Reflexões e perspectivas sobre a relevância do planejamento e controle da produção na área da logística: estudo de caso em uma indústria de peças automotivas na cidade de Barueri
Palabras clave:
Planejamento e Controle da Produção (PCP), lead-time, otimização de processos, logísticaResumen
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma ferramenta que exerce influência direta na logística das organizações, sendo responsável por programar a produção conforme as solicitações comerciais. O presente artigo tem por objetivo analisar sobre a relevância do Planejamento e Controle de Produção (PCP) em uma indústria de peças automotivas na cidade de Barueri/SP. Utilizou-se uma metodologia indutiva, com abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e uma pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam a importância do PCP não apenas para o controle da produção, mas também para questões financeiras, visto que este departamento pode otimizar o abastecimento da cadeia de suprimentos, podendo trazer redução de custos e desperdícios de materiais.
Descargas
Citas
Porto Alegre, Bookman, 2008.
CARDOSO, W. Planejamento e Controle da Produção (PCP): a teoria na prática, 1ª ed. São Paulo: Blucher, 2021.
CARVALHO, J. M., História da sustentabilidade e sua importância nas escolas. Rio de Janeiro, 2013.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Penso, 2008. Tradução de Joice Elias Costa.
FERREIRA, L. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2002.
GRAZIANI, A. Gestão de Estoque e Movimentação de Materiais. Universidade do Sul de Santa Catarina. Palhoça, 2013.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.
LUSTOSA, L.; MESQUITA, M.; QUELHAS, O.; OLIVEIRA, R. Planejamento e controle da produção, 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2008.
MARTINS, P. G.; ALT, P. R. C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. Rev. e atualizada.
MIHAILOVA, I. Sustentabilidade: evolução dos conceitos Teóricos e os problemas da mensuração prática. Revista Economia e Desenvolvimento, no 16. Rio grande do Sul, 2004.
MAGALHAES, L. Sustentabilidade. IFSC. Santa Catarina, 2019.
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: estratégia, avaliação e operação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 424 p.
NASCIMENTO. F. P; SOUZA, F. L. L. Metodologia da Pesquisa Científica - Teoria e Prática. Brasília: Thesaurus, 2015.
STRAUSS. A; CORBIN. J. Basics of qualitative research: grounded theory procedures and techniques. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1998.
TADEU, H.F.B. Gestão de estoques: Fundamentos, modelos matemáticos e melhores práticas aplicadas. São Paulo: Cengage, 2011.
TUBINO, D. F. Planejamento e controle da Produção: teoria e prática. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2007.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Conecta

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Conecta e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.