Simulação aplicada a gestão de filas para vendas de bilhetes em uma estação de trem

Autores

  • Matheus Amaral De Oliveira IFSP-Campus Suzano
  • Romilton Santos Guerra Junior IFSP-Campus Suzano
  • Romilton Santos Guerra Junior IFSP-Campus Suzano
  • Guilherme Dias Lima IFSP-Campus Suzano
  • Adriano Maniçoba Da Silva IFSP-Campus Suzano https://orcid.org/0000-0002-0094-404X

Palavras-chave:

simulação, filas, estação de trem

Resumo

A tomada de decisão baseada em análise de dados é fundamental para uma gestão assertiva. Para esse fim, neste trabalho foi realizada a análise de dados por meio de simulação com o objetivo de auxiliar na administração, prever necessidades, entender a variação de demanda existente e promover melhorias. Foi feito um estudo na estação de trem de Suzano, localizada em São Paulo - Brasil, utilizando-se de uma metodologia quantitativa, obtendo os dados no horário de maior movimentação na estação, contabilizando o tempo de chegada entre os usuários e o seu tempo de atendimento na bilheteria. Um objetivo secundário pode ser definido como a identificação das necessidades dos funcionários para atender a demanda, e assim sendo, estabelecendo parâmetros para a identificação de eventuais gargalos que possam surgir. Por fim, um novo cenário ideal foi criado para que atendesse a todas as necessidades de forma mais clara e eficiente, uma vez que com o aumento de funcionários trabalhando (3 atendentes normais e 1 preferencial), o tempo total diminuiu 9% e o tamanho da fila normal houve uma redução de 78% em relação ao cenário atual, assim como mostra o estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Eduardo Leopoldino de. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisão. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

ANDRADE, Eduardo Leopoldino de. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

CHWIF, Leonardo; MEDINA, Afonso C. Modelagem e simulação de eventos discretos: teoria & aplicações. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

FREITAS FILHO, Paulo José de. Introdução à modelagem e simulação de sistemas: com aplicações em Arena. 2. ed. rev. atual. Florianópolis: Visual Books, 2008.

MOREIRA, Daniel Augusto. Pesquisa operacional: curso introdutório. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

PRADO, Darci. Teoria das filas e da simulação. 5. ed. Belo Horizonte: Falconi, 2014.

PRADO, Darci. Teoria das filas e da simulação. 6. ed. Nova Lima: Falconi, 2017.

TAHA, Hamdy A. Pesquisa operacional. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. A. .; GUERRA JUNIOR, R. S. .; GUERRA JUNIOR, R. S. .; GUILHERME DIAS LIMA; DA SILVA, A. M. . Simulação aplicada a gestão de filas para vendas de bilhetes em uma estação de trem. Revista Conecta, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 1, p. 36–45, 2023. Disponível em: https://fatecrl.edu.br/revistaconecta/index.php/rc/article/view/161. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos