Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify

Estudantes de Ciência de Dados participam do Gaming Experience

Evento compõe programação do ChangeMaker Global

por Vanina Carrara Sigrist , em 10/06/2026 CD

 

Em 8/6/2026, alunos do curso de Tecnologia em Ciência de Dados da Fatec Rubens Lara participaram de atividades relacionadas ao projeto Changemaker Global – Your Access. A atividade resultou da participação da Profa. Dra. Denise Durante no curso Changemaker ODS: Capacitação Internacional para Docentes em Inglês, promovida pela Assessoria de Relações Internacionais (ArInter) do Centro Paula Souza em 2025.

 

A capacitação realizada pela professora teve como objetivo promover a formação de docentes das Etecs e Fatecs, de todas as áreas do conhecimento, no uso de metodologias ativas e trilhas formativas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com conteúdos e atividades integralmente em língua inglesa. 

 

A iniciativa busca integrar a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas ao cotidiano pedagógico das unidades de ensino, fortalecendo a internacionalização do Centro Paula Souza e preparando os(as) professores(as) para aplicarem práticas educacionais inovadoras e alinhadas aos desafios globais. Após o curso, a docente se comprometeu a aplicar os conhecimentos adquiridos com os(as) estudantes da Fatec Rubens Lara em 2026, como forma de multiplicação institucional dos resultados da capacitação.

 

Sendo assim, duas equipes de alunos de Ciência de Dados da unidade de ensino puderam ter acesso à plataforma de estudos, em inglês, do Changemaker Global da Access International School (centro autorizado Cambridge e associada à Rede PEA–Unesco), a qual conta com mais de 11 mil estudantes formados, conforme divulgado no site https://youraccess.online/ . O centro reúne expertise em ensino de idiomas, intercâmbios culturais, materiais didáticos, jogos online, consultoria bilíngue e parcerias internacionais, oferecendo assessoria e conteúdos para escolas, empresas e estudantes de todo o Brasil.

 

Na próxima etapa da capacitação, os estudantes de Ciência de Dados deverão submeter artigo e vídeo com apresentação de projetos relacionados aos ODS para finalização da formação e obtenção de certificado. Os alunos participantes são: Arthur Galvão Torres Venceslau, Diego De Farias Carazo Prieto, Gabrielle Lara Moricz De Souza, Giulia Dias Granado De Marques, Gustavo Nascimento Geminiano, Yuri Salgado Pinto Ribeiro e Robert Richard das Neves Correia Dos Santos. A aplicação da Game Session das equipes pôde ser realizada na sala do Centro de Línguas da Fatec da Baixada Santista Rubens Lara com todos os equipamentos necessários para a atividade síncrona presencial dos alunos.

 

Parabenizamos os estudantes pela excelente participação no projeto!