Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify
1° ciclo
  • Administração geral | AAG-001 +

    Objetivo:

    Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais. Identificar os processos gerenciais mais comuns das organizações.

    Ementa:

    Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo. Conceito de Administração e funções administrativas. Processos Gerenciais.

  • Calculo I | MCA-003 +

    Objetivo:

    Aplicar os conceitos fundamentais da matemática em situações reais.

    Ementa:

    Relações e Funções; Álgebra Linear: Matrizes e Determinantes; Sistemas Lineares; Séries, Introdução ao Cálculo Numérico; Limite, continuidade.

  • Comunicação e Expressão | LPO-001 +

    Objetivo:

    Identificar os processos linguísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar coerência e coesão do texto.

    Ementa:

    Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.

  • Informática Básica | INF-001 +

    Objetivo:

    Utilizar os recursos de Informática como apoio às tarefas administrativas e aos projetos em Logística

    Ementa:

    Visão geral sobre aplicativos de informática. Utilização de recursos avançados de planilhas eletrônicas (macros, funções, fórmulas, taxas, formulários, gráficos avançados e tabelas dinâmicas) e suas aplicações à Logística

  • Inglês I | LIN-100 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos da Língua inglesa objetivando desenvolver as quatro habilidades, reading, listening, writing e speaking. Apoiar as atividades de construção de blogs e sítios Internet previstas para o semestre.

    Ementa:

    Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Logística | JLG-951 +

    Objetivo:

    Conhecer o amplo campo de atuação do profissional de logística e o seu impacto nas organizações. Reconhecer o sistema logístico e a cadeia de suprimentos.

    Ementa:

    Introdução aos conceitos e definições básicas da logística; História e Objetivo da Logística; Áreas de Atuação: Compras, Armazenagem, Embalagem, Transporte e Tráfego, Gestão da Cadeia de Suprimentos; Logística e sua relação com o serviço ao cliente; Logística Internacional; Logística Reversa; Logística Enxuta.

  • Métodos para a Produção do Conhecimeto | TTG-100 +

    Objetivo:

    Desenvolver um conjunto de conhecimentos abrangendo os elementos de Metodologia da Pesquisa de maneira a permitir a elaboração de projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos.

    Ementa:

    O Papel da ciência e da tecnologia. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não-experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.

  • Projeto Interdisciplinar I | TJI-001 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.

2° ciclo
  • Calculo Diferencial e Integral | MCA-022 +

    Objetivo:

    Utilizar conceitos fundamentais do cálculo e aplicar tais conceitos em situações reais aplicáveis ao dia a dia do profissional em Logística.

    Ementa:

    Derivadas, integral, intuição geométrica e física, equações diferenciais.

  • Contabilidade | CCG-001 +

    Objetivo:

    Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras.

    Ementa:

    Fundamentos de Contabilidade. Demonstrações contábeis. Participações societárias e variações do patrimônio líquido. Análise econômico-financeira.

  • Espanhol I | LES-100 +

    Objetivo:

    O estudante deverá ser capaz de comunicar-se em situações simples do cotidiano profissional, apresentar-se (in)formalmente e dar informações pessoais; escrever mensagens de e-mails breves e cartas informais; compreender frases e vocabulário sobre temas de interesse pessoal e profissional; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas elementares do idioma.

    Ementa:

    Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola.

  • Estatística aplicada Gestão | MET-102 +

    Objetivo:

    Utilizar os métodos estatísticos para tomadas de decisões.

    Ementa:

    Fundamentos da estatística. Coleta e Apresentação de dados. Medidas de posição e dispersão, população e amostra. Séries. Distribuição de freqüência. Aplicações da estatística em gestão.

  • Fundamentos da Gestão da Qualidade | AGQ-001 +

    Objetivo:

    Conhecer a função produtiva bem como a evolução e técnicas da gestão da produção.

    Ementa:

    Conceito, evolução e componentes dos sistemas produtivos. Planejamento e controle da capacidade produtiva. Arranjo físico e fluxo dos processos. Gestão de operações. Localização de instalações. Técnicas e ferramentas de administração da produção.

  • Inglês II | LIN-200 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as atividades de construção de blogs e sítios Internet previstas para o semestre

    Ementa:

    Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa

  • Matemática Financeira | MMF-001 +

    Objetivo:

    Resolver problemas financeiros usando métodos dedutivos; desenvolver conceitos e ferramentas para análise de investimentos; operar calculadoras financeiras e planilhas.

    Ementa:

    Porcentagens em aplicações comerciais. Juros simples. Desconto de títulos. Correção monetária. Índices financeiros. Juros compostos. Taxas de juros. Rendas. Amortização de empréstimo. Métodos de análise de investimentos. Substituição de equipamento. Leasing. Câmbio. Noções sobre mercados de capitais.

  • Modalidade e Intermodalidade | ETI-002 +

    Objetivo:

    Compreender as principais características dos diferentes tipos de modal e da Intermodalidade. Pesquisar e propor soluções na área de transportes.

    Ementa:

    Conceito e histórico dos transportes. Os tipos de modalidade; diagnósticos e tendências; conceito de cargas; tipos de equipamentos utilizados; Incoterms; conceito de multimodalidade; transporte intermodal: características, terminais, redes intermodais, perspectivas e relações entre custos e nível de serviço.

  • Projeto Interdisciplinar II | TJI-002 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.

3° ciclo
  • Economia e Finanças Empresariais | CEF-003 +

    Objetivo:

    Compreender as principais teorias econômicas para a elaboração de análise critica do comportamento das principais variáveis econômicas, das estruturas de mercado, da economia de empresa e dos aspectos financeiros, com vistas a uma participação proativa na tomada de decisão na gestão de negócios.

    Ementa:

    Conceitos de economia, microeconomia, macroeconomia, sistemas econômicos, relações econômicas internacionais, empresa e ambiente, formação de estratégias e avaliação econômica, função financeira na gestão, demonstrativos financeiros, melhoria dos resultados, avaliação e viabilidade de investimentos, análise de risco.

  • Espanhol II | LES-200 +

    Objetivo:

    O aluno deverá ser capaz de elaborar e responder questões sobre a vida cotidiana; pedir e dar informações profissionais; expressar gostos e preferências; emitir opiniões; situar um fato no passado; falar ao telefone em situações formais e informais num contexto empresarial; organizar a agenda de compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas do idioma.

    Ementa:

    Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Espanhol I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola.

  • Gestão Tributária nas Operações Logísticas | JGT-001 +

    Objetivo:

    Conhecer os aspectos da gestão tributária nas operações logísticas e compreender a importância do planejamento tributário.

    Ementa:

    Aspectos tributários. Carga tributária brasileira às operações praticadas pelo contribuinte. Operadores logísticos. Abordagens para a legislação fiscal e tributária. Estratégias fiscais no planejamento tributário. Custos tributários. Procedimentos fiscais atinentes ao ICMS e ao ISS. Estudo de casos práticos envolvendo a Logística no Brasil.

  • Gestão de Equipes | AGR-101 +

    Objetivo:

    Entender os aspectos de gerência de pessoas em equipes de trabalho com foco em resultados

    Ementa:

    Clima e cultura organizacionais, a diversidade e a gestão socialmente responsável. Os principais sistemas voltados à gestão de pessoas e com pessoas. Análise de distúrbios que dificultam desempenho das pessoas em equipe. Avaliação das organizações com pessoal motivado. Melhores práticas de gestão de equipes

  • Gestão de Produção e Operações | AGP-300 +

    Objetivo:

    Apresentar e discutir conceitos fundamentais na área de produção, a estrutura de relações entre as várias sub-funções da área operacional.

    Ementa:

    Planejamento e estratégias das Operações Globais. Análise, projeto e desenvolvimento de processos. Conceitos, estrutura, técnicas, métodos e ferramentas da administração da produção. Localização e Arranjo físico. Estudos de caso.

  • Inglês III | LIN-300 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as atividades de construção de blogs e sítios Internet previstas para o semestre.

    Ementa:

    Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmicoprofissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Pesquisa Operacional | MPO-100 +

    Objetivo:

    Aplicar as ferramentas da pesquisa operacional para solução de problemas logísticos

    Ementa:

    Fundamentos da Pesquisa Operacional; Modelos Lineares; Métodos de solução gráfica e algoritmo simplex; Aplicações de Programação Linear; Análise de Sensibilidade; Dualidade; Métodos computacionais e software de resolução e análise de problemas de programação linear; Teoria das Filas.

  • Projeto Interdisciplinar III | TJI-003 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.

4° ciclo
  • Custos e tarifas Logísticas | JTL-001 +

    Objetivo:

    Compreender os principais conceitos de custos e sua importância no processo gerencial.

    Ementa:

    Conceitos e técnicas de apuração de custos; Custos como ferramenta de controle; Custos, volume e lucro; Custos Aplicados à Logística; Custos de Armazenagem e Movimentação; Custos de Transportes dos diversos Modais; Custos de Embalagens; Custos de Manutenção de Inventários; Custos Tributários; Formação do preço; A influência das Tarifas nos custos logísticos.

  • Fundamentos de Marketing | PMG-001 +

    Objetivo:

    Compreender os aspectos estratégicos do Marketing e sua importância no processo decisório.

    Ementa:

    Evolução, Conceitos e tarefas da administração de marketing. Tipos de mercados. Captura de oportunidades. Natureza, objetivo, método e aplicação da pesquisa mercadológica. Conexão com os clientes e comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Composto de Marketing. Gerenciamento de varejo, atacado e logística. Marketing de Serviços. Sistema de informação de marketing (SIM). Estratégias mercadológicas

  • Gestão de estoques | AGS-004 +

    Objetivo:

    Saber da importância dos estoques nas empresas e como sua eficiência pode impactar no lucro da organização. Desenvolver as habilidades de tomada de decisão na gestão dos recursos materiais

    Ementa:

    O papel dos estoques na empresa; tipos de estoque; custo dos estoques (calculo de lote econômico) classificação ABC dos estoques; Negociações em sistemas de suprimento organizacional estoques de segurança; Nível de serviço e sua influencia nos estoques; sistemas de controle dos estoques

  • Inglês IV | LIN-400 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as atividades do semestre, inclusive na elaboração dos artigos técnicos.

    Ementa:

    Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Métodos quantitativos aplicados | EPQ-100 +

    Objetivo:

    Identificar oportunidades e aplicar ferramentas quantitativas de gestão para apoio à decisão nos processos logísticos

    Ementa:

    : Teoria dos grafos. Problemas de Transporte, programação de produção e pesquisa de caminho. Problema de Transbordo. Programação Inteira. Modelos não lineares: PERT-CPM; Teoria dos Jogos; Teoria e técnicas de decisão em cenários complexos. Análise de casos, aplicações informatizadas e utilização de softwares específicos para resolvê-los.

  • NAVEGAÇÃO INTERIOR E PORTOS MARÍTIMOS | ETM-001 +

    Objetivo:

    Apresentar os principais conceitos sobre o transporte marítimo e fluvial. Estudos dos principais meios de transportes fluviais e marítimos, suas características e peculiaridades.

    Ementa:

    Estudar o ambiente marítimo e fluvial enfocando a navegação. Indicar as hidrovias nacionais e internacionais. Apresentar ao aluno as estruturas portuárias, suas funções e características físicas, ressaltando as diferenças entre estruturas marítimas e fluviais. Apresentar a definição de terminais e sua classificação quanto à carga movimentada e quanto às estruturas de acostagem. Frete hidroviário. Obras para proteção e adequação da via e da costa. Tipos e características das embarcações. Termos técnicos

  • Projeto Interdisciplinar IV | TJI-004 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    : O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.

  • Sistemas de Movimentação e Transporte | JMT-001 +

    Objetivo:

    Apresentar os equipamentos básicos, mecânicos e automáticos de movimentação e elevação de cargas e procedimentos de utilização e segurança.

    Ementa:

    Interpretação de desenho técnico; noções básicas de física (carga, velocidade, centro de gravidade); apresentação e seleção de sistemas, equipamentos e acessórios para elevação e movimentação (operação, acionamento e segurança)

5° ciclo
  • Embalagens e Unitização | JEU-001 +

    Objetivo:

    Compreender, analisar, projetar e gerenciar o processo de embalagem e unitização de cargas nos processos logísticos.

    Ementa:

    A embalagem e seu desenvolvimento histórico. Uso da embalagem por outros departamentos da empresa e a necessidade do planejamento. Tipos de embalagem e sua aplicação para os materiais. Cargas unitizadas: paletização, lingagem e estabilização de pilhas. Instruções de manuseio, instruções especiais e produtos perigosos. Uso dos contêineres e contentores. A embalagem e a logística, sistemas de proteção, marcações. Os custos da embalagem e seu controle, Normas de embalagem, Sistemas de codificação

  • Gestão da cadeia de suprimentos | AGS-003 +

    Objetivo:

    Compreender a Cadeia de Suprimentos e seus conceitos. Utilizar ferramentas de reconhecimento, implantação e gerenciamento de uma Cadeia de Suprimentos.

    Ementa:

    Conceituação, fases de decisão, fluxo da cadeia e representação. Gestão e Modelos de parcerias e integração de processos. Alinhamento de decisões com planejamento estratégico. Gestão e previsão de demanda . Planejamento agregado e variabilidade previsível. Coordenação e informação - efeito 'chicote'. Avaliação financeira das decisões em cadeias de suprimentos. Iniciativas e práticas facilitadoras da gestão de parcerias, medidas de desempenho . Estudos de casos.

  • Inglês V | LIN-500 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Apoiar as demais atividades dos estudantes na criação de sítios Internet.

    Ementa:

    Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmicoprofissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Inovação e Empreendedorismo | CEE-001 +

    Objetivo:

    Promover o desenvolvimento de competências necessárias à construção de negócios e discutir os impactos da inovação e empreendedorismo na logística. Elaborar um plano de negócio.

    Ementa:

    Fundamentos do Empreendedorismo e inovação. Conceitos de Inovação voltados à logística. Empreendedorismo e o Desenvolvimento Econômico. O Indivíduo Empreendedor. A Criação de Novas Empresas: Plano de Negócios e Formas de Financiamento dos Empreendimentos. O Empreendedorismo Coletivo: importância para as Pequenas Empresas. O Empreendedorismo Corporativo ou Intraempreendedorismo. O ambiente e a Ação Empreendedora: influência dos aspectos sociais e culturais e o Papel do Estado. Promovendo Empreendimentos Inovadores. Conceitos de Inovação voltados para a logística. Utilização de software para desenvolvimento de plano de negócios.

  • Projeto Aplicado à Logística | TPJ-200 +

    Objetivo:

    Elaborar o pré-projeto de pesquisa para a elaboração do trabalho de graduação

    Ementa:

    Elaboração do pré-projeto do trabalho de graduação, sintetizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, dentro do rigor científico e conforme regulamento interno da Faculdade e as normas ABNT.

  • Projeto Interdisciplinar V | TJI-005 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.

  • Simulação em Logística | JSL-001 +

    Objetivo:

    Modelar problemas e aplicar o ferramental de simulação discreta como instrumento de apoio à decisão com ênfase em sistemas logísticos

    Ementa:

    Introdução à simulação; modelagem probabilística; aplicação de software de simulação; técnicas de representação e animação de modelos de simulação; projeto de simulação: coleta de dados, modelagem, testes e validação do modelo, elaboração de alternativas e cenários, análise de resultados, implementação. Dinâmica de sistemas; aplicação de software de dinâmica de sistemas.

  • Sistemas de Movimentação e Transporte | JMT-001 +

    Objetivo:

    Apresentar os equipamentos básicos, mecânicos e automáticos de movimentação e elevação de cargas e procedimentos de utilização e segurança.

    Ementa:

    Interpretação de desenho técnico; noções básicas de física (carga, velocidade, centro de gravidade); apresentação e seleção de sistemas, equipamentos e acessórios para elevação e movimentação (operação, acionamento e segurança)

6° ciclo
  • Comércio Exterior e Logística | ACE-100 +

    Objetivo:

    Conhecer e entender: o fenômeno da globalização dos mercados; Blocos Econômicos e os acordos internacionais relacionados; Macroeconomia do setor externo e de política e comércio exterior e os Principais procedimentos de importação e exportação.

    Ementa:

    Histórico e Conceitos. Teorias do Comércio Internacional. A globalização dos mercados, GATT, a OMC e Acordos antidumping. Blocos Econômicos. Macroeconomia do setor externo. Política e comércio exterior. Forças do mercado doméstico, vantagens comparativas e balança comercial. Crescimento do Setor Externo da Economia Brasileira. Política de Substituição de Importações. Comércio exterior no Brasil e Abertura Comercial Externa. Instrumentos de pagamento. Os bancos e o estado no comércio exterior. O financiamento no comércio exterior. Cotações internacionais. Contratos Comerciais Internacionais. Incoterms. Global Sourcing. Processos de Exportação e de Importação. Marketing Internacional.

  • Gestão de transporte de carga e roteirização | JTR-001 +

    Objetivo:

    Conceitos das tecnologias de gestão de frotas e elaboração de roteiros.

    Ementa:

    : Gestão em operações de carregamento e despacho, recebimento, armazenagem, movimentação e transbordo de cargas, nos diversos modais de transporte. Segurança Patrimonial do transporte. Gestão e controle de frotas com uso de ferramentas informáticas (TMS). Técnicas de roteirização: conectividade, caminhos e ciclos, caminho mínimo, caminho de custo mínimo, problemas de caminhos, restrições ou condicionantes. Fluxos em redes.

  • Inglês VI | LIN-600 +

    Objetivo:

    Apresentar os recursos do idioma necessários à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas.

    Ementa:

    Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmicoprofissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.

  • Projeto Interdisciplinar V I | TJI-006 +

    Objetivo:

    Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo, de forma não obrigatoriamente presencial, um projeto interdisciplinar com foco no Trabalho de Graduação.

    Ementa:

    O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no curso e possa ser utilizado como base para a redação do Trabalho de Graduação. A avaliação é por aproveitamento, não por nota.

  • Projeto de rotas e mapas – sensoriamento remoto | GGP-002 +

    Objetivo:

    Introduzir os conceitos das recentes tecnologias em sensoriamento remoto, na elaboração de roteiros. Propiciar o embasamento necessário nas áreas de geomática para o planejamento e gerenciamento de projetos em logística e transporte

    Ementa:

    Sistemas de Posicionamento Global (GPS), Sistema de Informação Geográfica (SIG); Geoprocessamento; Cartografia; Monitoramento por sensoriamento remoto; Digitalização e imagem de satélite; Gráficos por computador; Processamento e Interpretação de Imagem.

  • Tecnologia da Informação aplicada à Logística | ITI-100 +

    Objetivo:

    Conceitos gerais: dados, conhecimento, informação e processo. Fundamentos de sistemas e tecnologias da informação: SI e TI. Gestão estratégica da informação. Sistemas de negócios aplicados à logística: ERP, SAD, WMS, TMS, LIS, GIS dentre outros. Características, arquitetura e aspectos tecnológicos envolvidos no e-commerce e e-business. Tecnologia da informação aplicada à logística: roteirizadores, GPR, EDI, ECR, RFID, dentre outros. Inovações em tecnologia da informação. Estudos de caso de aplicação de SI ou TI em Logística.

    Ementa:

    Conceitos gerais: dados, conhecimento, informação e processo. Fundamentos de sistemas e tecnologias da informação: SI e TI. Gestão estratégica da informação. Sistemas de negócios aplicados à logística: ERP, SAD, WMS, TMS, LIS, GIS dentre outros. Características, arquitetura e aspectos tecnológicos envolvidos no e-commerce e e-business. Tecnologia da informação aplicada à logística: roteirizadores, GPR, EDI, ECR, RFID, dentre outros. Inovações em tecnologia da informação. Estudos de caso de aplicação de SI ou TI em Logística.

  • Tecnologia de Transportes | ETG-002 +

    Objetivo:

    Compreender as principais tecnologias utilizadas em trânsito e transporte. Propor soluções tecnológicas para problemas logísticos.

    Ementa:

    : Introdução à engenharia de tráfego. Fluxos de veículos e seu controle. Capacidade e nível de serviço em rodovias; Veículos e suas características. Mecânica da locomoção de veículos ferroviários e rodoviários. Tecnologias aplicadas à gestão do transito e transporte.

  • Transportes de Cargas Especiais | ETE-001 +

    Objetivo:

    Capacitar para a gestão da expedição (embalagem), do recebimento, da armazenagem, da movimentação e do transbordo de cargas perigosas, indivisíveis e especiais, considerando as suas diversas classes e subclasses, nos diversos modais de transporte.

    Ementa:

    Classificação, definição e identificação das classes e sub-classes dos produtos químicos perigosos; Números ONU e nomes apropriados para embarque; precedência das características de risco; prescrições de serviços e manuseio para cada classe e também relativas ao transportes em rodovias e ferrovias. Conhecimentos sobre os procedimentos de auxílio disponíveis para serem acionados em caso de acidente, CETEST, ABQUIM. Apresentar a Resolução 420 (2004); Curso MOPP; Convenção da Basiléia; NBR 7500 (2005); Lei sobre Crimes Ambientais (No.9605); Lei para Transporte de Cargas Indivisíveis, no. 2264/81; Código de Defesa de Consumidor 8.078/90; Convenção 170/17 OIT; ABNT 13221 (sangue e órgãos).