Facebook
Instagram
Twitter
Linkedin
Youtube
Spotify
  • IBM
  • Microsoft

IBM Academic Initiative

A IBM criou um programa chamado IBM Academic Initiative com objetivo de oferecer a alunos e professores tanto do ensino médio como do ensino superior a oportunidade de ter acesso a softwares da IBM. O Centro Paula Souza firmou uma parceria junto à IBM e faz parte desse comunidade acadêmica. Os alunos e professores deverão se cadastrar nesse programa e obterão uma senha de acesso aonde poderão baixar programas e apostilas para estudos. Para os professores, a IBM poderá oferecer cursos específicos de ferramentas que poderão ser utilizadas nas aulas.

Objetivo

O IBM Academic Initiative possibilita a formação de futuros profissionais e os mantêm atualizados sobre as mais novas tendências em hardware e software, com foco em padrões abertos. O aluno ou professor que se tornar membro desse programa gratuito terá os seguintes benefícios:

  • Acesso a licenças de softwares IBM para uso acadêmico em versão completa que nunca expiram
  • Acesso ao material didático oficial
  • Desconto em certificações IBM
  • Cadastro de currículo profissional para acesso da IBM e empresas do mercado
  • Acesso a um mainframe para seus cursos e pesquisas

Concurso de Mainframe

A IBM realiza anualmente o concurso de Mainframe que tem como objetivo contribuir para a formação profissional e estimular os estudantes que desejam ingressar na área de Tecnologia. É destinado a alunos maiores de 18 anos, matriculados em algum curso superior ou técnico reconhecido pelo MEC. Esse concurso não exige conhecimento técnico prévio na plataforma, apenas que os candidatos tenham disponível um computador com acesso à Internet. É permitido ao participante indicar um professor para acompanhá-lo nas atividades que deverá estar inscrito no IBM Academic Initiative. Os professores cadastrados terão vantagens como acesso a produtos e recursos IBM sem nenhum custo para disponibilizar para seus alunos.

Através desse convênio já realizamos visitas a IBM de Hortolândia e a IBM Sumaré e através de uma seleção realizada na última visita sete alunos do segundo ciclo de ADS foram contratados como estagiários na IBM no ano de 2012. Professores Envolvidos: Profº Dr. Jamir Mendes Monteiro(também Representante da Fatec no Conselho Técnico da Fundação do Parque Tecnológico e vice membro do Conselho de Administração da Fundação).

Microsoft Imagine

Experimente o Imagine para alunos, educadores e instituições acadêmicas

Objetivo

Imagine é um programa da Microsoft que dá suporte a educação técnica fornecendo acesso a software da Microsoft para fins de aprendizado, ensino e pesquisa.

  • O Imagine é simples: ele se destina a dar a alunos ferramentas de designer e de desenvolvedor de nível profissional da Microsoft sem custo.
  • O Imagine ajuda a educadores a ensinarem as tecnologias mais recentes e experimentarem em pesquisas.
  • O Imagine também é uma assinatura para instituições acadêmicas.

Como participar?

Como associado, os alunos e professores recebem um e-mail institucional que dá acesso ao programa Imagine, que inclui a plataforma Microsoft, servidores e ferramentas de desenvolvimento. Todo o conjunto de software pode ser instalado nas máquinas pessoais dos alunos e professores, desde que usados exclusivamente para fins educacionais e de pesquisa. O software não poderá ser usado para operar a infraestrutura da unidade escolar e nem os laboratórios da instituição de ensino. Adicionalmente, à este projeto, as unidades de ensino recebem um acesso diferente do acesso dos alunos e professores para a instalação dos produtos de desenvolvimento da Microsoft exclusivo para os laboratórios de informática, sem limite de quantidade. O software não poderá ser usado para operar a infraestrutura administrativa da unidade escolar.

GitHub Student Developer Pack

O GitHub Student Developer Pack reúne um grande conjunto de ferramentas e serviços gratuitos para alunos! Adquira uma conta premium com repositórios privados no GitHub sem custo. Obtenha seu próprio nome de domínio com o SSL e explore o crowdsourcing, os serviços de email e muito mais. Obtenha seu GitHub Student Developer Pack hoje mesmo!

Obtenha seu pacote neste link: Github Student Developer

Problemas com o E-mail institucional

Para recuperar a senha do seu e-mail, ou solicitar um e-mail institucional, envie um e-mail para ayrton.coelho@fatec.sp.gov.br contendo as seguintes informações: Nome completo, CPF, e-mail pessoal para contato, curso e ciclo atual.