Programa de monitoria
É um programa que visa a melhoria do ensino e apoio aos alunos que tem dificuldade em matérias durante a graduação, visando melhor desempenho dos alunos, diminuição de reprovações e melhor aproveitamento através de grupos de estudos.
Quem pode dar monitoria?
A monitoria é exercida por estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação do CPS, sob a orientação e responsabilidade do docente da disciplina de participação. Para se inscrever, o estudante precisa ter sido aprovado na disciplina ao qual se candidatar.
Bolsa monitoria
O estudante monitor conta com uma bolsa monitoria, correspondente a 25% do valor da hora/aula paga aos professores na categoria Assistente I para cada hora de monitoria prevista.
O tempo dispensado para as atividades de monitoria será de no mínimo 4 e no máximo 8 horas semanais. As atividades devem ser realizadas em horário compatível com suas atividades acadêmicas, não podendo prejudicar seu desempenho escolar.
Monitor: obrigações
- Cumprir as tarefas estabelecidas pelo professor orientador;
- Estar presente às atividades de apoio extraclasse;
- Comunicar, com a antecedência mínima necessária, eventuais necessidades de faltas a plantões e outras atividades acordadas;
- Entregar relatório final sobre as atividades realizadas. A ausência não justificada a duas atividades consecutivas eliminará o monitor daquela disciplina no semestre em curso.
Não será permitida a substituição de monitores em disciplinas contempladas com bolsa de monitoria.
Docente: obrigações
- Propor projeto de monitoria às Coordenadorias de curso;
- Colaborar com a seleção dos monitores;
- Estabelecer cronograma de atividades do(s) monitor(es);
- Controlar a freqüência dos monitores selecionados;
- Entregar relatório sucinto contendo dados qualitativos e quantitativos da monitoria até quinze (15) dias após o seu término.