Modelo de gestão de MPEno ramo de serviços
Palavras-chave:
Modelo de gestão, Micro e Pequenas Empresas, ServiçosResumo
O objetivo deste trabalho foi utilizar instrumentos de gestão consolidados e normatizados para o gerenciamento de micro e pequenas empresas (MPE) de acordo a natureza de sua atividade. Buscou-se identificar indicadores de gestão da gestão comuns para empresas de mesmo segmento que possam ser aplicados rotineiramente na gestão diária das mesmas, permitindo a comparação destas, com seu resultado passado vizando definir desafios futuros e também com empresas de um mesmo segmento (cluster) para que sejam avaliadas suas performances versus a realidade do mercado. O método foi um estudo de caso em uma MPE da região de Campinas. O estudo apresentou resultados e indicadores importantes para as MPE.
Downloads
Referências
DE ALMEIDA, F. M.; SEDIYAMA, G. A. S.; SANTIAGO, F. A. A contribuição do empreendedorismo para o crescimento econômico dos estados brasileiros. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 3, p. 466-494, 2017.
LONGENECKER C. e NEUBERT, M.J. Causes and consequences of managerial failure in rapidly changing organizations. Business Horizons. v.50, n. 2, pg. 145-155. 2007.
KARKACHE, S. Direito Tributário. Editora Elsevier. 2009.
SANTOS, H.P.; FONTANELI, R.S.; TOMM, G.O. Efeito de sistemas de produção de grãos e de pastagens sob plantio direto sobre o nível de fertilidade do solo após cinco anos. Revista Brasileira de Ciência de Solo, v.25, p.645-653, 2011.
SEBRAE. Participação das Micros e Pequenas Empresas na economia brasileira. 2014.
SEBRAE. Relatório de Gestão do Exercício anual. 2015
PUGA, F. P. Experiências de apoio às micro, pequenas e médias empresas nos Estados Unidos, na Itália e em Taiwan. BNDES. 2000.
TACHIZAWA, T. - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 9ª. edição, revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2022.
TACHIZAWA, T. - Organizações não governamentais eTerceiro setor: criação de ONGs e estratégias de atuação. São Paulo: Atlas, 2020.
TACHIZAWA, T. - Gestão de negócios: visões e dimensões empresariais da organização. Edição, revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2011.
TACHIZAWA, T. e REZENDE, W. – Estratégia empresarial tendências e desafios: um enfoque na realidade brasileira. São Paulo. Editora Makron books, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Conecta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Conecta e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.