Estratégias competitivas de uma indústria brasileira de porte médio que agregam valor aos seus clientes: uma análise através do modelo CAC

Autores

Palavras-chave:

Micro e pequenas empresas; estratégias competitivas; modelo campos e armas da competição.

Resumo

O objetivo deste documento é apresentar os resultados de uma pesquisa numa empresa industrial localizada no sudeste do País, visando identificar as estratégias competitivas adotadas pelos seus dirigentes e verificar quais estratégias está proporcionando vantagem competitiva para esse modelo de negócio. Esta empresa é fabricante há 60 anos componentes para máquinas e equipamentos industriais, e confere um índice de 99% de satisfação dos seus clientes, pesquisa realizada a cada dois anos de acordo com exigência da ISO 9001. O mais intrigante é que tem enfrentado a entrada de produtos chineses que tem preços muito baixos. Porém, e acima de tudo, consegue manter-se competitiva com uma linha de produtos única, mas de alta qualidade e com preços mais elevados da categoria, através de vendas para distribuidores. Para tanto se utilizou o modelo proposto por Contador (2008) Campos e Armas da Competição (CAC) na classificação das escolhas estratégicas reportadas pelos respondentes e os dados permitiram verificar a ocorrência das estratégias.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

ALMEIDA, S. de S. Estratégias competitivas de uma indústria brasileira de porte médio que agregam valor aos seus clientes: uma análise através do modelo CAC. Revista Conecta, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 1, p. 20–41, 2022. Disponível em: https://fatecrl.edu.br/revistaconecta/index.php/rc/article/view/34. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos