Diagnóstico de situação comportamental e propostas de melhoria nos processos de Gestão de Pessoas.

  • Economia | CEG-002 +

    Objetivo:

    Ementa:

    Introdução à economia e ao pensamento econômico. Conceitos básicos. Noções de Micro-economia.Funcionamento do mercado. Estruturas de mercado. Macroeconomia básica. Aividade econômica, teoria da determinação da renda e do produto nacional. Introdução à teoria monetária e inflação. Balanços de pagamentos e taxas de câmbio. Sistema Monetário, Bancos Comerciais e Banco Central, Integração do Sistema Econômico.

  • Estatística aplicada Gestão | MET-102 +

    Objetivo:

    Utilizar os métodos estatísticos para tomadas de decisões.

    Ementa:

    Fundamentos da estatística. Coleta e Apresentação de dados. Medidas de posição e dispersão, população e amostra. Séries. Distribuição de freqüência. Aplicações da estatística em gestão.

  • Gestão Ambiental | AGA-001 +

    Objetivo:

    Compreender o conceito de sustentabilidade e sua aplicação nas organizações.

    Ementa:

    Conceito e evolução da questão ambiental, desempenho ambiental, normas ambientais, sistemas de gerenciamento ambiental, programas específicos, certificação e legislação.

  • Inglês II | LIN-200 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as atividades de construção de blogs e sítios Internet previstas para o semestre

    Ementa:

    Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa

  • Métodos para a Produção do Conhecimeto | TTG-100 +

    Objetivo:

    Desenvolver um conjunto de conhecimentos abrangendo os elementos de Metodologia da Pesquisa de maneira a permitir a elaboração de projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos.

    Ementa:

    O Papel da ciência e da tecnologia. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não-experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.

  • Sociologia das Organizações | HSO-001 +

    Objetivo:

    Compreender os aspectos de uma sociedade que influenciam no desenvolvimento das organizações.

    Ementa:

    Fundamentos de sociologia. Indivíduo e sociedade, instituições sociais, significado de trabalho, cultura e sociedade. Cultura organizacional. Poder nas organizações. Cultura brasileira e sua influência nas organizações. Ética nas organizações.

3° ciclo
  • Gestão de marketing | AGM-001 +

    Objetivo:

    Conhecer os elementos básicos e os conceitos principais de marketing.

    Ementa:

    Conceito de Marketing. Abordagens: Clássica e Contemporânea. Os Ambientes de Marketing. Elementos e gestão do composto de marketing. Gestão das Marcas. Canais de marketing. Marketing de serviços. Marketing digital. Comportamento do Consumidor. Interface do marketing com as outras áreas da organização.

  • Gestão de pessoas | AGR-002 +

    Objetivo:

    Entender a área de recursos humanos, identificando os seus subsistemas, objetivando a melhor adequação na produção e o desempenho das pessoas integradas à gestão de negócios e orientados para resultados.

    Ementa:

    Importância e evolução da área de recursos humanos. Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos. Os subsistemas de administração de recursos humanos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento. Gestão estratégica de pessoas. Responsabilidade social empresarial.

  • Inglês III | LIN-300 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as atividades de construção de blogs e sítios Internet previstas para o semestre.

    Ementa:

    Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmicoprofissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Matemática Financeira | MMF-001 +

    Objetivo:

    Resolver problemas financeiros usando métodos dedutivos; desenvolver conceitos e ferramentas para análise de investimentos; operar calculadoras financeiras e planilhas.

    Ementa:

    Porcentagens em aplicações comerciais. Juros simples. Desconto de títulos. Correção monetária. Índices financeiros. Juros compostos. Taxas de juros. Rendas. Amortização de empréstimo. Métodos de análise de investimentos. Substituição de equipamento. Leasing. Câmbio. Noções sobre mercados de capitais.

  • Organização, Sistemas e Métodos | AGO-164 +

    Objetivo:

    Compreender as áreas funcionais e a dinâmica de operação de um sistema organizacional. Elaborar uma proposta de melhorias de organização de processos gerenciais em ambiente real de uma organização.

    Ementa:

    Organização Sistemas e métodos para qualidade e produtividade. Metodologias para o desenvolvimento organizacional. Identificação e classificação das disfunções organizacionais. Estruturas e arquitetura organizacional. Benchmarking, reengenharia, terceirização (outsourcing). Projeto de melhorias de processos gerenciais em uma organização.

  • Sistemas de Informação | ISI-002 +

    Objetivo:

    Conhecer os principais sistemas de informações da organização e identificar usuários e componentes. Correlacionar a importância dos sistemas de informações com a estratégia organizacional e a tomada de decisões.

    Ementa:

    Estudos de conceitos básicos de Sistemas de Informações. Estudo das aplicações dos Sistemas de Informações nas organizações. Potencial estratégico dos Sistemas de Informações para o negócio. Perspectivas do uso dos Sistemas de Informações no suporte a Processos Gerenciais nas organizações. A Tecnologia da Informação como infra-estrutura para os sistemas de informações.

4° ciclo
  • Comunicação Empresarial Geral | TCE-001 +

    Objetivo:

    Assessorar a organização nos relacionamentos empregando tecnologias de informação e comunicação. Planejar, desenvolver e executar estratégias de comunicação destinadas ao fortalecimento da imagem da organização.

    Ementa:

    A comunicação empresarial no planejamento de estratégias de relações com públicos de interesse. Ética, transparência e gestão da informação na comunicação empresarial. Assessoria de imprensa. Estratégias para gestão de imagem. Elaboração e redação de instrumentos para comunicação com os públicos interno e externo.

  • Direito Empresarial | DDE-002 +

    Objetivo:

    Identificar e interpretar os principais conceitos do direito; compreender a terminologia jurídica; auxiliar na interpretação e solução de situações concretas que envolvam conhecimentos das diversas relações obrigacionais.

    Ementa:

    A ciência do Direito; Fundamentos do Direito: normas jurídicas; fontes do direito; principais ramos do direito; noções do direito constitucional; noções do direito administrativo; noções de direito tributário; noções do direito civil; noções de direito do trabalho e previdenciário. Direito Empresarial; a atividade da pessoa do empresário; as sociedades comerciais; as micro-empresas; Lei de falência; Lei das S.A., Código de Defesa do Consumidor.

  • Gestão Financeira | AGF-001 +

    Objetivo:

    Entender os conceitos de finanças e permitir a interpretação do desempenho financeiro do Negócio.

    Ementa:

    Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento. Técnicas de análise e planejamento financeiro. Administração de capital de giro. Análise do ponto de equilíbrio das operações e alavancagem. Administração de ativos permanentes e investimento de capital. Custo de capital, estrutura de capital e dividendos.

  • Inglês IV | LIN-400 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as atividades do semestre, inclusive na elaboração dos artigos técnicos.

    Ementa:

    Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Logística | JLG-002 +

    Objetivo:

    Identificar e compreender a cadeia logística, os conceitos básicos de cada função e as novas tendências; identificar e compreender os custos logísticos de serviços, preço e agregação de valor ao produto; compreender os fluxos globais na organização dos negócios, o sistema de informações, as medidas de desempenho das operações e a integração com marketing.

    Ementa:

    Fundamentos e histórico da Logística; Análise da cadeia de suprimentos, compras, planejamento e controle de materiais, movimentação, armazenagem e abastecimento para a produção; Análise da logística de distribuição dos produtos, recebimento, armazenagem e expedição, transportes e distribuição; Informações do sistema logístico; Identificação e gerenciamento de custos; Estratégias de logística; Gerenciamento de operações globais.

  • Planejamento de Marketing | PMP-164 +

    Objetivo:

    Entender as estratégias que o marketing utiliza para desenvolvimento de negócios e elaborar um plano de marketing.

    Ementa:

    Características dos negócios de alto desempenho; missão e alinhamento empresarial; estabelecimento de metas; análise do portfólio de negócios da empresa; formulação de estratégias de marketing. Análise dos elementos de um plano de marketing. Elaboração de um plano de marketing (projeto empresarial).

5° ciclo
  • Análise de Investimentos | CEI-100 +

    Objetivo:

    Compreensão das técnicas econômicas e financeiras para análise e seleção de projetos de investimentos.

    Ementa:

    Fundamentos de investimento de capitais, projeção do fluxo de caixa e do valor residual; técnicas de avaliação de investimentos: payback, retorno contábil, VPL, TIR, IL. Problemas com o enfoque da TIR; incrementabilidade, excludência e restrições de capital, análise de sensibilidade e simulação, árvores de decisão e opções reais. Fundamentos da engenharia econômica.

  • Espanhol I | LES-100 +

    Objetivo:

    O estudante deverá ser capaz de comunicar-se em situações simples do cotidiano profissional, apresentar-se (in)formalmente e dar informações pessoais; escrever mensagens de e-mails breves e cartas informais; compreender frases e vocabulário sobre temas de interesse pessoal e profissional; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas elementares do idioma.

    Ementa:

    Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola.

  • Fundamentos da Gestão da Qualidade | AGQ-001 +

    Objetivo:

    Conhecer a função produtiva bem como a evolução e técnicas da gestão da produção.

    Ementa:

    Conceito, evolução e componentes dos sistemas produtivos. Planejamento e controle da capacidade produtiva. Arranjo físico e fluxo dos processos. Gestão de operações. Localização de instalações. Técnicas e ferramentas de administração da produção.

  • Gestão de Produção | AGP-001 +

    Objetivo:

    Conhecer a função produtiva bem como a evolução e técnicas da gestão da produção.

    Ementa:

    Conceito, evolução e componentes dos sistemas produtivos. Planejamento e controle da capacidade produtiva. Arranjo físico e fluxo dos processos. Gestão de operações. Localização de instalações. Técnicas e ferramentas de administração da produção.

  • Gestão de projetos empresariais | AGN-164 +

    Objetivo:

    Entender e aplicar o planejamento e a gestão de projetos e avaliar seus resultados.

    Ementa:

    Visão integrada da gestão de projetos; Métodos e técnicas de gestão de projetos; Indicadores de desempenho; Metodologias e Ferramentas de gerenciamento de projetos.

  • Inglês V | LIN-500 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as demais atividades dos estudantes na criação de sítios Internet.

    Ementa:

    Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmicoprofissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Projeto de trabalho de Graduação I | TTG-002 +

    Objetivo:

    Elaborar o pré-projeto de pesquisa em Gestão Empresarial com vistas ao trabalho de graduação.

    Ementa:

    Aplicação sistematizada do conhecimento acumulado ao longo do curso, até esse ponto, para o desenvolvimento de Projetos com soluções de problemas de gestão em empresas brasileiras. Elaboração de pré-projeto dentro do rigor científico e conforme regulamento interno da Faculdade e as normas ABNT.

6° ciclo
  • Desenvolvimento de negócios | TGN-164 +

    Objetivo:

    Compreender os conceitos necessários para o desenvolvimento dos negócios das organizações com atitude empreendedora. Elaborar plano de negócio para um empreendimento próprio.

    Ementa:

    Definição de negócio, análise dos ambientes de negócios, Movimentos Competitivos; Potencial empreendedor; Avaliação de riscos e de oportunidade de novos negócios. Ferramentas para o desenvolvimento e planejamento de novos negócios; Instrumentos e instituições de apoio e fomento ao empreendedorismo. Mecanismos de crédito à novos negócios. Modelos de gestão e cooperação entre novos empreendimentos; Plano de negócios.

  • Espanhol II | LES-200 +

    Objetivo:

    O aluno deverá ser capaz de elaborar e responder questões sobre a vida cotidiana; pedir e dar informações profissionais; expressar gostos e preferências; emitir opiniões; situar um fato no passado; falar ao telefone em situações formais e informais num contexto empresarial; organizar a agenda de compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas do idioma.

    Ementa:

    Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Espanhol I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola.

  • Inglês VI | LIN-600 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas.

    Ementa:

    Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmicoprofissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Negocios Internacionais | CEI-004 +

    Objetivo:

    Compreender o processo de globalização, a integração dos blocos econômicos, o processo de comércio internacional e suas relações.

    Ementa:

    Globalização e estratégia global. A dinâmica competitiva nos mercados globalizados. O processo de internacionalização de empresas: riscos da multinacionalização, estratégias cooperativas. Blocos econômicos e suas relações comerciais. Inserção da organização no mercado internacional. Perfil do executivo internacional.

  • Planejamento e Gestão Estratégica | AGE-001 +

    Objetivo:

    Identificar, aplicar e gerenciar os processos de planejamento e de gestão estratégica.

    Ementa:

    Definição de Estratégia; A evolução do pensamento estratégico. Conceitos de missão, visão e valores. Análise do Ambiente Empresarial; Ferramentas de gestão estratégica. Construção de cenários. Metodologia e técnicas para construção de mapas estratégicos. Formulação de Estratégias. Implementação de Estratégias. Controle de Estratégias.

  • Sistemas integrados de Gestão | ISI-001 +

    Objetivo:

    Compreender os diversos aspectos que compõem os Sistemas Integrados e possibilitar a modelagem dos fluxos de Informação, transferir conhecimentos sobre o desenvolvimento e implantação de sistemas de informação (e seus módulos complementares), promovendo a melhoria de produtividade e competitividade das organizações.

    Ementa:

    Fundamentos de Sistemas de Informação. Impactos da Tecnologia na gestão organizacional. Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP). Fluxo de Informações. E-business. Soluções integradas de TI: Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM) e Business Intelligence (BI). Gerenciamento estratégico de informação. Segurança em ERP. ERP na prática. Tendências.