Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As páginas estão padronizadas em tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com fundo branco e configuradas com margem esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
  • O texto possui no mínimo as cinco seções a seguir ou seus correspondentes e segue rigorosamente os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no Guia de Formatação: 1. Introdução; 2. Fundamentação Teórica; 3. Procedimentos Metodológicos ou Materiais e Métodos; 4. Resultados e Discussão; 5. Conclusão ou Considerações Finais.
  • O artigo possui entre 12 e 25 páginas, contando, inclusive, com as Referências.
  • O nome dos autores foram removidos do texto do artigo e das propriedades do arquivo. Esta etapa é necessária para garantir a revisão duplo-cega. Os nomes somente devem ser inseridos no aquivo do artigo DOCX quando solicitada a versão final (corrigida).
  • O Título e o Resumo do artigo contêm versão na língua inglesa.
  • Os nomes de todos os autores/coautores serão informados na etapa 3 (Inserir Metadados) com os respectivos ORCID iD's (www.orcid.org). Lembrando que orientador também é coautor e que estes nomes não poderão ser atualizados posteriormente. É obrigatório que todos os autores do artigo estejam com ORCID iD cadastrado.
  • Autorizo a reformulação do texto do material enviado sem que me seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado o acessar e/ou reproduzi-lo desde que obedeçam às normas da ABNT ou APA e com finalidade de divulgação da produção acadêmico científico.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e suas propriedades foram removidas (menu arquivo/propriedades no MS Word). A Revista Conecta utiliza os arquivos Template "A" para manuscrito sem os dados dos autores e, Template "B" para o manuscrito com os dados dos autores." para gerar seu artigo?

Diretrizes para Autores

Antes da submissão, sugerimos que avaliem seu artigo por meio do check list abaixo, cujas respostas afirmativas ajudarão a obter maior chance de obter avaliação positiva.

  • O artigo traz uma contribuição positiva para o conhecimento na área?
  • O artigo tem referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos científicos de qualidade e, atuais?
  • O artigo tem referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos científicos internacionais?
  • O tema do artigo é atual?
  • O artigo tem referências adequadas ao objeto da pesquisa realizada?
  • O artigo segue as normas de editoração da Revista?
  • O artigo descreve adequadamente a metodologia seguida na pesquisa, os métodos qualitativos e/ou quantitativos utilizados?
  • O artigo tem os objetivos e as conclusões claramente apresentadas?
  • A qualidade da redação e sua conformidade gramatical foram detalhadamente verificadas e corrigidas?
  • O artigo possui no máximo 5 (cinco) autores?
  • O artigo é original e não foi publicado?
  • Serão aceitos somente trabalhos inéditos.

A estrutura do artigo deverá ser a seguinte:

  • título em português no início do trabalho, omitindo a identificação do(s) autor(es) e com no máximo 100 caracteres;
  • título em inglês com no máximo 100 caracteres;
  • resumo em português com cerca de 15 linhas ou até 250 palavras, sem parágrafos, contendo objetivo, método, resultados e conclusão do trabalho, assim como um mínimo de três e o máximo de cinco palavras-chave em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula e não por ponto final e, todos os resumos deverão ter a versão em inglês (abstractkeywords).
  • o corpo do texto deve se constituir de introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências, sendo elaborado em conformidade com normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou APA (American Psychology Association).

Condições de submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Ter feito uma revisão de português, garantindo uma redação adequada.
  2. O artigo deve ser original e inédito.
  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  4. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  5. O texto com espaçamento 1,5 entre linhas (antes e depois 0,0); emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos; deve ser formatado em papel A4; margens: superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm), direita (2 cm); alinhamento justificado, empregando editor de texto MS Word, versão 6 ou superior, fonte Times New Roman tamanho 12 e limite mínimo de 12 páginas e máximo de 25 páginas, incluindo quadros, tabelas, notas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, para avaliação por pares conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. No link diretrizes para submissão disponibilizamos o Template para submeter o artigo, de acordo com o modelo padrão da Revista Conecta. O Template “A” é o sem identificação dos autores. O Template “B” é o com identificação dos autores.
  8. Para o download do Template Clique no Template "A" e no Template "B"
  9. Estar de acordo com a Declaração de Direito Autoral da Revista Conecta.
  10. O artigo possui no máximo 5 (cinco) autores.
  11. O artigo não se encontra em processo de submissão e/ou avaliação em nenhuma outra revista.
  12. Nenhum dos autores possui artigo publicado na Revista Conecta no ano corrente, já que é permitido somente um artigo por ano publicado na mesma.
  13. Declaro que o presente manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Conecta, editada pelo Fatec Baixada Santista Rubens Lara, ele jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Fatec Baixada Santista Rubens Lara e, declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9610, de 19/02/98).
  14. No passo 4 da submissão (Incluir documento suplementar - Tempate "B"), enviar um arquivo em Word com as informações dos autores.
  15. Ainda no passo 4 da submissão (Incluir documento suplementar), enviar um arquivo em Word com as informações de autoria. O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores, no que se refere sobretudo à concepção do projeto de pesquisa, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica. A contribuição de cada um dos autores deve ser explicitada. Não se justifica a inclusão de nome de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima.
  16. A pesquisa envolvendo seres humanos, obrigatoriamente, deve esclarecer no corpo de trabalho atende às normas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde - CNS ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa. A pesquisa realizada no Brasil indica o número de aprovação emitido pelo Comitê de Ética, devidamente reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Além disso, a aprovação da prova pelo Comitê de Ética deve ser submetida como documento complementar no processo de submissão do manuscrito.
  17. Os artigos tem que ter pelo menos um professor com stricto sensu.
  18. Trabalhos de PTT (Produtos Técnicos e Tecnológicos), quando de graduandos devem ter o professor orientador.
  19. Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste site da revista serão usados exclusivamente para os propósitos declarados desta revista não serão disponibilizados para outros fins ou para terceiros.

A publicação dos artigos ou a avaliação não será remunerada para os autores ou avaliadores, sob nenhuma hipótese. Além disso, a Revista Conecta não cobra taxas de submissão, processamento e publicação de artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.