Área de atuação

Dando continuidade ao projeto de Sistemas de Informação com o recurso de Business Intelligence (BI) para análise e entendimento do perfil do aluno, evasão dos alunos, estágios oferecidos, deficiências do aprendizado e absorção do mercado de trabalho.

Justificativa

Atualmente a Fatec RL possui acesso a diversos sistemas com informações dos alunos que estudam nos cursos oferecidos, mas não dispõe de uma análise mais aprofundada e o cruzamento desses dados para identificar informações que possibilitem tomadas de decisões aos coordenadores e a própria Direção da Faculdade. Com base no sistema de BI Acadêmico, será possível: Identificar os motivos que levam a evasão, definição do perfil dos alunos ingressantes, empresas que oferecem oportunidades de estágio e empregos aos alunos formados, informações sobre empregabilidade dos formandos, avaliação das empresas em relação estagiários da fatec, gaps de aprendizado localizados durante o período de estágio tanto na visão do aluno quanto na visão da empresa e outros recursos de informação valiosos para tomadas de decisões estratégicas, na busca do aperfeiçoamento dos cursos da Fatec.

Objetivos

Na primeira fase do projeto foi mapeado as principais fontes de dados para compor o projeto. Extração, tratamento e carregamento em bases apropriadas das informações dos alunos de diversos sistemas da Fatec RL, criando um único banco de dados que será alimentada constantemente para suprir de informações os tomadores de decisão da instituição, oferecendo subsídios para entender os problemas e buscar soluções mais adequadas para cada situação.

Produto final

O produto final deste projeto é o desenvolvimento de um sistema de informação que terá rotinas de captura de dados de outros sistemas, tais como: Site da FatecRL, o WEBSAI e o SIGA, além do desenvolvimento de módulos para entrada de dados das ocorrências feitas na secretaria e / ou coordenação do curso, carregando um banco de dados para fazer análises e amarrações das informações dos alunos.