Integração do CBAM e IMO 2020 no setor portuário: estratégias para a descarbonização

Autores

  • Matheus de Jesus Nascimento Fatec Rubens Lara
  • Daniel Sartor Tadeu Da Costa Fatec Rubens Lara
  • Guilherme Pereira De Lima Fatec Rubens Lara
  • Dafane Mariano Sales Fatec Rubens Lara
  • Alexandre Ricardo Machado Fatec Rubens Lara

Palavras-chave:

Porto; meio ambiente; União Europeia; CBAM; emissão de carbono

Resumo

A ligação entre o porto e a ecologia é algo extremamente importante. Atualmente, os portos almejam serem portos mais verdes, com a finalidade de diminuir os impactos à natureza. Este artigo resulta nas estratégias encontradas pelo Carbon Border Adjustment Measure (CBAM) como mecanismo de taxação de imposto para controlar a emissão de carbono, a implantação da IMO 2020 e seu impacto nos portos de Rotterdam e Santos. Utilizando a metodologia de estudos bibliográfico qualitativo de caráter exploratório, o objetivo do artigo é apresentar as estratégias, tecnologias e práticas para reduzir as emissões de carbono nas atividades portuárias, destacando a adoção de fontes de energia mais limpas. Como resultadohá uma redução nos impactos ambientais das atividades portuárias na natureza fazendo o CBAM se tornar um diferenciador nas operações de comércio exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁLVAREZ, Paula Sáez. From maritime salvage to IMO 2020 strategy: Two actions to protect the environment. Marine Pollution Bulletin, v. 170, p. 112590, 2021. Elsevier BV. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2021.112590. Acesso em: 27 mar. 2024.

ANP. Dados de E&P. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, 2017. Disponível em: http://www.anp.gov.br/wwwanp/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/gestao- de-contratos-de-e-p/dados-de-e-p. Acesso em 25 mar. de 2024

APA. Protocolo de Quioto. Agência Portuguesa do Ambiente, 2021. Disponível em: https://apambiente.pt/clima/protocolo-de-quioto. Acesso em 25 mar. de 2024

ARAUJO, Silva, Ribeiro, Sustentabilidade e descarbonização. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/64860/3/2020_Araujo_Silva_Ribeiro_su stentabilidade_e_descarbonizacao.pdf. Acesso em 25 mar. de 2024.

BBC. How hydrogen fuel could decarbonise shipping, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/future/article/20201127-how-hydrogen-fuel-could-decarbonise- shipping. Acesso em: 27 mar. 2024.

BOSSCHART, Louise Emily. Entenda o que é o CBAM da UE e qual o impacto para o Brasil, 2023. Disponível Em: https://epbr.com.br/entenda-o-que-e-o-ajuste-de-fronteira-de- carbono-cbam-da-ue-e-o-impacto-para-o-brasil/. Acesso em: 22 mar. 2024.

BRAGA, Rafael Costa Morgado Soares. Gestão Ambiental em Portos Brasileiros: Contributos para melhoria considerando boas práticas em Port, 2020. 196 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia do Ambiente, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/131572. Acesso em: 26 mar. 2024.

BRASIL. Marinha do Brasil. Circular nº 7, de 22 de novembro de 2019. Óleo combustível para navios com limite do teor de enxofre de 0,50% m/m - Anexo VI da Convenção MARPOL 73/78. Rio Janeiro, RJ, 2019a. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/legislacao/circulares/ circular%207-2019%20anexo%20vi%20marpol-1-4%20.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024

BUREL, F.; TACCANI, R.; ZULIANI, N. Improving sustainability of maritime transport through utilization of Liquefied Natural Gas (LNG) for propulsion. Energy, 57, 412–420, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.energy.2013.5.2. Acesso em 25 mar. de 2024.

CORRÊA, M.L., F.S.; CHANG, H. K. Migração de depocentros na Bacia de Santos: importância na exploração de hidrocarbonetos. Revista Brasileira de Geociências, 38(2- suplemento), 111-127, 2008. doi: 10.25249/0375-7536.2008382S111127. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/288033241_Migracao_de_depocentros_na_Bacia_d e_Santos_importancia_na_exploracao_de_hidrocarbonetos. Acesso em: 26 mar. 2024.

EUROPAR. Fuga de carbono: Impedir que as empresas evitem regras de emissões. EUROPAR 2021. Disponível Em: https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20210303STO99110/fuga. Acesso em: 22 mar. 2024.

EUROPEAN COMMISSION. Carbon Border Adjustment Mechanism. Disponível em: https://taxation-customs.ec.europa.eu/carbon-border-adjustment-mechanism_en. Acesso em: 22 mar. 2024.

EUROPEAN COMMISSION. The European Green Deal, 2021, June 10. Disponível em: https://commission.europa.eu/publications/delivering-european-green-deal_pt. Acesso em: 15 mar. 2024.

FERREIRA, Amanda Spada; MUNDIM, Any Leslie Vilela Machado; COSTA, Barbara Regina Lopes Costa; OLIVEIRA, Gabriele Oller de; COSTA, TAÍZA DA. O porto de Rotterdam e projetos sustentáveis. Disponível em: https://fateclog.com.br/anais/2021/217-230-1-RV.pdf Acesso em: 15 mar. 2024.

IPCC. Mudanças Climáticas 2021. A Base das Ciências Físicas. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/. Acesso em: 21 mar. 2024.

LAMMEL, G.; GRAßL, H. Greenhouse effect of NOX. Environmental Science and Pollution Research, 2(1), 40–45, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF02987512. Acesso em

mar. de 2024

LEVENT Bilgili, Comparação do ciclo de vida dos combustíveis navais para o limite de enxofre IMO 2020. Ciência do Meio Ambiente Total Volume 774, 20 junho 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0048969721007865. Acesso em: 15 mar. 2024.

MAGACHO, G. et al. Impacts Of The CBAM On EU Trade Partners: Consequences For Developing Countries. Climate Policy, 1–17, 2023. Disponível Em: Https://Doi.Org/10.1080/14693062.2023.2200758. Acesso em: 22 mar. 2024.

MDPI, Wang, Y.; WRIGHT, L. A. A Comparative Review of Alternative Fuels for the Maritime Sector: Economic, Technology, and Policy Challenges for Clean Energy Implementation. World, 2(4), 456–481, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/world204002. Acesso em 25 mar. de 2024

MEPC. MEPC.304(72) - Initial IMO strategy on reduction of GHG emissions from ships.

IMO Publication, 1–11, 2018. Disponível em: http://www.imo.org. Acesso em 25 mar. de 2024.

PEREIRA, Bianca Lima et al. "Greens Ports" e o Porto de Santos. 2016. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Santa Cecília, Santos, 2016. Disponível em: https://cursos.unisanta.br/civil/GREEN- PORTS.asp. Acesso em: 26 mar. 2024.

PORT OF ROTTERDAM AUTHORITY. Highlights Of The 2017 Annual Report. Rotterdam: Port Of Rotterdam Authority, 2018. 16 p. Disponivel em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-02832019000100175&script=sci_arttext. Acesso em: 22 mar. 2024.

PORT OF ROTTERDAM. Plan your container transport with navigate, 2021. Disponível em: https://www.portofrotterdam.com/en. Acesso em: 22 mar. 2024.

PORT OF ROTTERDAM. Rotterdam. Hydrogen in Rotterdam: Which Rotterdam parties are making the transition to hydrogen? 2023. Disponível em: https://www.portofrotterdam.com/en/port-future/energy-transition/ongoing. Acesso em: 22 mar. 2024.

PORT OF ROTTERDAM. Sustainability 2021. Port of Rotterdam. Disponível em: https://www.portofrotterdam.com/en/our-port/our-themes/a-sustainable-port/sustainability. Acesso em: 26 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-15

Como Citar

NASCIMENTO, M. de J. .; DA COSTA, D. S. T.; DE LIMA, G. P. .; SALES, D. M. .; MACHADO, A. R. . Integração do CBAM e IMO 2020 no setor portuário: estratégias para a descarbonização. Revista Conecta, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 35–49, 2025. Disponível em: https://fatecrl.edu.br/revistaconecta/index.php/rc/article/view/284. Acesso em: 15 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)