Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify
1° ciclo
  • Administração geral | AAG-001 +

    Objetivo:

    Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais. Identificar os processos gerenciais mais comuns das organizações.

    Ementa:

    Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo. Conceito de Administração e funções administrativas. Processos Gerenciais.

  • Fundamentos de Comunicação e Expressão | LPO-012 +

    Objetivo:

    Identificar os processos linguísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.

    Ementa:

    Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.

  • Inglês I e II | LIN-110 +

    Objetivo:

    O aluno deverá ser capaz de compreender instruções, informações, avisos, relatórios simples e descrições de produtos; se apresentar, dar informações pessoais, fazer e responder perguntas sobre vida cotidiana e empresarial, descrever locais e pessoas; preencher formulários com informações pessoais, dar e anotar recados, fazer anotações de horários, datas e locais; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.

    Ementa:

    Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área de comércio exterior e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Matemática Elementar | MAT-004 +

    Objetivo:

    Compreender e aplicar os conceitos da matemática básica por meio de suas operações aritméticas, algébricas e geométricas, dos ensinos básico, fundamental e Médio, que subsidiarão as demais disciplinas do curso

    Ementa:

    Noções sobre Conjuntos Numéricos; Operações com os números racionais na forma fracionária e decimal; Cálculos de Porcentagem; Potenciação e Radiciação; Operações Algébricas como Polinômios, Fatoração e Produtos Notáveis; Equações e Inequações com representação algébricas e Gráficas do 1º e 2º graus, Logaritmos; Funções do 1º e 2º graus, logarítmicas e Progressões Aritméticas e Geométricas.

  • Métodos para a Produção do Conhecimeto | TTG-100 +

    Objetivo:

    Desenvolver um conjunto de conhecimentos abrangendo os elementos de Metodologia da Pesquisa de maneira a permitir a elaboração de projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos.

    Ementa:

    O Papel da ciência e da tecnologia. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não-experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.

  • Projeto Integrador I | TPI-501 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre.

  • Sistema Portuário Brasileiro | ENS-001 +

    Objetivo:

    Permitir ao aluno uma visão completa sobre o Sistema Portuário Brasileiro e da Estrutura Portuária e em nível global, compreendendo o conceito de porto e sua evolução até a atualidade, sua importância no na cadeia de abastecimento, assim como o entendimento dos problemas e restrições operacionais em função de suas características, além das implicações políticas do setor.

    Ementa:

    Sistema Portuário, com a divisão dos portos por região do país e seus principais tipos de carga, assim como os principais portos internacionais, principalmente os do Norte da Europa, Extremo Oriente, Costa Leste americana e a comparação entre os Portos Estrangeiros com o Sistema Brasileiro.

  • Teoria do Navio | ENP-200 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de reconhecer os conceitos básicos relacionados aos diversos tipos de embarcações utilizados na navegação internacional, bem como os equipamentos de navegação e bordo.

    Ementa:

    Conceitos de estabilidade estatica e dinamica do navio, sua flutuabiidade, impulso e centro de gravidade, conhecimento básicos da nomenclatura, geometria e termos utilizados na consturção naval, componentes de um navio (casco, estrutura e super estrutura) dimensões, tonelagem, capacidade, equipamentos, maquinário, propulsão e tipos de navios.

2° ciclo
  • Desenvolvimento Sustentável | AGA-111 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de entender panorama histórico ambiental, seus conflitos e iniciativas. Realizar uma análise do papel dos indivíduos e das organizações na melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida. As normas que são referências na gestão ambiental. SOLAS – IMO. Avaliação e gerenciamento de riscos ambientais. Resoluções dos Portos para Gestão Ambiental.Abordagem à Agenda Ambiental Portuária.

    Ementa:

    Relação entre as ações e as mudanças ambientais. Discussão dos problemas ambientais e suas repercussões na formação política brasileira. Introdução ao Conceito Desenvolvimento Sustentável. A relação meio ambiente X desenvolvimento sustentável. Sistemas de indicadores de Sustentabilidade. Conflitos Socioambientais.

  • Economia e Finanças Empresariais | CEF-003 +

    Objetivo:

    Compreender as principais teorias econômicas para a elaboração de análise critica do comportamento das principais variáveis econômicas, das estruturas de mercado, da economia de empresa e dos aspectos financeiros, com vistas a uma participação proativa na tomada de decisão na gestão de negócios.

    Ementa:

    Conceitos de economia, microeconomia, macroeconomia, sistemas econômicos, relações econômicas internacionais, empresa e ambiente, formação de estratégias e avaliação econômica, função financeira na gestão, demonstrativos financeiros, melhoria dos resultados, avaliação e viabilidade de investimentos, análise de risco.

  • Estatística Básica | MET-001 +

    Objetivo:

    O estudante deverá desenvolver habilidades para: calcular valores de referência para uma distribuição estatística, analisar o afastamento de dados numéricos em relação a um valor médio, efetuar cálculos de probabilidades e analisar os fenômenos probabilísticos, obter, por regressão, a curva que melhor ajusta pontos amostrais, interpretar o significado da curva obtida e predizer informações a partir do modelo construído, obter dados por amostragem, inferir e validar amostras.

    Ementa:

    Estatística descritiva: dados estatísticos e suas formas de apresentação; distribuições de frequências; medidas de tendência central e medidas de dispersão. Estatística indutiva: probabilidade; distribuição binomial e normal; amostragem; testes de hipóteses; regressão; modelos de regressão e séries temporais. Aplicações da estatística em Portos e operações portuárias: indicadores portuários, teoria da decisão, dentre outras.

  • Fundamentos de Direito Público e Privado | DPP-002 +

    Objetivo:

    Permitir a compreensão básica dos fundamentos do Direito Público e Privado e sua interpretação para as empresas.

    Ementa:

    Ciência do direito, estatuto teórico; Fontes do direito; Interpretação; Direito constitucional; Direito administrativo; Direito civil.

  • Inglês III e IV | LIN-310 +

    Objetivo:

    O aluno deverá ser capaz de se comunicar utilizando frases simples em contextos pessoais e profissionais, pedir e dar permissão, falar sobre o trabalho, fazer comparações, falar sobre experiências passadas, atender uma ligação telefônica e anotar recados; compreender números em dados estatísticos, gráficos e demonstrações financeiras; redigir correspondências rotineiras simples; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.

    Ementa:

    Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio por meio de funções sociais e estruturas simples da língua desenvolvidas na disciplina Inglês1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área de comércio exterior e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Logística | JLG-101 +

    Objetivo:

    Identificar e compreender a cadeia logística, os conceitos básicos de cada função e as novas tendências; identificar e compreender os custos logísticos de serviços, preço e agregação de valor ao produto; compreender os fluxos globais na organização dos negócios, o sistema de informações, as medidas de desempenho das operações e a integração com marketing.

    Ementa:

    Fundamentos e histórico da Logística; Análise da cadeia de suprimentos, compras, planejamento e controle de materiais, movimentação, armazenagem e abastecimento para a produção; Análise da logística de distribuição dos produtos, recebimento, armazenagem e expedição, transportes e distribuição; Informações do sistema logístico; Identificação e gerenciamento de custos; Estratégias de logística; Gerenciamento de operações globais.

  • Projeto Integrador II | TPI-502 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre.

3° ciclo
  • Fundamentos da Gestão da Qualidade | AGQ-001 +

    Objetivo:

    Conhecer a função produtiva bem como a evolução e técnicas da gestão da produção.

    Ementa:

    Conceito, evolução e componentes dos sistemas produtivos. Planejamento e controle da capacidade produtiva. Arranjo físico e fluxo dos processos. Gestão de operações. Localização de instalações. Técnicas e ferramentas de administração da produção.

  • Fundamentos de Gestão de Projetos | AGO-008 +

    Objetivo:

    Entender e aplicar o planejamento e a gestão de projetos e avaliar seus resultados.

    Ementa:

    Visão integrada da gestão de projetos; Métodos e técnicas de gestão de projetos; Indicadores de desempenho; Metodologias e Ferramentas de gerenciamento de projetos. Elaboração de um projeto.

  • Inglês V e VI | LIN-510 +

    Objetivo:

    O aluno deverá ser capaz de participar de discussões em contextos sociais e empresariais usando linguagem apropriada de polidez e formalidade, expressar opiniões e necessidades, fazer solicitações, planejamento e controle de projetos, descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais; conhecer os modais de transporte e canais de distribuição; usar números para descrever custos, preços, dados estatísticos, gráficos e demonstrações financeiras; compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área de comércio exterior; redigir cartas e e-mails comerciais simples; entender diferenças de pronúncia.

    Ementa:

    Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico- profissionais da área da área de comércio exterior e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Legislação Portuária e Aduaneira | DLA-101 +

    Objetivo:

    Capacitar o aluno para compreensão e a aplicação da Legislação em seu aspecto portuário. Compreender, interpretar a legislação aduaneira nas operações importação e exportação que utilizam os recintos alfandegados, respeitando as leis, normas e portarias.

    Ementa:

    Aspectos iniciais. Hierarquia das leis. Princípios Constitucionais. Organização dos Portos: Lei de modernização dos portos. Conselho de administração portuária. Órgão gestor de mão de obra. Capitanias dos Portos. Representação. Arresto, sequestro, embargo e penhora de embarcações. Embargo de navios estrangeiros em portos brasileiros. Prescrição e Decadência. Lei 8.630/93. Convenção 98 da OIT. Regulamento Aduaneiro. Procedimentos Administrativos e Jurídicos na Importação e Exportação. Contrato de Transporte. Contrato de Seguro. Comércio marítimo.

  • Logística Internacional | JLI-101 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de reconhecer a logística internacional no contexto das operações globais portuárias, frete internacional para permitir que o profissional planeje essas operações, processos internacionais como os armadores. Visão Integrada das estratégias de gerenciamento logístico internacional.

    Ementa:

    Estratégias da logística nas operações globais. Implicações dos acordos econômicos na distribuição física internacional. Global sourcing. Planejamento de operação global. Definição e avaliação do plano logístico internacional. Cadeia logística internacional. Os International Commercial Terms – INCOTERMS na definição da logística. Modais de transporte internacional – Aquaviário, aéreo e terrestre. Movimentação internacional de carga. Seguro no transporte internacional.

  • Modalidade e Intermodalidade | ETI-002 +

    Objetivo:

    Compreender as principais características dos diferentes tipos de modal e da Intermodalidade. Pesquisar e propor soluções na área de transportes.

    Ementa:

    Conceito e histórico dos transportes. Os tipos de modalidade; diagnósticos e tendências; conceito de cargas; tipos de equipamentos utilizados; Incoterms; conceito de multimodalidade; transporte intermodal: características, terminais, redes intermodais, perspectivas e relações entre custos e nível de serviço.

  • Projeto Integrador III | TIP-503 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre.

4° ciclo
  • Cargas: geral, granel e especial | ETA-004 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de identificar os tipos de cargas, suas características e classificações, bem como reconhecer os símbolos/sinais situado nas cargas e as orientações quanto às cargas especiais.

    Ementa:

    Tipos de Cargas: Granel, Geral e Especial. Caracterização das Cargas de Granel Sólido e Liquido quanto: sazonalidade de cargas, densidade; cubagem/estivagem; ângulos de repouso; dispersão de particular; granulométrica; planos de carga; rechego; triagem; peso específico; Granéis Líquidos: densidade; viscosidade, outros. Cargas Soltas e Unitizadas: Histórico do contêiner. Contêiner, legislação vigente. Tipos de contêineres e suas aplicabilidades. Cargas conteinerizadas. Classificação dos contêineres pela ISO. Calculo do digito de checagem. Tipos de vistoria. Tipos de reparo. Contrato de aluguel. Rastreamento de contêineres em terminais. Planner (Bay/Row/Tier)

  • Inglês VII e VIII | LIN-710 +

    Objetivo:

    O aluno deverá ser capaz de participar de discussões e negociações em contextos sociais e empresariais, destacando vantagens, desvantagens e necessidades; preparar-se para participar de entrevistas de emprego presenciais e por telefone; lidar com procedimentos e custos de transporte internacional de cargas; usar os INCOTERMS e conhecer suas peculiaridades;compreender termos relacionados ao mercado de capitais, fundos, bolsas, finanças internacionais, mercado de câmbio e operações cambiais que envolvem o comércio exterior de mercadorias, extrair informações de manuais, relatórios, contratos e textos técnicos específicos da área de comércio exterior; redigir cartas comerciais, e-mails, relatórios, currículos e emitir documentos relacionados aos processos de importação e exportação; entender diferenças de pronúncia.

    Ementa:

    Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área de comércio exterior e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Projeto Integrador IV | TIP-504 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre.

  • Sistemática do Comércio Exterior | AAS-001 +

    Objetivo:

    Oferecer uma compreensão dos aspectos comerciais, administrativos e fiscais dos processos de exportação e importação.

    Ementa:

    Sistemática do Comércio exterior na conjuntura atual das exportações e importações brasileiras. Aspectos gerais de Negociação Internacional. Modalidades de Pagamentos utilizadas no comércio internacional. Tipos de Exportação. Tipos de Importação. Tratamento Administrativo na Exportação e na Importação. Despacho Aduaneiro na Exportação e na Importação. Roteiro de uma Exportação. Roteiro de uma Importação. Pendências e exigências SISBACEN.

  • Terminais Especializados | ENT-003 +

    Objetivo:

    Analisar a logística interna do terminal, saber interpretar gargalos e fluxos logísticos, avaliar layouts e as rotinas de operação como armazenagem, recebimento, entrega e posicionamento de cargas.

    Ementa:

    Sistema, subsistemas e processos nos Terminais Portuários.Gestão da área de cais (waterfront). Gestão da retroárea e seus equipamentos, avaliação e abordagem de armazéns portuários como buffers de armazenagem.Indicadores e Desempenho de terminal.

  • Transporte Marítimo | ETM-003 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de entender o funcionamento deste modal, como é feito o calculo do frete internacional, rotas marítimas, condições de navegação, amarração, regras internacionais, questões geográficas e que influenciam no valor do frete.

    Ementa:

    Tipos de transporte marítimo. Vantagens e Restrições do transporte marítimo. Documentos utilizados no transporte marítimo. Fretamento e Afretamento de navios. Charter party (Características e tipos). Cálculo de laytime. Composição do frete marítimo e variáveis na economia internacional.

5° ciclo
  • Fundamentos de Marketing Internacional | PMI-002 +

    Objetivo:

    Compreender os conceitos, estratégias e práticas de marketing em um mundo globalizado e como os armadores e portos o realizam de forma estratégica.

    Ementa:

    Conceitos e práticas do marketing internacional. Ambiente do Marketing Internacional. Comportamento do consumidor x diferenças culturais. Identificação de oportunidades no mercado internacional. Composto de Marketing Internacional. Sistemas de Informação e Pesquisa deMarketing Internacional. Estratégias de Marketing Internacional portos e terminais, Marketing Internacional Portuário.

  • Gestão de Operações Portuárias e de Porto Sec | ACE-009 +

    Objetivo:

    O aluno deverá ter visão completa sobre os tipos de Operações Portuárias, as responsabilidades envolvidas nas operações e a importância da gestão no cenário portuário atual, além de proporcionar uma visão macro de gerenciamento de portos.

    Ementa:

    Tipos de operações portuárias, características, principais funções, elaboração de procedimentos operacionais, gerenciamento portuário, instruções de trabalho, sistemas de gestão, classificação de operações, sistemas de interface e subsistemas que compõem um terminal portuário. Infraestrutura: Obras portuárias de abrigo, Obras portuárias internas, Obras de defesa dos litorais, Obras estuarinas e de emissários submarinos.

  • Inglês IX e X | LIN-910 +

    Objetivo:

    O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades linguístico-comunicativas com maior espontaneidade e confiança; fazer uso de estratégias argumentativas; acompanhar reuniões e apresentações orais simples e tomar nota de informações; lidar com negociações e formas de pagamento internacional; redigir correspondência comercial em geral; conhecer termos relacionados ao mercado de capitais e suas aplicações nos negócios internacionais; compreender informações em artigos acadêmicos, textos técnicos e jurídicos na área de direito comercial e internacional; entender diferenças de pronúncia.

    Ementa:

    Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas mais complexas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Planejamento de Cargas | ETA-001 +

    Objetivo:

    Treinar o aluno para ler e interpretar um plano de carga, ter uma visão atual dos navios e equipamentos mais utilizados para movimentação de contêineres, classificar os tipos de contêineres e segregar cargas perigosas a bordo.

    Ementa:

    General arrangement. Outline Plan/Letter Plan. Bay Plan. Plano de amarração (lashing plan). Nomenclatura para posicionamento longitudinal de contêineres em embarcações (NBR- 11519).

  • Projeto Integrador V | TIP-505 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre.

  • Simulação em Operações Portuárias | ACE-107 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de entender e planejar a movimentação de um determinado terminal, porto e navio através de softwares específicos para simulação. Compreenderá a necessidade de desenvolver instrumentos capazes de lidar com complexidade, e através do qual se possa determinar de forma mais precisa as necessidades de expansão de capacidade em função do aumento de demanda. Estes instrumentos permitem fazer avaliações de alternativas possíveis no arranjo dos atuais recursos e mesmo na avaliação dos efeitos de mudanças no modo operacional.

    Ementa:

    Planejamento de pátio, navio, movimentação, tempo de realização, simulação da operação portuária com variáveis de equipamentos, demanda de navio. Simulação de operações de um porto que atenda a embarcações ou que transportam suprimentos para as plataformas de exploração e produção de petróleo. As embarcações como clientes do porto, adequação ao tempo de atendimento em função da quantidade e do tipo de recursos disponíveis, bem como da disponibilidade de materiais demandados pelas embarcações no momento da sua chegada.

  • Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão Po | ITI-007 +

    Objetivo:

    Conhecer a interação entre Administração, Sistemas e Tecnologias da Informação. Ser capaz de solucionar problemas e sugerir melhorias para a área de Logística por meio da tecnologia e sistemas de informação.Ser capaz de utilizar softwares para Logística.

    Ementa:

    Conceitos gerais: dados, conhecimento, informação e processo. Fundamentos de sistemas e tecnologias da informação: SI e TI. Gestão estratégica da informação. Sistemas de negócios aplicados à logística: ERP, SAD, WMS, TMS, LIS, GIS dentre outros. Características, arquitetura e aspectos tecnológicos envolvidos no e-commerce e e-business. Tecnologia da informação aplicada à logística: roteirizadores, GPR, EDI, ECR, RFID, dentre outros. Inovações em tecnologia da informação. Estudos de caso de aplicação de SI ou TI em Logística.

  • Trabalho de Graduação I | TTG-003 +

    Objetivo:

    Elaborar um trabalho de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso

    Ementa:

    O estudante elaborará, sob a orientação de um professor orientador, um Trabalho de Graduação cujo tema já foi definido anteriormente e apresentará o trabalho perante uma banca examinadora.

6° ciclo
  • Gestão de Custos e Tributos Portuários | AGT-004 +

    Objetivo:

    Capacitar o estudante para compreender custos e tributos e gerenciar a aplicação correta da tributação nas operações do comércio exterior.

    Ementa:

    Conceito de custo. Custos no comércio exterior e na distribuição internacional de mercadorias. Método de custeio baseado no critério ABC – activity based cost. Conceito de Tributo. Espécies de tributos e suas aplicações. Tributos do comércio exterior e sua incidência. Métodos e meios de gerenciar a aplicação correta dos tributos. Formação de preços. Análise de rentabilidade.

  • Gestão de pessoas | AGR-002 +

    Objetivo:

    Entender a área de recursos humanos, identificando os seus subsistemas, objetivando a melhor adequação na produção e o desempenho das pessoas integradas à gestão de negócios e orientados para resultados.

    Ementa:

    Importância e evolução da área de recursos humanos. Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos. Os subsistemas de administração de recursos humanos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento. Gestão estratégica de pessoas. Responsabilidade social empresarial.

  • Inglês XI | LIN-951 +

    Objetivo:

    Levar o estudante a comunicar-se com mais eficiência na forma oral e escrita em situações diversas. Possibilitar que o aluno argumente e exponha seus pontos de vista. Capacitá-lo a traduzir textos de diversos gêneros. Discutir aspectos culturais das comunidades falantes de língua inglesa. Competências: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades linguístico-comunicativas com autonomia, eficiência e postura crítico-reflexiva. Aperfeiçoar as estratégias argumentativas, participar de reuniões e apresentações orais. Interagir em contextos de socialização e entretenimento. Redigir textos técnicos e acadêmicos em geral. Compreender informações em artigos acadêmicos. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua, de forma a garantir a inteligibilidade e a fluência nos contatos em ambiente profissional, tanto pessoalmente quanto ao telefone.

    Ementa:

    Espontaneidade na compreensão e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e estruturas complexas da língua desenvolvidas nos semestres. Ênfase na escrita e na oralidade, atendendo às especificidades da área de secretariado, destacando a importância do desenvolvimento de atividades profissionais e acadêmicas em língua inglesa e abordando seus aspectos socioculturais.

  • Projeto Integrador V | TIP-505 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre.

  • Projeto Integrador VI | TPI-506 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre.

  • Serviços de Apoio Portuário | ENS-002 +

    Objetivo:

    Reconhecer a importância dos diversos órgãos correlatos e empresas que atuam no controle e apoio das operações portuárias, identificar os gargalos ocasionados nestes serviços e as consequências do planejamento estratégico na realização das operações de apoio.

    Ementa:

    Conceitos sobre serviços de apoio operacional, função da praticagem, o papel dos rebocadores nas operações, Ship Chandlers, dragagem, gestão trafego marítimo, reparos e pintura de casco, atracação, reabastecimento de combustível e apoio de operações especiais.

  • Terminal de Off Shore | ENT-004 +

    Objetivo:

    O aluno aprenderá questões relacionadas a suprimentos e operações relacionadas à produção e distribuição de petróleo e derivados bem como o atendimento de redes de empresas neste segmento, capacidade de estocagem, armazenagem dos produtos prospectados no mar e transportados por navios ou dutovias.

    Ementa:

    Afretamento de embarcações para transporte de carga com destino a plataforma ou navio plataforma. Assistência às operações de salvatagem, administração de obras portuárias. Recolhimento de hidrocarbonetos, produtos químicos e granéis líquidos em geral por meio de embarcações e equipamentos especializados em petróleo e derivados. Monitoramento ambiental. Plano de emergência e contingência em terminais especializados em off shore – on shore.

  • Trabalho de Graduação II | TTG-102 +

    Objetivo:

    SEM OBJETIVO

    Ementa:

    SEM EMENTA