Modelo de gestão de MPEno ramo de serviços

Autores

  • Takeshy Tachizawa Faculdade Campo Limpo Paulista/SP

Palavras-chave:

Modelo de gestão, Micro e Pequenas Empresas, Serviços

Resumo

O objetivo deste trabalho foi utilizar instrumentos de gestão consolidados e normatizados para o gerenciamento de micro e pequenas empresas (MPE) de acordo a natureza de sua atividade. Buscou-se identificar indicadores de gestão da gestão comuns para empresas de mesmo segmento que possam ser aplicados rotineiramente na gestão diária das mesmas, permitindo a comparação destas, com seu resultado passado vizando definir desafios futuros e também com empresas de um mesmo segmento (cluster) para que sejam avaliadas suas performances versus a realidade do mercado. O método foi um estudo de caso em uma MPE da região de Campinas. O estudo apresentou resultados e indicadores importantes para as MPE.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Takeshy Tachizawa, Faculdade Campo Limpo Paulista/SP

 

 

Referências

DE ALMEIDA, F. M.; SEDIYAMA, G. A. S.; SANTIAGO, F. A. A contribuição do empreendedorismo para o crescimento econômico dos estados brasileiros. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 3, p. 466-494, 2017.

LONGENECKER C. e NEUBERT, M.J. Causes and consequences of managerial failure in rapidly changing organizations. Business Horizons. v.50, n. 2, pg. 145-155. 2007.

KARKACHE, S. Direito Tributário. Editora Elsevier. 2009.

SANTOS, H.P.; FONTANELI, R.S.; TOMM, G.O. Efeito de sistemas de produção de grãos e de pastagens sob plantio direto sobre o nível de fertilidade do solo após cinco anos. Revista Brasileira de Ciência de Solo, v.25, p.645-653, 2011.

SEBRAE. Participação das Micros e Pequenas Empresas na economia brasileira. 2014.

SEBRAE. Relatório de Gestão do Exercício anual. 2015

PUGA, F. P. Experiências de apoio às micro, pequenas e médias empresas nos Estados Unidos, na Itália e em Taiwan. BNDES. 2000.

TACHIZAWA, T. - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 9ª. edição, revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2022.

TACHIZAWA, T. - Organizações não governamentais eTerceiro setor: criação de ONGs e estratégias de atuação. São Paulo: Atlas, 2020.

TACHIZAWA, T. - Gestão de negócios: visões e dimensões empresariais da organização. Edição, revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2011.

TACHIZAWA, T. e REZENDE, W. – Estratégia empresarial tendências e desafios: um enfoque na realidade brasileira. São Paulo. Editora Makron books, 2001.

Downloads

Publicado

2024-04-03

Como Citar

TACHIZAWA, T. Modelo de gestão de MPEno ramo de serviços. Revista Conecta, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 3, p. 34–48, 2024. Disponível em: https://fatecrl.edu.br/revistaconecta/index.php/rc/article/view/223. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos