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1º ano (Formação Etec)
2º ano (Formação Etec)
3º ano (Formação Etec)
1° ano (Formação Fatec)
  • Comportamento Organizacional | APG-004 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de identificar a relevância do comportamento organizacional nos novos contextos organizacionais e propiciar uma melhor compreensão sobre as relações interpessoais e o comportamento dos grupos e das lideranças nas organizações. Utilizar ferramentas que favoreçam o gerenciamento de pessoas nas organizações.

    Ementa:

    O estudo do comportamento humano nas organizações. Percepção, personalidade, atitude e comportamento do indivíduo. Formação de grupos e trabalho em equipe. Motivação. Poder e política, comprometimento, estrutura e tecnologia. Comunicação empresarial. Liderança e tomada de decisão. Processos e tipos de liderança. Mudança Organizacional. Diversidade Cultural. Inteligência Emocional.

  • Contabilidade e Custos | APG-003 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de viabilizar intervenções nas organizações por meio dos processos de custeio com base na problemática do rateio de custos e do volume e lucro para tomada de decisão. Analisar a composição do custo do produto e de seu impacto na formação do preço e do lucro. Elaborar relatórios, analisar e utilizar as demonstrações contábeis como instrumento de gestão para o gerenciamento da empresa. Gerir e conhecer normas contábeis brasileiras e princípios de custos para a adequação ao padrão contábil internacional IFRS.

    Ementa:

    Introdução à contabilidade (mecânica e ao raciocínio contábil). Patrimônio e suas situações líquidas. Planos de contas. Contas contábeis e demonstrativos patrimoniais. Eventos modificativos, contas e demonstrativos de resultados. Receitas e despesas. Conceitos de custo. Cálculo do desgaste dos ativos, depreciação, amortização e exaustão. Balanço. Provisões e distribuição de resultados. Terminologia e definições da área: despesas e custos. Custos diretos e indiretos. Custos fixos e variáveis. Classificação dos custos/ despesas: em função do produto e do volume. Sistema de Custeio: Absorção e variável. Custeio por absorção, critérios de rateio e os respectivos desafios. Custos para decisão: Relação Custo x Volume x Lucro. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Custeio Variável para gestão. Margem de contribuição. Elaboração das demonstrações contábeis. Análise econômico-financeira. Demonstrações Financeiras/Contábeis (Balanço Patrimonial, DRE, DMPL, Fluxo de Caixa, DVA e notas explicativas). Análise de Balanços e DRE (horizontal e vertical). Interpretação das demonstrações contábeis. Adequação do padrão contábil brasileiro ao IFRS.

  • Direito I | APG-009 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de identificar os conceitos básicos do Direito Civil, Direito do Consumidor, e Direito Empresarial, regulados pela legislação pátria.

    Ementa:

    Origem e evolução do Direito Civil. Personalidade e Capacidade. Das pessoas jurídicas. Dos Fatos Jurídicos. Teoria Geral das Obrigações. Teoria Geral dos Contratos. Contratos em espécie: Compra e venda. Das várias espécies de locações. Dos empréstimos: comodato e mútuo. Do mandato. Da fiança. Dos seguros. Da responsabilidade civil. Definições: consumidor, fornecedor, produto e serviço. Direitos básicos do consumidor. Da qualidade de produtos e serviços, da prevenção de reparação de danos. Das práticas comerciais em relação ao consumidor. Da defesa do consumidor em juízo. Noções de direito processual civil: conhecimento, recursos e execução. Juizado Especial Cível. Histórico do Direito Comercial histórico e evolução até a noção de empresa. Empresário e empresa. Da caracterização e da inscrição. O papel da Junta Comercial. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Tipos societários: Sociedade comum; Sociedade Simples, Da Sociedade Limitada (Disposições preliminares, quotas, administração, conselho fiscal, deliberação dos sócios, aumento e redução do capital social), Da Sociedade Anônima (Lei nº 6.404/1976), do Microempreendedor Individual. Da liquidação das sociedades. Da transformação, da incorporação, da fusão e da cisão das sociedades. Do Estabelecimento. Do Registro. Do nome empresarial. Dos prepostos. Da escrituração. Da Recuperação Judicial e Falência. Dos Títulos de Créditos. Direitos de Propriedade Industrial. Dos Contratos Mercantis: Compra e Venda Mercantil, Comissão Mercantil, Cartão de Crédito, Arrendamento Mercantil, Alienação Fiduciária, Franquias, Representação Comercial, Contratos Bancários. Noções de Direito Concorrencial. Ética Empresarial. Responsabilidade Empresarial Social e Ambiental. Políticas de Compliance.

  • Economia | APG-007 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de identificar e compreender as atividades econômicas nacionais e internacionais, analisar as modificações no desenvolvimento econômico e utilizar os conhecimentos operacionais, bem como a economia disruptiva modelada pelos efeitos do empreendedorismo, da sustentabilidade e da inovação.

    Ementa:

    Introdução à Ciência Econômica e ao Pensamento econômico. Noções de Microeconomia. Funcionamento do mercado. Estruturas de mercado. Macroeconomia básica. Teoria da determinação da renda e do produto nacional. Introdução à teoria monetária e inflação. Balança Comercial e taxas de câmbio. Sistema Monetário, Bancos Comerciais e Banco Central. Aprofundamento da Teoria microeconômica. Funcionamento do mercado. Elasticidade. Produção e custos. Estruturas de mercado. Teoria macroeconômica. Políticas econômicas e seus instrumentos. Teoria monetária. Inflação. Setor externo. Crescimento e desenvolvimento econômico. Blocos geoeconômicos e comércio internacional. Economia Circular. Economia Criativa.

  • Estatística Aplicada à Gestão | APG-011 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de analisar os conceitos de Estatística necessários para a descrição, organização e análise de dados, no apoio à tomada de decisão na área de estudo. Utilizar e analisar os métodos estatísticos para auxiliar na tomada de decisões no processo de Gestão.

    Ementa:

    Introdução aos conceitos básicos da Estatística: Descritiva (Análise de conteúdo; Análise de frequência; Frequência absoluta; Frequência relativa; Distribuição de frequência; Percentuais; média; mediana; moda; desvio padrão; representação gráfica; coeficiente de variância mínimo; quartil; matriz de Slack); Noções de probabilidade; Distribuições de probabilidade; Correlação e Regressão. Ferramenta tecnológica para aplicação prática. Desenvolvimento de projeto integrado com as demais disciplinas. Coleta e apresentação de dados. Aplicação da estatística em gestão. Gráficos e tabelas. Distribuição de frequência. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Probabilidade. Ferramenta tecnológica para aplicação prática. Desenvolvimento de projeto integrado com as demais disciplinas.

  • Gestão da Inovação | APG-005 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de desenvolver o seu potencial criativo inovador e caracterizar os processos da gestão da inovação. Aplicar ferramentas com métricas aplicáveis à prática profissional que favoreçam a criatividade e a geração de ideias.

    Ementa:

    Conceitos de processo criativo, construção e desconstrução do pensamento. Inovação e seus reflexos estratégicos. Criação de novos negócios, produtos, processos, valores individuais e organizacionais. Inovação e as práticas de mercado. Gerenciamento do processo de inovação. Ferramentas e métodos para estímulo de geração de ideias, aplicação de modelos flexíveis de gestão. Métricas para inovação. Relação entre criatividade, inovação e modelos de negócios e de gestão.

  • Gestão de Marketing | APG-008 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de identificar os conceitos fundamentais e elementos básicos do marketing, de forma que possa apresentar e discutir as estratégias que possibilitem fazer prospecção mercadológica que inspirem, incluam e reflitam os valores dos consumidores.

    Ementa:

    Conceito de Marketing. Abordagens: Clássica e Contemporânea. Os Ambientes de Marketing. Elementos e gestão do composto de marketing. Segmentação de mercado. Mix de marketing. Comportamento do Consumidor. Gestão das Marcas. Interface do marketing com as outras áreas da organização. Marketing digital. Tendências na área de marketing.

  • Governança Corporativa | APG-012 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de refletir e aplicar as práticas de governança corporativa em diferentes tipos de empresas. Verificará como a ética é tratada nas organizações, por meio dos sistemas de compliance.

    Ementa:

    Governança corporativa no Brasil e no mundo. Histórico da Governança e Ambientes institucionais. Teorias e práticas de Governança. Mecanismos de governança e relação esperada com performance. Pilares da Governança. Modelo de Governança do Brasil e outros países. Governança e controle do risco. Compliance e normas legais.

  • Língua Espanhola I | APG-015 +

    Objetivo:

    Desenvolver e praticar a capacidade de expressão e interação oral e escrita. Adquirir vocabulário específico da área. Ler, interpretar e transmitir informações. Redigir textos com adequação linguística. Compreender expressões de uso relacionado aos aspectos profissionais. Usar expressões temporais, dados numéricos, estruturas gramaticais, conectivos, descrever espaços, objetos e pessoas. Empregar o idioma considerando aspectos linguísticos e socioculturais dos países de língua espanhola.

    Ementa:

    Introdução às funções comunicativas da língua espanhola, de modo a desenvolver a compreensão e produção oral e escrita, com uso de estruturas léxico-gramaticais simples, abordando aspectos socioculturais, nos contextos pessoal, acadêmico e na área de formação profissional.

  • Língua Inglesa I | APG-013 +

    Objetivo:

    Compreender e produzir textos simples orais e escritos de relevância para a atuação profissional. Apresentar-se e fornecer informações pessoais e corporativas, descrever áreas de atuação de empresas. Expandir o uso de estratégias de compreensão para entender o assunto tratado em textos orais e escritos da sua área de atuação. Fazer pedidos (pessoais ou profissionais), fornecer e compreender informações numéricas, tais como horários, datas e locais. Descrever rotina de trabalho, atender telefonemas, dar e anotar recados, redigir notas e mensagens simples. Reconhecer a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua.

    Ementa:

    Desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções comunicativas e estruturas simples da língua. Apropriação de estratégias de aprendizagem (estratégias de produção oral e escrita) e repertório relativo a funções comunicativas e estruturas, com o intuito de utilizar essas habilidades nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Ênfase nas habilidades comunicativas necessárias para o desenvolvimento de tarefas relacionadas à atuação profissional.

  • Projeto Integrador I | APG-001 +

    Objetivo:

    No Programa AMS, cabe ao Projeto Integrador desenvolver atividades de contextualização profissional com a participação de empresas que proporcionem o envolvimento dos alunos nos processos gerenciais aplicados. Os componentes curriculares envolvidos nesta articulação entre aluno e empresa serão apresentados no Manual do Projeto Integrador. Desta forma, o aluno será capaz de desenvolver o potencial criativo, por meio da identificação de oportunidades, intervindo na eficiência das empresas participantes, considerando os conhecimentos dos componentes curriculares no período letivo.

    Ementa:

    Inovação e seus reflexos estratégicos. Criação de novos produtos, processos, valores individuais e organizacionais. Elementos e gestão do composto de marketing. Mix de marketing. Custos para decisão: relação custo x volume x lucro.

  • Responsabilidade Social e Ambiental | APG-010 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de contextualizar as dinâmicas organizacionais e as relações com a responsabilidade social. Identificar o comportamento dos agentes sociais, características das estruturas econômicas contemporâneas e Projetos Sociais Sustentáveis. Identificar e aplicar estratégias sustentáveis nos negócios.

    Ementa:

    Conceitos básicos de políticas e práticas de Responsabilidade social empresarial (RSE): valores, transparência e governança corporativa, público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade, governo e sociedade. Identificação e descrição das diretrizes na organização: Ética, valores e transparência / Valorização empregados e colaboradores / Meio ambiente / Parceiros e Fornecedores (envolvimento) / Clientes e consumidores (proteção) / Comunidade / Comprometimento com o bem comum. Definição de estratégias sociais corporativas. Ferramentas de gestão para implementação da responsabilidade social no negócio da empresa: diagnóstico, planejamento, implementação. Impactos socioambientais, promoção da diversidade, apoio às minorias e relações do trabalho. Economia solidária.

  • Teoria das Organizações | APG-006 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de identificar os principais conceitos da teoria da Administração, conhecer os modelos, processos organizacionais e cultura no contexto contemporâneo, desenvolvendo uma visão crítica-analítica sobre a aplicação dos conceitos nas organizações e teoria das organizações. Relacionar as influências das mudanças tecnológicas e mercado competitivo no cotidiano dos negócios, reforçando o pensamento compartilhado e a reprodução de novas tendências, ruptura e flexibilização da administração.

    Ementa:

    Conceitos das teorias da administração, novas formas organizacionais e os fenômenos da gestão modernas. A formação de conceitos da teoria da administração, racionalidade, dominação, poder e política. Teoria crítica e tópicos avançado de administração. Características da sociedade contemporânea, processos organizacionais, novas perspectivas e tomada de decisão. Teoria administrativa e as metáforas organizacionais. Sustentabilidade, ecologia, patologias organizacionais, diversidade e globalização. Cultura, modelos de administração e conhecimento moderno.

2° ano (Formação Fatec)
  • Direito II | APG-026 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de entender os conceitos básicos do Direito, do Direito Público, Direito Tributário, Direito do Trabalho e Previdenciário, regulados pela legislação pátria.

    Ementa:

    Definições de direito. Moral, ética, política, direito e justiça. A ciência do direito, estatuto teórico. Fontes do direito. Decreto-Lei n° 4.657/1942 - Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Lei Complementar nº 95/1998. Evolução histórica e função do direito constitucional. Constituição, Poder Constituinte e Divisão de Poderes. Direitos fundamentais e cláusulas pétreas. O princípio da legalidade. O Estado Brasileiro segundo a Constituição de 1988: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Funções auxiliares da Justiça: O Ministério Público, a Advocacia e a Defensoria Pública. O Direito Administrativo e o Regime Jurídico-administrativo. Administração pública direta e indireta. Figuras da Administração indireta: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. Servidores Públicos. Ato administrativo e processo administrativo. Licitações e contratos. Introdução ao direito tributário: finalidade do Estado e a atividade financeira do Estado. Fontes do Direito Tributário. Sistema Tributário Nacional. Código Tributário Nacional. Tributos: impostos, taxas e contribuições de melhorias. Princípios tributários, obrigações e competências tributárias. Impostos em espécie: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, Imposto e Importação e Imposto de Exportação, Imposto sobre produtos industrializados, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Imposto sobre Serviços. Regimes tributários: MEI, Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado. Execução fiscal. Origem e evolução do Direito do Trabalho. Fontes do Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Interpretação, integração e aplicação do Direito do Trabalho. Prescrição e decadência do Direito do Trabalho. Consolidação das Leis Trabalhistas. Relação de trabalho e relação de emprego. Empregado doméstico. Empregado rural. Terceirização. Contrato de trabalho: expressos e tácitos, individuais e plúrimos, por tempo determinado e indeterminado. O poder diretivo, regulamentar, fiscalizatório e disciplinar. Remuneração e salário. Duração do trabalho – Jornada, descansos. Formação e alteração do contrato de trabalho. Interrupções e suspensões. Modalidades de términos do contrato de trabalho. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Seguro Desemprego. Direito Coletivo do Trabalho: sindicatos. Direito de Greve. Direito Processual do Trabalho. Ministério Público do Trabalho. Segurança do Trabalho e Normas Regulamentadoras. Seguridade Social: a Saúde, a Previdência Social e a Assistência Social. Fontes do Direito Previdenciário. Regime Geral de Previdência Social. Financiamento da Previdência. Benefícios da Previdência. Previdência Complementar. O Regime Próprio de Previdência dos Funcionários Públicos.

  • Gestão Empreendedora | APG-025 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de discutir os diferentes modelos organizacionais, organizar e reconhecer os diversos conceitos, analisar os padrões administrativos existentes e desenvolver um plano de negócios.

    Ementa:

    O mundo globalizado e seus desafios e potencialidades. Conceito e evolução histórica do empreendedorismo. Características (perfil) dos empreendedores. Competências e habilidades do empreendedor. O processo empreendedor. Identificação de oportunidades de negócio. Plano de negócios. A importância do Plano de Negócios. Implementação e avaliação de Plano de Negócios. As novas Oportunidades de negócios trazidas com a Internet. Gerenciando os recursos empresariais. Modelos de Gestão Empreendedora. Empreendedorismo Corporativo. Empreendedorismo sustentável.

  • Gestão Estratégica | APG-021 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de identificar os aspectos fundamentais do planejamento estratégico e suas etapas do processo de decisão. Elaborar e implementar os processos de planejamento das estratégias a partir de uma metodologia de diagnóstico estratégico. Identificar os aspectos da implantação estratégica. Acompanhar e identificar as mudanças que ocorrem no ambiente geral e organizacional e a consequente evolução do pensamento administrativo.

    Ementa:

    Histórico da administração estratégica. Principais teorias. O ambiente de negócios e a gestão estratégica. Conceitos fundamentais. Análise do negócio. Tomada de decisão. Planejamento Estratégico. Metodologia de Planejamento Estratégico. Missão e Visão. Ambiente. Análise SWOT e matriz BCG. A evolução do pensamento estratégico. Elaboração de missão, visão e valores. Análise do Ambiente Empresarial; Ferramentas de gestão estratégica. Construção de cenários. Metodologia e técnicas para construção de mapas estratégicos. Formulação, Implementação e Controle de Estratégias. Desenvolvimento de projeto integrado com as demais disciplinas.

  • Gestão Financeira e Orçamentária | APG-017 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de caracterizar os conceitos de finanças e permitir a interpretação do desempenho financeiro do negócio e a relevância do processo orçamentário em diferentes objetivos de aplicação. Analisar as finanças organizacionais de modo a favorecer na tomada de decisões nos negócios. Aplicar os instrumentos de medição, controle e gestão de estrutura de capitais e desempenho econômico e financeiro. Aplicar e analisar técnicas de elaboração de orçamentos de acordo com o planejamento estratégico.

    Ementa:

    Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento. Técnicas de análise e planejamento financeiro. Administração de capital de giro. Riscos financeiros: definição, classificação, quantificação e métodos de mitigação. Análise do ponto de equilíbrio das operações e alavancagem. Administração de ativos permanentes e investimento de capital. Custo de capital, estrutura de capital e dividendos. Modelo das variáveis empresariais: Desempenho: Liquidez, Estrutura e endividamento, Rentabilidade e retorno. Análise do capital de Giro (CDG): Necessidades Líquidas do CDG, Longo Prazo e Capital de giro próprio. Políticas financeiras: Ciclo Financeiro (CF) e Ciclo Operacional (CO). Prazos médios de Compras (PMC), Estoque (PME) e Recebimento (PMR). Análise do Fluxo de caixa. Custo e Estrutura de capital. Análise de investimentos. Controle do giro de caixa. Controle e análise de estoques. Orçamento como gestão empresarial. Conceitos Básicos de Orçamento. Tipos de orçamento. O processo orçamentário completo e seu acompanhamento. Controle orçamentário. Análise de investimentos em condição de incerteza: análise de cenários e de sensibilidade. Fundamentos da engenharia econômica. Aprofundamento dos processos de Orçamento. Aplicar o controle orçamentário.

  • Gestão da Qualidade | APG-020 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de organizar, administrar e controlar o sistema da qualidade em serviços; assegurar eficiência e eficácia nos processos, promover melhoria da qualidade nos resultados, serviços e processos; aumentar a confiabilidade dos processos produtivos e nas operações de serviços. Garantir o cumprimento das normas, acreditação e legislações pertinentes. Incorporar o conceito “monozukuri” de uma forma simples, com suas diversas abordagens e múltiplas dimensões, a construção de uma visão crítica e reflexiva, além do conhecimento de técnicas para análise, gestão e melhoria da qualidade com intuito de uma mudança cultural.

    Ementa:

    Conceito de qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade. Princípios da qualidade em serviços e seus desdobramentos. Política da qualidade em serviços. Modelo de implantação de um programa de qualidade em serviços. Ferramentas de gestão da qualidade em serviços: PDCA, Kaizen, 5 S, Diagramas, Kanban (kanban fool, Kanban flow, etc), JIT, fluxogramas de análise de processos, 5W2H (What, When, Why, Where, Who, How, How much), 5 P’s (5 Why-Taiichi Ono), Benchmarking e Brainstorming. TNG - técnica nominal de grupo. GUT – gravidade, urgência e tendência. Diagrama de Ishikawa – causa e efeito. SERVPERF, SERVQUAL, ANS/SLA - Garantia do Nível de Serviço. Tipos de normas, medições, ISO 9001:2015 e ISO 9004:2008. Qualidade total (TQC). Introdução a Competitividade. Definições e Conceitos da Qualidade. Estratégias de Gestão pela Qualidade. Conceito e sistemas da Garantia da Qualidade. Gestão, sistema e elementos de Gestão da Qualidade Total. Ambiente da Qualidade: 5S. Conceito “monozukuri”. Círculos de Controle da Qualidade. PDCA. Kaizen. Sistema de Gestão segundo NBR ISO Série 9001. Conceitos de Sustentabilidade. Metodologia de Implantação do Lean e Verde Business System. Qualificação de impactos ambientais. Parâmetros de mensuração e Critérios KPI- Key Performance Indicators.

  • Gestão de Operações Logísticas | APG-023 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de relacionar os conceitos de gestão da área de produção e a estrutura de relações entre as várias sub funções da área operacional. Aplicar conceitos de gestão da área de produção, bem como identificar a estrutura de relações entre as várias sub funções da área operacional.

    Ementa:

    Planejamento e estratégias das operações produtivas. Evolução e conceitos de gestão de materiais e de logística. Previsão de demanda interna de bens e serviços (planejamento de uso e consumo). Controle de entradas e saídas. Gestão de estoques e arranjo físico. Integração de sistemas, custos e racionalização. Gestão da cadeia de suprimentos. Planejamento, organização e controle logístico. Gestão de transporte. Distribuição física. Logística reversa. Gestão de compras. Gestão de fornecedores (contratos). Gestão de recursos patrimoniais.

  • Gestão de Pessoas | APG-018 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de gerenciar o comportamento das pessoas no trabalho, aplicar os modelos destinados a estimular a motivação para o trabalho em equipe e a produtividade. Identificar e aplicar técnicas e procedimentos práticos à gestão de pessoas quanto aos subsistemas de recursos humanos.

    Ementa:

    Histórico da Gestão de Pessoas. Modelos de Gestão de Pessoas. Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas. O indivíduo nas organizações: emoções e sentimentos, processo decisório, conflito e negociação. O sistema organizacional: cultura organizacional, gestão do clima organizacional. Gestão da qualidade de vida no trabalho. Gestão da diversidade. Gestão de mudanças. Políticas de Recursos Humanos: Subsistemas de Recursos Humanos: Provisão (Recrutamento e Seleção), Aplicação (Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho), Manutenção (Benefícios, Higiene e Segurança do Trabalho, Desenvolvimento (Treinamento) e Monitoração (Sistemas de Informação em Recursos Humanos). Gestão de Carreira. Gestão por competências.

  • Gestão de Processos | APG-022 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de desenvolver a capacidade analítica, prescritiva e a aplicabilidade das ferramentas e dos instrumentos de sistematização de processos no âmbito empresarial. Fazer a gestão por processos nas organizações, independentemente de seu porte empresarial.

    Ementa:

    Racionalização: as três gerações da racionalização do trabalho e a padronização. A abordagem administrativa da gestão por processos: fundamentação teórica a teoria geral de sistemas. A Gestão da Qualidade na gestão por processos: Infraestrutura e Suporte para a gestão por processos. Mapeamento dos processos, normas e procedimentos para gestão por processos: fluxograma. Ferramentas e instrumentos para a Gestão por Processos. Indicadores de desempenho a partir da visão por processos e seus tipos: Balanced Scorecard. Técnicas de levantamento de dados: instrumento de levantamento de informações e análise organizacional. A tecnologia da informação e os sistemas de apoio a gestão por processos: BPM. Cases em gestão de processos.

  • Gestão de Projetos | APG-024 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de relacionar o processo de gestão de projetos no contexto da administração. Aplicar métodos, técnicas e ferramentas de gestão de projetos.

    Ementa:

    Visão integrada da gestão de projetos; Visão geral de métodos e técnicas de gestão de projetos; Noções de indicadores de desempenho; Metodologias de gerenciamento de projetos. Conceitos preliminares de projeto e gestão de projetos. Conceitos de equipe de projetos. Instrumentos de gestão de projetos. Estudos de viabilidade de projetos. Dimensões dos projetos: escopo, planejamento, execução e avaliação. Fases do projeto: ciclo de vida, processos do gerenciamento, iniciação do projeto e desenvolvimento da visão geral de um projeto. Ferramentas de Gestão de Projetos.

  • Gestão do Conhecimento | APG-019 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de identificar o processo de Gestão do Conhecimento. Propor e aplicar técnicas de gestão do conhecimento.

    Ementa:

    Conceito de Dado, Informação, Conhecimento e Inteligência. Conceito de Gestão Conhecimento. Tipos de Conhecimento: tácito e explícito. Modos de conversão do conhecimento. Teoria da Criação da Conhecimento. Aprendizagem Organizacional. A construção da aprendizagem nos meios organizacionais. Os fatores para o sucesso do programa de gestão do conhecimento, transferência dos conteúdos e o plano diretor na gestão do conhecimento, estrutura e espontaneidade no conhecimento e na organização, aprendizagem e competências estratégicas. Portais Corporativos, Repositórios do Conhecimento, Intranet e Internet.

  • Língua Espanhola II | APG-016 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz integrar as habilidades de leitura, escrita, compreensão oral e fala. Ampliar o vocabulário específico da área. Ler e interpretar textos. Transmitir informações escritas e orais. Manter conversação com autonomia. Empregar os tempos verbais com coerente correspondência entre eles. Estabelecer diálogos com coesão. Descrever atividades, serviços e produtos. Compreender e respeitar a diversidade cultural dos países hispano-falantes.

    Ementa:

    Aprofundamento das funções comunicativas da língua espanhola, consolidando os conhecimentos já adquiridos. Expansão da compreensão e da produção oral e escrita, com uso de estruturas léxico-gramaticais adequadas e respeito aos aspectos socioculturais, nos contextos pessoal, acadêmico e na área de formação profissional.

  • Língua Inglesa II | APG-014 +

    Objetivo:

    O aluno será capaz de fazer uso de estratégias de compreensão para identificar os pontos principais de textos orais e escritos de relevância para a área de atuação profissional. Comunicar-se em situações do contexto profissional, descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais. Descrever eventos passados. Comunicar-se em situações de entrevista de emprego, redigir application letters, currículos vitae, e fazer videocurrículos. Compreender e descrever dados numéricos. Fazer comparações. Redigir documentos, e-mails e correspondências comerciais. Desenvolver a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua.

    Ementa:

    Expansão das habilidades comunicativas e estruturas léxico-gramaticais, com o objetivo de atuar adequadamente nos contextos pessoal, acadêmico e profissional. Utilização de estratégias de leitura e de compreensão oral, bem como de estratégias de produção oral e escrita para compreender e produzir textos orais e escritos. Ênfase nas habilidades comunicativas necessárias para o desenvolvimento de tarefas relacionadas à atuação profissional.

  • Projeto Integrador II | APG-002 +

    Objetivo:

    No Programa AMS, cabe ao Projeto Integrador desenvolver atividades de contextualização profissional com a participação de empresas que proporcionem o envolvimento dos alunos nos processos gerenciais aplicados. Os componentes curriculares envolvidos nesta articulação entre aluno e empresa serão apresentados no Manual do Projeto Integrador. Desta forma, o aluno será capaz de elaborar um plano de negócios, considerando o planejamento da gestão, procedimentos, manuais e políticas identificadas nas empresas participantes, contribuindo para a sua competitividade e resultados dos negócios.

    Ementa:

    Planejamento e estabelecimento de metas. Análise de problemas e tomada de decisão. Novas tendências, compartilhamento, ruptura e flexibilização. Orçamento. Ferramentas e métodos para estímulo de geração de ideias, aplicação de modelos flexíveis de gestão. Definição de estratégias para sustentabilidade corporativa.